Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJreige, Ricardo Elias-
dc.date.accessioned2021-01-28T16:38:20Z-
dc.date.available2015-10-03-
dc.date.available2021-01-28T16:38:20Z-
dc.date.issued2015-09-14-
dc.identifier.citationJREIGE, Ricardo Elias, A resolução de problemas aplicada à modelagem de áreas e volumes dos poliedros de Platão. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2303-
dc.description.abstractThis work aims to show the importance of using the heuristic method or Polya method as an e ective methodology in mathematics education. This will be applied in the construction of mathematical models able to calculate the area and volume of the ve regular convex polyhedra. The historical context of the content to be applied in the classroom is crucial for the student to understand mathematical relationships to be built. So, we tried to make a brief comment about the history of polyhedra, highlighting some relevant de nitions and theorems in the study of these solids. However, the main focus of this work is the method of problem solving or heuristic method and its contribution to the teaching of mathematics, highlighting the peculiarity of its stages. This methodology will be analyzed in various activities in order to show how the teacher should develop them under this algorithm. The aim is also to make a brief approach about modeling in mathematics and its importance in the construction of mathematical concepts. In addition to showing the results and analysis using the heuristic method in certain problems posed to students of the 3rd year of high school, which show the relevance of this method as favorable approach to solving mathematical problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-10-29T22:48:34Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ricardo Elias Jreige.pdf: 11138470 bytes, checksum: 0683056fe897eacf837f209a6c21496e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-01-28T16:38:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ricardo Elias Jreige.pdf: 11138470 bytes, checksum: 0683056fe897eacf837f209a6c21496e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-28T16:38:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Ricardo Elias Jreige.pdf: 11138470 bytes, checksum: 0683056fe897eacf837f209a6c21496e (MD5) Previous issue date: 2015-09-14en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA resolução de problemas aplicada à modelagem de áreas e volumes dos poliedros de Platãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.subject.keywordMetodologiapt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordModelagempt_BR
dc.subject.keywordPoliedros de platãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Carlos Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Carlos Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/74450801039638066pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniel da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520357439188664pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022714107739174pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende mostrar a importância de se utilizar o método heurístico ou método de Polya como metodologia e ciente no ensino da matemática. Esta será aplicada na construção de modelos matemáticos capazes de calcular a área e o volume dos cinco poliedros convexos regulares. O contexto histórico do conteúdo a ser aplicado na sala de aula é fundamental para que o aluno entenda as relações matemáticas que serão construídas. Assim, procurou-se fazer um breve comentário acerca da história dos poliedros, ressaltando algumas de nições e teoremas relevantes no estudo destes sólidos. No entanto, o foco principal deste trabalho é o método de resolução de problemas ou método heurístico e sua contribuição para o ensino da matemática, destacando a particularidade de suas etapas. Esta metodologia será analisada em diversas atividades, a m de mostrar como o professor deve desenvolvê-las segundo este algoritmo. Pretende-se ainda fazer uma abordagem sucinta acerca da modelagem na matemática e sua importância na construção de conceitos matemáticos. Além de mostrar os resultados e análises da utilização do método heurístico em alguns problemas propostos para os alunos do 3o ano do Ensino Médio, que mostrarão a relevância deste método como metodologia favorável à resolução de problemas matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Troubleshootingpt_BR
dc.subject.keyword2Methodologypt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Modelingpt_BR
dc.subject.keyword2Polyhedra of platopt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Marcelo Almeida de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343419041226215pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Ricardo Elias Jreige.pdf10.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.