Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrates, Edgar da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-30T12:29:32Z-
dc.date.available2021-02-08-
dc.date.available2021-04-30T12:29:32Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationPRATES, Edgar da Silva. Produção de vídeo: uma proposta investigativa para o ensino de biologia. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2409-
dc.description.abstractThis project is based on the idea that technologies work as an effective toll in the students learning process. The objective of the research was to guide the production of videos as a didactic resource and motivational pedagogical strategy in biology classes, based on content related to mosquitoes of the genus Aedes, in collaboration with high school students at Joaquim Nunes Rocha State School, located in Rondonópolis - MT, and make these videos available on the YouTube digital platform. Therefore, a methodological basis was used in the qualitative and quantitative research. The methodological model followed an activity plan on the proposed theme, and the activities were implemented to achieve the specific objectives. Teaching using investigation approach, was possible to conclude that Microsoft Power Point proved to be an effective technological tool for the videos productions, and motivated students to be protagonists in the construction of biology topics and extending learning beyond the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-15T14:25:15Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf: 2361522 bytes, checksum: a75d9d6e6d65a6cf92409d4ae9404fbd (MD5) DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf: 1808547 bytes, checksum: 3245b1d38862cd319a33c6a42d9052fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-30T12:29:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf: 2361522 bytes, checksum: a75d9d6e6d65a6cf92409d4ae9404fbd (MD5) DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf: 1808547 bytes, checksum: 3245b1d38862cd319a33c6a42d9052fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-30T12:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf: 2361522 bytes, checksum: a75d9d6e6d65a6cf92409d4ae9404fbd (MD5) DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf: 1808547 bytes, checksum: 3245b1d38862cd319a33c6a42d9052fa (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProdução de vídeo : uma proposta investigativa para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAedes spp.pt_BR
dc.subject.keywordTICpt_BR
dc.subject.keywordAbordagem investigativapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107251497009712pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Márcia Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107251497009712pt_BR
dc.contributor.referee2Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6282908345699733pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho segue a linha de raciocínio na qual as tecnologias funcionam como uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo geral orientar a produção de vídeos como recurso didático e estratégia motivacional pedagógica nas aulas de Biologia, a partir de conteúdos relacionados aos mosquitos do gênero Aedes, em colaboração com os alunos do segundo ano do Ensino Médio regular da Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha, situada no município de Rondonópolis – MT e disponibilizá-los na plataforma digital YouTube. Para isso, a base metodológica que deu suporte à pesquisa fundamentou-se no campo das pesquisas qualitativas e quantitativas. O modelo metodológico seguiu um planejamento de atividades sobre o tema proposto, implementando-as de modo a alcançar os objetivos específicos descritos. Através do ensino por investigação, foi possível concluir que o Microsoft Power Point se mostrou uma ferramenta tecnológica eficaz para a produção de vídeos, motivando os alunos a serem protagonistas na construção do seu conhecimento para temas nas aulas de Biologia, estendendo a aprendizagem para além do ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keyword2Aedes spp.pt_BR
dc.subject.keyword2TICpt_BR
dc.subject.keyword2Investigative approachpt_BR
dc.contributor.referee3Pacheco, Zaryf Araji Dahroug-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2053875175175770pt_BR
dc.contributor.referee4Miyazaki, Rosina Djunko-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247423488004126pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf1.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.