Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2354
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Processos de subjetividades, interações e pertencimento na banda de música escolar : um estudo de caso na Banda Marcial Ranulpho Paes de Barros, em Cuiabá/MT |
Autor(es): | Costa, Francisval Candido da |
Orientador(a): | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Membro da Banca: | Campos, Nilceia da Silveira Protásio |
Resumo : | Esta pesquisa tem como proposta investigar os processos de ressignificação da cultura e do pertencimento na Banda Marcial Ranulpho Paes de Barros, situada no bairro Santa Isabel, na cidade de Cuiabá-MT. Considerou-se necessário entender os processos de ressignificação da cultura de banda, e as subjetividades que ocorrem no processo de interação entre os atores culturais e a relação de pertencimento com esta banda. Propõe-se como objetivos específicos: realizar um estudo bibliográfico envolvendo cultura, banda e pertencimento; investigar as ressignificações de um grupo específico da banda estudada; verificar os aprendizados adquiridos a partir da relação que este grupo de componentes estabelece com a música e com os demais componentes. A metodologia utilizada contempla o estudo de caso sob a perspectiva qualitativa, tendo como objeto de investigação a banda acima mencionada. Os procedimentos metodológicos envolveram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, observação participante, uma vez que o pesquisador é o regente da banda investigada, e entrevista com grupo focal. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada a partir dos estudos sobre bandas nos seguintes autores: Alves da Silva (2018); Campos (2008); Lima (2000, 2005); Soares (2018); e sobre o conceito de cultura e pertencimento em Castro (2011); Maffesoli (2014); Hall (2003); Williams (1992). Verificou-se, através dos dados analisados, que convite, círculo de amizades, experiência anterior, amor pela música e aprender a tocar um instrumento musical, apresentam-se como motivações encontradas pelos alunos no processo de participação na banda. No que diz respeito às questões referentes às experiências nas aprendizagens dos músicos da banda, as dificuldades encontradas no aprendizado do instrumento, as habilidades adquiridas durante este processo de aprendizagem, as práticas de estudo/aprendizagem elaboradas por eles e pelos professores da banda e as atuações colaborativas, demostram os processos pelos quais esses alunos buscam a prática destes saberes para a construção cultural e de pertencimento no grupo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to investigate the processes of resignification of culture and belonging in Marching Band Ranulpho Paes de Barros, located in the Santa Isabel neighborhood, in Cuiabá City (Mato Grosso, Brazil). It was considered necessary to understand the processes of resignification of band culture, and the subjectivities that occur in the process of interaction between cultural actors and the relationship of belonging. The specific objectives are: to carry out a bibliographic study involving culture, band and belonging; to investigate the reframings of a specific group in the studied band; and to verify the lessons learned from the relationship that this group of components establishes with music and with the others. The methodology used contemplates the case study in a qualitative approach, with the aforementioned band as the object of investigation. The methodological procedures involved bibliographic research, documentary research, participant observation - the researcher is the conductor of the investigated band - and interview with a selected group. The bibliographic research was based on studies about bands by the following authors: Alves da Silva (2018), Campos (2008), Soares (2018) and Lima (2000, 2005). And the concept of culture and belonging are based in Hall (2003), Williams (1992), Maffesoli (2014) and Castro (2011). It was verified, through the analyzed data that invitation, the circle of friends, previous experience, love for music, and learning to play a musical instrument are presented as motivations found by students in the process of participation in the band. And what corresponds to the questions regarding the experiences in the learning of the band's musicians are: the difficulties encountered in learning the instrument, the skills acquired during this learning process, the study/learning practices developed by them (and by the band's teachers) and the performances collaborative demonstrates the processes by which these students seek to practice this knowledge for the cultural construction and belonging of group. |
Palavra-chave: | Cultura de banda marcial Ressignificações de práticas musicais Relação de pertencimento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Marching band culture Resignifications of musical practices Relationship of belonging |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | COSTA, Francisval Candido da. Processos de subjetividades, interações e pertencimento na banda de música escolar: um estudo de caso na Banda Marcial Ranulpho Paes de Barros, em Cuiabá/MT. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2354 |
Data defesa documento: | 14-Jul-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Francisval Candido da Costa.pdf | 2.92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.