Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2353
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos de La Paz : amálgama de bambu |
Autor(es): | Monteiro, Glaucos Luis Flores |
Orientador(a): | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Membro da Banca: | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Membro da Banca: | Leite, José Carlos |
Membro da Banca: | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo |
Resumo : | Esta pesquisa propõe examinar de uma forma interdisciplinar, o funcionamento de uma ensemble específica, a Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos (sediada na cidade de La Paz, na Bolívia). Pretende analisar mais especificamente a trajetória artística-social do fundador dessa orquestra, o compositor Cergio Prudencio e suas relações com o pensamento decolonial – de acordo com as definições de Anibal Quijano, Walter Mignolo e outros. A fonte primária da pesquisa reside em uma etnografia iniciada em agosto de 2017, no Programa de Residencias de Composición 2017, realizando intensas atividades junto à OEIN. A análise científica – que dialoga com autores como Coriun Aharonián, Cergio Prudencio, Juan Pablo González, Ximena Sologuren, entre outros – parte da interlocução do pensamento decolonial com as ideias de cosmovisão andina, da musicologia com a poética, para uma reflexão sobre educação e propostas musicológicas contemporâneas em nosso continente. |
Resumo em lingua estrangeira: | RESUMEN: Esta investigación propone examinar de una forma interdisciplinaria, el funcionamiento de un conjunto específico, la Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos (con sede en la ciudad de La Paz, Bolivia). Pretende analizar más específicamente la trayectoria artística-social del fundador de la orquestra, el compositor Cergio Prudencio y sus relaciones con el pensamiento decolonial – en conformidad con las definiciones de Anibal Quijano, Walter Mignolo y otros. La fuente primaria de la investigación reside en una etnografía iniciada en agosto de 2017, en el Programa de Residencias de Composición 2017, realizando intensas actividades junto a la OEIN. El análisis científico – que dialoga con autores como Coriún Aharonián, Cergio Prudencio, Juan Pablo González, Ximena Sologuren, entre otros – parte de la interlocución del pensamiento decolonial con las ideas de cosmovisión andina, de la musicología con la poética, para una reflexión sobre educación y propuestas musicológicas contemporáneas en nuestro continente. ABSTRACT: This research proposes to examine in an interdisciplinary way, the operation of a specific ensemble, the Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos – OEIN (Experimental Orchestra of Native Instruments) based in the city of La Paz, Bolivia. It intends to analyze more specifically the artistic-social trajectory of the founder of this orchestra, composer Cergio Prudencio and his relationships with decolonial thought - according to the definitions of Anibal Quijano, Walter Mignolo and others. The primary source of the research resides in an ethnography initiated in August of 2017, in the Programa de Residencias de Composición 2017, carrying out intense activities together to the OEIN. The scientific analysis - that dialogues with authors like Coriun Aharonián, Cergio Prudencio, Juan Pablo González, Ximena Sologuren, among others - initiatesfrom the dialogue of the decolonial thought with the ideas of Andean cosmovision, of the musicology with the poetic, for a reflection about education and contemporary musicological proposals in South America continent. |
Palavra-chave: | Decolonialidade Música boliviana Educação musical Etnomusicologia Interdisciplinaridade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Decolonialidad Música boliviana Educación musical Etnomusicología nterdisciplinariedad |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | MONTEIRO, Glaucos Luis Flores. Orquesta Experimental de Instrumentos Nativos de La Paz: amálgama de bambu. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2353 |
Data defesa documento: | 15-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Glaucos Luis Flores Monteiro.pdf | 6.17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.