Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuiz, Acabias Marques-
dc.date.accessioned2021-04-09T15:04:33Z-
dc.date.available2019-01-07-
dc.date.available2021-04-09T15:04:33Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationLUIZ, Acabias Marques. Digoreste: um jogo para aprendizagem de física ambiental na educação básica. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2402-
dc.description.abstractDigoreste is an application that supports the classes of the disciplines of Natural Sciences, in particular the Physics, dealing with the Transversal Theme "Environment". Students of Ensino Regular and Educação de Jovens e Adultos, for the most part, interact and always want to be part of the connected world. The devices they carry have the advantage of internet access and playback of audio, video, text and images, but they are also capable of running programs, such as games. Teaching in a traditional way, the physics classes are the ones that nd more di culty in the interdisciplinarity proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais. In the State of Mato Grosso, which has representation of three biomes in its territory and is the engine of national agribusiness, Environmental Education becomes urgent. In order to understand and study the possibilities, it is the objective of this study to develop a serious game with the concepts of Environmental Physics that is aligned with the Educação Básica curriculum, so that it can be used as a support tool for the classes of the Physics discipline. For this, we have analyzed the relations between the curriculum and environmental themes, as well as verifying how current information technology is used in the context of environmental education. It presents a game for mobile devices, an artifact that can serve as a means of intervention in school classes. One of the main points of the research is also the analysis of the impacts and consequences, in the teachers and the students, of the proposal described in the methodology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-11-18T12:30:32Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Acabias Marques Luz.pdf: 1720362 bytes, checksum: 52c0bf7de4cca80e19ce9373ea491e06 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-09T15:04:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Acabias Marques Luz.pdf: 1720362 bytes, checksum: 52c0bf7de4cca80e19ce9373ea491e06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-09T15:04:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Acabias Marques Luz.pdf: 1720362 bytes, checksum: 52c0bf7de4cca80e19ce9373ea491e06 (MD5) Previous issue date: 2018-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDigoreste : um jogo para aprendizagem de física ambiental na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordMeio ambientept_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Raphael de Souza Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352154839166198pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Raphael de Souza Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352154839166198pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Geraldo Aparecido Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408464911407947pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6282844287612211pt_BR
dc.description.resumoDigoreste é um aplicativo que apoia as aulas das disciplinas de Ciências Naturais, em especial a Física, tratando do Tema Transversal Meio Ambiente. Os estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, em sua maioria, interagem e querem sempre mais fazer parte do mundo conectado. Os aparelhos que possuem carregam consigo a vantagem de acesso à internet e reprodução de áudios, vídeos, textos e imagens, mas também são capazes de executar programas, como são os jogos. Ensinadas de forma tradicional, as aulas de Física são as que mais encontram dificuldade na interdisciplinaridade proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. No Estado de Mato Grosso, que possui representação de três biomas em seu território e é o motor do agronegócio nacional, a Educação Ambiental se faz urgente. A fim de compreender e estudar as possibilidades, é objetivo desse trabalho o desenvolvimento de um jogo sério com os conceitos da Física Ambiental que esteja alinhado ao currículo da Educação Básica para, assim, poder ser utilizado como ferramenta de apoio às aulas da disciplina de Física. Para isso, tem-se analisadas as relações entre o currículo da e as temáticas ambientais, também verificação de como atualmente a informática é utilizada no contexto de educação ambiental. Apresenta-se um jogo para dispositivos móveis, um artefato que possa servir como meio de intervenção nas turmas escolares. Um dos principais pontos da pesquisa também é a análise dos impactos e consequências, por parte de professores e alunos, da proposta descrita na metodologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Física Ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Technologypt_BR
dc.subject.keyword2Environmentpt_BR
dc.contributor.referee3Azevedo, Lívia Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755403257040903pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGFA - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Acabias Marques Luz.pdf1.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.