Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2296
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Construção de um roteiro de apoio às aulas de eletricidade usando conceitos de economia doméstica de energia elétrica : configuração de um material potencialmente significativo |
Autor(es): | Barbosa, Paulo Mendes |
Orientador(a): | Fuzari Junior, Gilberto de Campos |
Membro da Banca: | Fuzari Junior, Gilberto de Campos |
Membro da Banca: | Silva, Cícero Rafael Cena da |
Membro da Banca: | Moraes, Arian Paulo de Almeida |
Resumo : | Este trabalho configura a construção de um roteiro de apoio às aulas de eletricidade, usando conceitos de economia doméstica de energia elétrica, buscando introduzir conceitos de eletricidade mais próximos da realidade dos alunos. A conta doméstica de energia elétrica foi utilizada como âncora, por meio das unidades de medida, gráficos de consumo médio comparativos de barras, os preços estabelecidos por faixas de consumo e o sistema de bandeiras que passou a vigorar a partir de 2015, para inserir outros conceitos de eletricidade, tais como: energia elétrica, diferença de potencial, carga elétrica, força elétrica e campo elétrico, sem restringir o uso da linguagem matemática. Paralelamente, trabalhou-se com as formas de geração de energia elétrica, as políticas energéticas e as principais fontes de energia no país e no mundo e impactos para a geração e distribuição. Essa proposta pedagógica de trabalho, considerou as condições necessárias para que ocorra aprendizagem significativa, privilegiando e explorando conceitos prévios. Por considerar que os alunos aprendem de maneiras diferentes, sendo indivíduo ímpar, exploramos os diferentes tipos de inteligências e competências (habilidades somadas a talentos), consolidados nas inteligências múltiplas. Essa sequência didática, configurou-se em um minicurso com 20 horas-aulas, no qual utilizou-se recursos didáticos e pedagógicos contextualizados com a realidade atual, tais como: (re) produção de experimentos, tanto em laboratório virtual (simuladores), quanto em laboratório didático – experimentos simples de baixo custo e resolução de situações problemas. Analisando o trabalho de forma geral, por meio de notas de aulas, situações problemas, questionários (antes, ao longo e posteriormente ao minicurso), mapas conceituais e intervenções, foi possível observar algumas mudanças na forma de os alunos expressarem conceitos físicos relacionados à eletricidade, em discursos mais amarrados com sua vida cotidiana. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper configures the construction of a support guide to electricity classes, using domestic economy concepts of electric power, trying to introduce electricity concepts nearest from the reality of students. The domestic electricity account was used as an anchor through measurement units, comparative bars charts of average consumption, the prices established by consumer groups and the flag system that took effect in 2015, to insert other electricity concepts, such as electric power, potential difference, electric charge, electric force and electric field, without restricting the use of mathematical language. At the same time, forms of electric power generation were worked, as well as the main sources in the country and in the world, and energy policies aimed at saving electricity in a sustainable way of life on our planet. This pedagogical work proposal considered the necessary conditions for meaningful learning to occur, emphasizing and exploring previous concepts. Considering that students learn in different ways, and each of them is unique and individual, the different types of intelligences and skills (skills added to talent), consolidated in multiple intelligences, were explored. This teaching sequence was configured in a 20-hour course, in which teaching and learning resources contextualized with the current reality were used, such as: (re)production of experiments both in virtual lab (simulators) and in teaching laboratory - simple inexpensive experiments and resolution of problem situations. In analysis and final considerations, obtained by classes notes, problem situations and questionnaires (before, during and after the course), concept maps, some changes were observed in the way students express physical concepts related to electricity, in speeches linked to their everyday life. |
Palavra-chave: | Eletricidade Recursos didáticos Aprendizagem significativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Electricity Teaching resources Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | BARBOSA, Paulo Mendes. Construção de um roteiro de apoio às aulas de eletricidade usando conceitos de economia doméstica de energia elétrica: configuração de um material potencialmente significativo. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2296 |
Data defesa documento: | 7-Dec-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Paulo Mendes Barbosa.pdf | 7.57 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.