Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2326
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação ambiental e gestão de recursos hídricos : percepção de comunidades escolares da margem da bacia hidrográfica do Rio Cuiabá, Várzea Grande - MT
Autor(es): Macanham, Deise Cristina
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Coorientador: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Pacheco, Zaryf Araji Dahroug
Resumo : O Objetivo desse estudo foi investigar a percepção acerca da educação ambiental e recursos hídricos de comunidades escolares na bacia hidrográfica do Rio Cuiabá, as unidades escolares públicas estão situadas na área urbana e área rural do município de Várzea Grande - Mato Grosso- ambas na calha do rio. A água de consumo humano dentro dessas instituições escolares públicas foi analisada. A metodologia utilizada quali-qualitativa, a pesquisa qualitativa se deu através de questionários abertos antes e depois da oficina, nas oficinas foi apresentado e entregue um guia pedagógico sobre água, criado especificamente para a pesquisa em campo; A coleta de água em pontos: cavalete, bebedouro, torneira da pia da cozinha e caixa da água (armazenamento). Foi utilizada como técnica a determinação do Número Mais Provável (NMP/100mL) de coliformes Totais e Escherichia coli utilizando meio de cultura enzimático (Cromogênico e Fluorogênico da marca Colitag®); Análises de bactérias heterotróficas e parâmetros físicos e químicos: temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e turbidez. Os achados da pesquisa qualitativa indicam que a propostas da Teoria da Aprendizagem é vigente, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar as ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos, principalmente acerca do tema de educação ambiental e gestão de recursos hídricos propostos na pesquisa. A pesquisa quantitativa aponta contaminação no percurso das tubulações; Os dados microbiológicos estão acima do permitido pela legislação vigente, Portaria M.S. 2914/2007. Concluímos que o monitoramento da água para consumo humano, assim como as estruturais físicas prediais de escolas públicas devem ser monitoradas por órgãos competentes pautados em cronogramas fixos e transparentes, visando atender a saúde pública dos estudantes, prevenindo doenças por veiculação hídrica.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this study was to investigate the perception of environmental education and water resources of school communities in the basin of the Rio Cuiabá, public school units are located in the urban area and rural area of the city Várzea Grande - Mato Grosso- both in the trough River. The water of human consumption within these public educational institutions was analyzed. The methodology used qualitative and qualitative, qualitative research was through open questionnaires before and after the workshop, the workshop was presented and handed a teaching guide on water, created specifically for research in the field; The collection of water points: easel, cooler, kitchen sink faucet and water box (storage). It was used as a technique to determine the Most Probable Number (MPN / 100mL) of Total coliforms and Escherichia coli using means of enzymatic culture (Chromogenic and Fluorogenic of Colitag® brand); Analysis of heterotrophic bacteria and physical and chemical parameters: temperature, pH, electrical conductivity, dissolved oxygen and turbidity. The findings of qualitative research indicate that the proposed Learning Theory is effective, learning is significantly extend and reconfigure existing ideas in the mental structure and, thus, be able to relate and access new content, especially about the environmental education theme and management of water resources proposed in the research. Quantitative research shows contamination in the course of the pipes; Microbiological data is above the permitted by law, Ordinance M.S. 2914/2007. We conclude that monitoring of water for human consumption as well as the public schools of building physical structural should be monitored by competent bodies lined in fixed and transparent timelines, to meet public health students, preventing diseases waterborne.
Palavra-chave: Educação ambiental
Recursos hídricos
Percepção
Qualidade da água
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Water resources
Awareness
Water quality
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::RECURSOS HIDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos
Referência: MACANHAM, Deise Cristina. Educação ambiental e gestão de recursos hídricos: percepção de comunidades escolares da margem da bacia hidrográfica do Rio Cuiabá, Várzea Grande - MT. 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2326
Data defesa documento: 12-Jul-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAET - PPGRH - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Deise Cristina Macanham.pdf4.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.