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http://ri.ufmt.br/handle/1/2237
Tipo documento: | Tese |
Título: | Desenvolvimento profissional de professores iniciantes : narrativas de experiências no contexto da escola pública |
Autor(es): | Aimi, Deusodete Rita da Silva |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Anunciato, Rosa Maria Moraes |
Membro da Banca: | Mariani, Fábio |
Resumo : | Esta tese é fruto de uma investigação realizada na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e que tem como questão central: Como professores em início da docência vão construindo o desenvolvimento profissional frente às tensões experienciadas no contexto da escola pública? O objetivo principal encontra-se em compreender, por meio das narrativas, como os professores iniciantes vão produzindo sentidos, se apropriando e compartilhando significados sobre as experiências da docência. A realização desta investigação pautou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa narrativa proposta por Connelly e Clandinin. A pesquisa envolveu três escolas públicas, junto a quatro participantes, sendo todos professores egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso que iniciaram sua atuação após realizarem um concurso e serem efetivados como professores dos anos iniciais no município de Cuiabá MT. As reflexões sobre formação de professores contaram com as contribuições de Mizukami, Nóvoa, Contreras, Shulman, Marcelo Garcia, Day e Dewey. O período de construção das narrativas no contexto de atuação dos professores teve início em março de 2017 e encerrou-se em dezembro de 2018. Para a composição dos textos de campo que, tomados em seu conjunto, compõem a narrativa de cada participante, foram utilizados: entrevista narrativa; memorial construído no curso de graduação, conversas informais, textos e áudios produzidos e enviados a partir da plataforma WhatsApp e outros textos produzidos pelos professores: os textos publicados em blog, caderno de registro e notas de campo da pesquisadora. A composição dos sentidos construídos com os participantes foi organizada em dois eixos temáticos: Tensões experienciadas no contexto da escola, sistematizado a partir das reflexões sobre: Espaço físico; solidão e outros sentimentos; ambiente hostil; indisciplina; falta de apoio e acompanhamento e dificuldades ao trabalhar com os alunos público alvo da educação especial; e Aprendizagens significadas no processo de desenvolvimento profissional, organizado a partir dos das reflexões sobre: formação inicial; necessidades formativas; planejamento; construção do conhecimento pedagógico do conteúdo; reflexão; formas de registro; desenvolvimento da autonomia e investimento no próprio desenvolvimento profissional. As análises destacaram um contínuo e desafiador processo complexo de tornar-se professor no contexto da escola pública, dialogando com as questões formativas, ainda recentes, vivenciadas na transição entre deixar de ser alunos no curso de Licenciatura em Pedagogia para tornarem-se professores. A pesquisa possibilitou, a aproximação das tensões e aprendizagens experienciadas por estes, evidenciando que o professor iniciante tem muito a dizer sobre o seu processo de desenvolvimento profissional, principalmente sobre os sentimentos de insegurança, solidão e hostilidade vivenciados no ambiente de trabalho. Foi possível ainda perceber que a escola não tem se ancorado em uma prática pedagógica dialógica e relacional para que estes profissionais se sintam acolhidos durante o período de entrada na escola, fazendo com que estes momentos sejam vivenciados de modo intenso e carregado de insegurança. Mas mesmo diante deste cenário é possível concluir que estes professores aprenderam muito uns com os outros e essas são aprendizagens que, geradas em situações conflituosas, vão provocar outras experiências futuras e assim vão aumentando o repertório de conhecimentos que estes professores vão, a exemplo do que nos aponta Shulman, amalgamando durante os primeiros anos de profissão. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis is the result of a research carried out in the line of research School Organization, Training and Pedagogical Practices of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Mato Grosso and it has as its central theme the learning experiences of beginner educators in the context of public schools. The research involved three public schools, together with four participants, who were teachers egressed from the course of pedagogy of the Federal University of Mato Grosso that began their work after passing a public service exam and hired permanently as teachers of the initial years in the municipality of Cuiabá/MT. It has as main objective: to understand, through narratives, how beginner teachers produce meanings, appropriating and sharing meanings about the experiences of teaching. This investigation was based on the theoretical assumptions of narrative research. The period of construction of narratives in the context of teachers' work began in March 2017 and ended in December 2018. For the composition of the field texts, which taken together make up the narrative of each participant, it was used: narrative interview; memorial built in the undergraduate course, informal conversations, texts and audios produced and sent from the platform WhatsApp and other texts produced by teachers, such as: texts published in blog, logbook and field notes of the researcher. Concerning the construction of the field texts and, consequently, the research text, its organization was thought from the methodological guidelines considering three aspects related to the narrative research method: 1) theoretical considerations; 2) practical considerations and oriented to the field text; e) 3 analytic-interpretative considerations, at the time of transition of field texts. The composition of the meanings built with the participants was organized in two thematic axes: Tensions experienced in the context of the school, systematized from the themes: physical space, loneliness and other feelings; hostile environment; indiscipline; lack of support and monitoring and difficulties when working with students target public of the special education; and learning meant in the process of professional development, organized based on the following themes: initial training; training needs; planning; construction of pedagogical knowledge of content; reflection; forms of record; development of autonomy and investment in professional development itself. The analyses highlighted a continuous and challenging complex process of becoming a teacher in the context of the public school, dialoguing with the formative issues, still recent, in the transition between ceasing to be Pedagogy students to become teachers. The research allowed, above all, seeing closely the tensions and learnings experienced by them, showing that the beginner teacher has much to say about his professional development process. |
Palavra-chave: | Desenvolvimento docente Pesquisa narrativa Professor iniciante Escola pública Experiências |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher professional development Narrative research Beginner teacher Public school Experiences |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | AIMI, Deusodete Rita da Silva. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes: narrativas de experiências no contexto da escola pública. 2019. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2237 |
Data defesa documento: | 11-Dec-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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