Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Welismar Almeida da-
dc.date.accessioned2021-03-10T13:19:33Z-
dc.date.available2016-02-05-
dc.date.available2021-03-10T13:19:33Z-
dc.date.issued2015-11-23-
dc.identifier.citationSILVA, Welismar Almeida da. Utilização sistemática das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de eletricidade. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2361-
dc.description.abstractThe following project aimed the systematic and integrated use of various resources of Information and Communication Technology (ICT) in High School Electricity classes in Couto Magalhães public school, placed in the small town of Campinápolis/MT. Although the importance of ICT use in the learning process - in all the education levels- is already established in official notes, is known that such resources are still not part of the routine of most teachers and, those who use it, make a very sporadic use. Our proposal aims the introduction, in a very regular, systematic and integrated way, in the lesson plans, the most varied ICT resources available: computer simulations, collaborative edition software, hypertexts, smartphone apps, class e-mail, social networks, professor’s website, e-books, Prezi, besides web 2.0. The educational product composes of two parts: 1) A 19 classes sequence about the Electricity subject, including the ICT appropriate resources to the class’s goals and addressed themes; 2) Professor’s website, idealized as an important instrument of class extension and activities register of the subject. As a result of our work, we can assure that both teaching practice and student’s routine in the subject learning were positively changed with the insertion of ICT in their study routine. In the student’s path, we emphasize changing the time used at mobile devices into time studying Physics, interaction with the teacher and extraordinary motivation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-11-10T21:02:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Welismar Almeida da Silva.pdf: 4111954 bytes, checksum: 8d394650bb4faa105f1a05475a5d1930 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-03-10T13:19:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Welismar Almeida da Silva.pdf: 4111954 bytes, checksum: 8d394650bb4faa105f1a05475a5d1930 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-10T13:19:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Welismar Almeida da Silva.pdf: 4111954 bytes, checksum: 8d394650bb4faa105f1a05475a5d1930 (MD5) Previous issue date: 2015-11-23en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUtilização sistemática das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de eletricidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordSimulações computacionaispt_BR
dc.subject.keywordTICpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ana Rita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903176252676303pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0439483507749128pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou a utilização sistemática e integrada de vários recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de Eletricidade em uma turma do ensino médio da escola Estadual Couto Magalhães, situada no pequeno município de Campinápolis/MT. Embora a importância da utilização das TIC como ferramenta nos processos de ensino-aprendizagem - em todos os níveis e modalidades de ensino - já esteja estabelecida em documentos oficiais, constata-se que esses recursos ainda não fazem parte da rotina de grande parte dos professores e muitos, quando os utilizam, o fazem de maneira esporádica. Nossa proposta visa introduzir de maneira regular, sistemática e integrada, já na elaboração dos planos de aula, os mais variados recursos das TIC disponíveis: simulações computacionais, softwares de edição colaborativa (GoogleDocs), hipertextos, aplicativos para smartphones, e-mail de turma, redes sociais, website do professor, livros digitais, Prezi, além da web 2.0. O produto educacional compõe-se de duas partes: 1) Sequência de 19 aulas sobre o conteúdo de Eletricidade, com a inclusão, em cada aula, dos recursos de TIC apropriados aos objetivos da aula e assuntos abordados; 2) website do professor, idealizada como um importante instrumento de extensão da sala de aula e de registro de todas as atividades da disciplina. Como resultado de nosso trabalho podemos afirmar que, tanto a prática docente quanto a rotina dos alunos no trato da disciplina foram positivamente modificados com a inserção das TIC em sua rotina de estudos. Na parte discente, ressaltamos o direcionamento de parte do tempo despendido com dispositivos móveis para o estudo do conteúdo, interação com o professor e uma extraordinária motivação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Information and communication technologypt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Computer simulationpt_BR
dc.subject.keyword2ICTpt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Arian Paulo de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6973588010435092pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Welismar Almeida da Silva.pdf4.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.