Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2413
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O uso de atividades didático-experimentais para o ensino de respiração celular |
Autor(es): | Queiroz, Jacqueline Santos Ferreira de |
Orientador(a): | Schneider, Marielle Cristina |
Membro da Banca: | Schneider, Marielle Cristina |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Araújo, Douglas de |
Resumo : | No ensino de Biologia, há uma infinidade de conteúdo a ser ministrado, com uma enormidade de pré-requisitos e conceitos, muitas vezes abstratos e distanciados da vivência do aluno. Para viver e atuar numa sociedade regida pela informação, o indivíduo deve aprender a aprender, para continuar aprendendo e assim, transformar o ambiente e suas vivências. Em Biologia, a respiração celular é o conceito envolvido na obtenção de energia pelos seres vivos, processo carregado de conceitos abstratos, compartilhados com a Química e a Física, mas que nem sempre conversam entre si na sala de aula. Essa é uma temática que exige integração entre os conhecimentos da Química, da Física e da Biologia sobre energia, para sua melhor compreensão. O objetivo do presente estudo, foi elaborar uma proposta de atividades didáticoexperimentais investigativas para o ensino da respiração celular, contribuindo assim para uma melhor compreensão do metabolismo energético dos seres vivos, relacionando-o com as formas de energia necessárias para manutenção de sistemas vivos e como as reações químicas são capazes de transferir energia entre moléculas. Realizaram-se uma pesquisa bibliográfica dos trabalhos disponíveis na internet, publicados e com livre acesso, a elaboração da proposta de atividades na forma de Guia, uma pesquisa qualitativa sobre as dificuldades dos professores no ensino de Biologia, e a avaliação do Guia por professores de Biologia do Ensino Médio. Na pesquisa respondida pelos professores a Bioquímica Celular, a Genética e o Metabolismo Energético foram os assuntos mais citados como desafios no ensino de Biologia. A respiração celular foi considerada um tema de difícil desenvolvimento, e a estratégia de ensino para esse conceito é predominantemente a aula expositiva e o uso de imagens, animações e softwares. Na pesquisa realizada, o guia foi considerado investigativo, pertinente e aplicável pela maioria dos professores. |
Resumo em lingua estrangeira: | In the Biology’s teaching, there is a multitude of content to be taught, with a multitude of prerequisites and concepts, often abstract and distant from the student's experience. To live and acting in a society governed by information, the individual must learn to learn, to continue learning and thus, transform the environment and its experiences. In Biology, cellular respiration is the concept involved in obtaining energy by living beings, a process loaded with abstract concepts, shared with Chemistry and Physics, but which do not always talk to each other in the classroom. This is a theme that requires integrative work, which includes knowledge of Chemistry and Physics about energy for a better understanding. The goal of this study was to develop a proposal for investigative didactic-experimental activities for teaching cellular respiration, thus contributing to a better understanding of the energy metabolism of living beings, relating it to the forms of energy necessary for the maintenance of living systems. and how chemical reactions are able to transfer energy between molecules. A bibliographic search of the works available on the internet was carried out, published and with free access, the elaboration of the activities proposal in the form of a Guide, a qualitative research on the difficulties of teachers in teaching Biology, and the evaluation of the Guide by teachers of High School Biology. In the survey answered by teachers, Cell Biochemistry, Genetics and Energy Metabolism were the subjects most cited as challenges in the teaching of Biology, cell respiration was considered an object of knowledge of difficult development, the teaching strategy for this concept is predominantly the expository class and the use of images, animations and software. The guide was considered investigative, relevant, and applicable by most teachers. |
Palavra-chave: | Biologia Ensino médio Metabolismo energético Investigação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Biology High school Energy metabolism Research |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | QUEIROZ, Jacqueline Santos Ferreira de. O uso de atividades didático-experimentais para o ensino de respiração celular. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2413 |
Data defesa documento: | 29-Out-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Jacqueline Santos Ferreira de Queiroz.pdf | 6.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2020_Jacqueline Santos Ferreira de Queiroz - Prod. Educacional.pdf | 5.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.