Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2410
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Proposta pedagógica aplicada para a compreensão do movimento da água nas plantas |
Autor(es): | Moraes, Alexandre Silva de |
Orientador(a): | Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia |
Membro da Banca: | Rodríguez Ortíz, Carmen Eugenia |
Membro da Banca: | Pinheiro, Jackson Costa |
Membro da Banca: | Lucena, Isabela Codolo de |
Resumo : | Esse trabalho teve como objetivo elaborar e avaliar a aplicabilidade de um guia de aulas práticas investigativas sobre o tema movimento da água nas plantas junto a estudantes e professores do ensino médio. As atividades do guia visam o desenvolvimento dos elementos presentes no método de ensino por investigação em conteúdo da Botânica aplicado no Ensino Médio. A pesquisa ocorreu no Campus Avançado do IFMT Diamantino, localizado no município de Diamantino – MT. Os sujeitos desta pesquisa foram 24 (vinte e quatro) estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, com idade de 15 a 17 anos, regularmente matriculados na instituição de ensino. Além desses, os outros sujeitos dessa pesquisa são os professores, que receberam o produto educacional para validação, os quais são lotados administrativamente na rede pública de ensino estadual e federal. Para selecionar os estudantes, colocamos como critério o número de alunos aprovados do 1º ano para o 2º ano e a continuidade do aluno na instituição, pois, historicamente, os conteúdos de Botânica são ministrados com maior intensidade nesta etapa do ensino. A seleção dos professores participantes teve como critério prioritariamente a formação acadêmica em Ciências ou Biologia, além da atuação como professor no Ensino Médio. Os resultados dessa pesquisa demonstram a aplicabilidade e a efetividade do produto educacional pela percepção demonstrada pelos alunos e professores. Os dados foram coletados por meio de questionários contemplando parâmetros e atributos do ensino-aprendizagem através de questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. Os resultados dessa pesquisa indicam que o Guia de práticas experimentais investigativas proposto é uma recurso pedagógico eficaz no ensino de Botânica, pois permite aos professores trabalharem, com os estudantes, análises de situações cotidianas, compreender problemas e desafios, além de contribuir na tomada de decisões através das relações dos saberes técnicocientíficos com os conhecimentos prévios. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper has the aim of creating and evaluating the applicability of a guide of investigative practical classes about the theme water movement in plants with high school students and teachers. The activities of the guide view the development of the elements present in the method of teaching through investigation in content of Botany applied in High School. The research occurred in the Advanced Campus of the Diamantino Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), located in the city of Diamantino – MT. The participants of this research were 24 (twenty-four) high school students of a 10th grade class, between the ages of 15 and 17, regularly enrolled in the teaching institution. Besides these, the other participants of this research are the teachers who received the educational product for validation, the ones that are administratively allocated in the public state and federal teaching system. To select the students, we established as criterion the number of students approved from 9th to 10th grade and the continuity of the student in the institution, since, historically, the contents of Botany are taught with bigger intensity in this teaching stage. The selection of participating teachers primarily accounts on as criterion the academic education in Science or Biology, besides the practice as a High School teacher. The results of this research demonstrate the applicability and effectiveness of the educational product through the perception showed by teachers and students. The data were collected through questionnaires contemplating parameters and features of teaching and learning through open-ended, close-ended and multiple-choice questions. The results of this research indicate that the proposed Guide of investigative experimental practices is an efficient pedagogical resource in the teaching of Botany, since it allows the teachers to work, with the students, analyses of ordinary situations, comprehend problems and challenges, besides contributing in the decision-making through the relations of the technical-scientific knowledge with the previous knowledge. |
Palavra-chave: | Ensino por investigação Guia de práticas experimentais Transporte da água nas plantas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching through investigation Guide of experimental practices Water transport in plants |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | MORAES, Alexandre Silva de. Proposta pedagógica aplicada para a compreensão do movimento da água nas plantas. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2410 |
Data defesa documento: | 20-Out-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Alexandre Silva de Moraes.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2020_Alexandre Silva de Moraes - Prod. Educacional.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.