Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2246
Tipo documento: Tese
Título: A’uwẽ höimanadzé : práticas de resistência na produção audiovisual Xavante
Autor(es): Costa, Gilson Moraes da
Orientador(a): Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Barros, Moacir Francisco de Sant'Ana
Membro da Banca: Delgado, Paulo Sergio
Membro da Banca: Jesus, Naine Terena de
Membro da Banca: Graham, Laura Rea
Resumo : A popularização e o acesso a novos mecanismos de comunicabilidade, somados às reivindicações de setores da sociedade civil por modelos democráticos de comunicação, possibilitaram que um crescente número de indivíduos e coletivos pudessem produzir, trocar e disseminar conteúdos fazendo uso de diferentes tecnologias. Neste cenário, as produções audiovisuais que, até meados da década de 1970, eram majoritariamente realizadas por grandes agentes e instituições (emissoras estatais e privadas, estúdios de cinema e grandes produtoras) passam a ganhar espaço em setores alternativos e populares. Em um contexto de articulação dos Povos indígenas no Brasil, a apropriação dos meios de comunicação, sobretudo os de produção audiovisual, estabelece canais expressivos para a autodeterminação e autorrepresentação se afirmando como recurso relevante na paisagem das disputas políticas, objetando um regime de visibilidade imposto por uma lógica colonialista. Nesta pesquisa, buscamos evidenciar como grupos Xavante têm adotado diferentes práticas de resistência em distintos períodos históricos, assinalando um panorama analítico desde o processo de aproximação com a sociedade envolvente até os tempos contemporâneos. Argumentamos que, se em um primeiro momento, o isolamento e a postura aguerrida foram estratégias da etnia enquanto forma de luta direta contra a expropriação dos seus territórios, após o contato, ocorrido por volta do ano de 1947, as articulações na esfera da cultura se configuram como subterfúgios importantes no processo contínuo de resistência e luta pela aquisição e garantia de direitos. Partindo de uma proposta analítica interdisciplinar, bem como das experiências etnográficas vivenciadas na pesquisa, demonstramos que o audiovisual, produzido por pessoas e coletivos xavante no âmbito de diferentes parcerias, tem ocupado papel relevante no campo da “política de identidade” (GRAHAM, 2005) da etnia. O corpus desta pesquisa é constituído, em parte, por documentários produzidos por realizadores das terras indígenas São Marcos, Sangradouro e Pimentel Barbosa, todas inseridas no estado de Mato Grosso. Identificamos nestas iniciativas um cinema que transborda a constituição mesma da imagem, cuja representação simbólica, cultural e política estão além dos limites do quadro fílmico. Considerando as análises aqui empreendidas, é possível ponderar que o olhar construído com a câmera pelos cineastas xavante assume singularidade capaz de produzir narrativas que escapam à normatização do regime de verdade documental moderno, proporcionando vigoroso meio para a afirmação cultural, para a sociabilidade comunitária, para a valorização da identidade étnica e como instrumento que expande as possibilidades das diferentes lutas e desafios enfrentados por grupos Xavante na relação com a sociedade envolvente.
Resumo em lingua estrangeira: Popularization and access to new communicability mechanisms added to the pressure of sectors of civil society by democratic models of communication enabled a growing number of individuals and collectives to produce exchange and disseminate content making use of different technologies. In this scenario, audiovisual productions that, until the mid-1970s, were mostly carried out by large agents and institutions (state and private broadcasters, film studios and large producers) began to gain space in sectors alternative and popular. In a context of articulation of Indigenous Peoples in Brazil, the appropriation of the media, especially those of audiovisual production, establishes expressive channels for self-determination and selfrepresentation affirming itself as a relevant resource in the landscape of political disputes and objecting to a regime of visibility imposed by a colonialist logic. In this research, we seek to evidence how Xavante groups have adopted different resistance practices in different historical periods, signaling an analytical panorama from the process of contact with the surrounding society to contemporary times. We argue that, if at first, isolation and embattled posture were strategies of ethnicity as a form of direct struggle against the expropriation of their territories, after contact, occurred around 1947, the articulations in the sphere of culture are configured as important subterfuge in the continuous process of resistance and struggle for the acquisition and guarantee of rights. Starting from an interdisciplinary analytical proposal, as well as the ethnographic experiences experienced in the research, we demonstrated that audiovisual, produced by people and collectives xavante in the context of different partnerships, has occupied a relevant role in the field of "identity politics" (GRAHAM, 2005) of ethnicity. The corpus of this research consists, in part, by documentaries produced by filmmakers from the indigenous lands São Marcos, Sangradouro and Pimentel Barbosa, all inserted in the state of Mato Grosso. We identify in these initiatives a cinema that overflows the very constitution of the image, whose symbolic, cultural and political representation are beyond the limits of the film framework. Considering the analyses undertaken here, it is possible to consider that the look built with the camera by the xavante filmmakers assumes uniqueness capable of producing narratives that escape the standardization of the modern documentary truth regime, providing vigorous means for cultural affirmation, community sociability, for the valorization of ethnic identity and as an instrument that expands the possibilities of the different struggles and challenges faced by Xavante groups in the relationship with society Surrounding.
Palavra-chave: Audiovisual
Cinema indígena
Colonialismo
Identidade étnica
Povo Xavante
Palavra-chave em lingua estrangeira: Audiovisual
Indian cinema
Colonialism
Ethnic identity
People Xavante
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: COSTA, Gilson Moraes da. A’uwẽ höimanadzé: práticas de resistência na produção audiovisual Xavante. 2019. 258 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2246
Data defesa documento: 20-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

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