Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomez, Luis Paoli Schiffino-
dc.date.accessioned2021-01-19T14:06:20Z-
dc.date.available2015-10-02-
dc.date.available2021-01-19T14:06:20Z-
dc.date.issued2015-09-04-
dc.identifier.citationGOMEZ, Luis Paoli Schiffino. Proposta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de Matemática voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2281-
dc.description.abstractThis work has as main objective to show that it is still possible to innovate in mathematics education supported by technology, focusing on the content required in Enem (National Secondary Education Examination). We aim to achieve this by performing two essential actions, the first of which is to check proposals for two of the main Virtual Learning Environments (VLE) already available - KhanAcademy Brasil (KhanAcademy) and the Portal da Matem´atica (OBMEP) - and the second, it is planning a model of VLE, called AEMAT, under a didactic proposal that uses the issues of ENEM own (or similar) as conducting the teaching-learning process. Having the internet as a link between knowledge and the student, unique tool in that sense, the intention is to provide users with a different and interactive way of acquisition of mathematical knowledge, without formalism of hype, but with the necessary rigor and also offer them, from a scoring system itself, monitoring of their learning. The basic ideas here will be exposed, and describes the elements and characteristics that make up the architecture behind the technology that will give ”life”to AEMAT project.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-10-22T22:23:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Luis Paoli Schiffino Gomez.pdf: 3008165 bytes, checksum: f0b757bb48636c11bd0c4a5d610d0a41 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-01-19T14:06:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Luis Paoli Schiffino Gomez.pdf: 3008165 bytes, checksum: f0b757bb48636c11bd0c4a5d610d0a41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-19T14:06:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Luis Paoli Schiffino Gomez.pdf: 3008165 bytes, checksum: f0b757bb48636c11bd0c4a5d610d0a41 (MD5) Previous issue date: 2015-09-04en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de Matemática voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keyword.pt_BR
dc.subject.keyword.pt_BR
dc.contributor.advisor1Krindges, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee1Krindges, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853pt_BR
dc.contributor.referee2Cecconello, Moiseis dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123774037351137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3906033926832758pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal mostrar que ainda é possível inovar no ensino de matemática apoiado por tecnologias, tendo como foco os conteúdos exigidos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Visamos alcançar tal objetivo executando duas ações essenciais, sendo que a primeira consiste em verificar as propostas de dois dos principais Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) já disponíveis - KhanAcademy Brasil (KhanAcademy) e o Portal da Matemática (OBMEP) - e a segunda, trata-se do planejamento de um modelo de AVA, denominado AEMAT, sob uma proposta didática que utiliza as questões do próprio ENEM (ou similares) como condutoras do processo ensino-prendizagem. Tendo a internet como elo de ligação entre o conhecimento e o estudante, ferramenta sem igual nesse sentido, a intensão é proporcionar aos usuários uma forma diferente porém e interativa de aquisição do saber matemático, sem exageros de formalismo, com o rigor necessário e, também, oferecer-lhes, a partir de um sistema próprio de pontuação, o acompanhamento de seu aprendizado. Aqui serão expostas as ideias básicas, além de descrever os elementos e as características que compõem a arquitetura por trás da tecnologia que dará ”vida” ao projeto AEMAT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Luis Paoli Schiffino Gomez.pdf2.94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.