Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Prates, Edgar da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T12:29:32Z | - |
dc.date.available | 2021-02-08 | - |
dc.date.available | 2021-04-30T12:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.citation | PRATES, Edgar da Silva. Produção de vídeo: uma proposta investigativa para o ensino de biologia. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2409 | - |
dc.description.abstract | This project is based on the idea that technologies work as an effective toll in the students learning process. The objective of the research was to guide the production of videos as a didactic resource and motivational pedagogical strategy in biology classes, based on content related to mosquitoes of the genus Aedes, in collaboration with high school students at Joaquim Nunes Rocha State School, located in Rondonópolis - MT, and make these videos available on the YouTube digital platform. Therefore, a methodological basis was used in the qualitative and quantitative research. The methodological model followed an activity plan on the proposed theme, and the activities were implemented to achieve the specific objectives. Teaching using investigation approach, was possible to conclude that Microsoft Power Point proved to be an effective technological tool for the videos productions, and motivated students to be protagonists in the construction of biology topics and extending learning beyond the school environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-15T14:25:15Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf: 2361522 bytes, checksum: a75d9d6e6d65a6cf92409d4ae9404fbd (MD5) DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf: 1808547 bytes, checksum: 3245b1d38862cd319a33c6a42d9052fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-30T12:29:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf: 2361522 bytes, checksum: a75d9d6e6d65a6cf92409d4ae9404fbd (MD5) DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf: 1808547 bytes, checksum: 3245b1d38862cd319a33c6a42d9052fa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-30T12:29:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf: 2361522 bytes, checksum: a75d9d6e6d65a6cf92409d4ae9404fbd (MD5) DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf: 1808547 bytes, checksum: 3245b1d38862cd319a33c6a42d9052fa (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Produção de vídeo : uma proposta investigativa para o ensino de biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aedes spp. | pt_BR |
dc.subject.keyword | TIC | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem investigativa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Márcia Teixeira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7107251497009712 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Márcia Teixeira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7107251497009712 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hardoim, Edna Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6282908345699733 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho segue a linha de raciocínio na qual as tecnologias funcionam como uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo geral orientar a produção de vídeos como recurso didático e estratégia motivacional pedagógica nas aulas de Biologia, a partir de conteúdos relacionados aos mosquitos do gênero Aedes, em colaboração com os alunos do segundo ano do Ensino Médio regular da Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha, situada no município de Rondonópolis – MT e disponibilizá-los na plataforma digital YouTube. Para isso, a base metodológica que deu suporte à pesquisa fundamentou-se no campo das pesquisas qualitativas e quantitativas. O modelo metodológico seguiu um planejamento de atividades sobre o tema proposto, implementando-as de modo a alcançar os objetivos específicos descritos. Através do ensino por investigação, foi possível concluir que o Microsoft Power Point se mostrou uma ferramenta tecnológica eficaz para a produção de vídeos, motivando os alunos a serem protagonistas na construção do seu conhecimento para temas nas aulas de Biologia, estendendo a aprendizagem para além do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biociências (IB) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Aedes spp. | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | TIC | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Investigative approach | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pacheco, Zaryf Araji Dahroug | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2053875175175770 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Miyazaki, Rosina Djunko | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5247423488004126 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.