Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalvão, Thais de Araújo-
dc.date.accessioned2021-04-30T13:22:09Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-04-30T13:22:09Z-
dc.date.issued2020-11-16-
dc.identifier.citationGALVÃO, Thaís de Araújo. Construção de um painel interativo para o ensino de genética com os alunos da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2418-
dc.description.abstractIn view of the need for improvements on Basic Education, in the modality of youth and adults education, and intending to use methodologies with the greatest involvement of students, this academic research deals with the elaboration of a didactic model that seeks to assist students in such modality on the teaching and learning process, bringing the theory of genetics teaching closer to their worldview. This research was developed in six stages, the first and second being carried out through an expository and conversational class. The third stage consisted of the application of a questionnaire, from which the students' understanding of the topic addressed was assessed. In the fourth and fifth stages, the interactive panel (didactic model) was made and contextualized. In the sixth and final stage, the previously answered questionnaire was reapplied with changes, in order to assess the before and after of the use of the didactic model. The making of the interactive panel was an efficient way of systematization, important for the maturation of previously worked concepts, because the motivation, the interaction with colleagues and the challenge in the act of assembling led students to understand the approached concepts in a pleasant way, making thus effective the learning process in an opposite way to the traditional method.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-27T23:09:20Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Thais de Araujo Galvão.pdf: 5966805 bytes, checksum: ad917dc76e43775664077b8c7101d5ec (MD5) DISS_2020_Thais de Araujo Galvão - Prod. Educacional.pdf: 4669968 bytes, checksum: 91855fb46eb0350b6063b0af695ba221 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-30T13:22:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Thais de Araujo Galvão.pdf: 5966805 bytes, checksum: ad917dc76e43775664077b8c7101d5ec (MD5) DISS_2020_Thais de Araujo Galvão - Prod. Educacional.pdf: 4669968 bytes, checksum: 91855fb46eb0350b6063b0af695ba221 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-30T13:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Thais de Araujo Galvão.pdf: 5966805 bytes, checksum: ad917dc76e43775664077b8c7101d5ec (MD5) DISS_2020_Thais de Araujo Galvão - Prod. Educacional.pdf: 4669968 bytes, checksum: 91855fb46eb0350b6063b0af695ba221 (MD5) Previous issue date: 2020-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução de um painel interativo para o ensino de genética com os alunos da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativapt_BR
dc.subject.keywordModelo didáticopt_BR
dc.subject.keywordBiologiapt_BR
dc.contributor.advisor1Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791424708335291pt_BR
dc.contributor.referee1Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791424708335291pt_BR
dc.contributor.referee2Miyazaki, Rosina Djunko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247423488004126pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662218913652786pt_BR
dc.description.resumoDiante da necessidade de melhorias na Educação Básica na modalidade de ensino de jovens e adultos e pretendendo utilizar metodologias que tenham o maior envolvimento dos discentes, o presente trabalho trata-se da elaboração de um modelo didático que busca auxiliar os alunos dessa modalidade no processo de ensino e aprendizagem, aproximando a teoria do ensino de genética a sua visão de mundo. O trabalho foi desenvolvido em seis etapas, sendo a primeira e segunda realizadas por meio de uma aula expositiva e dialogada. A terceira etapa consistiu na aplicação de questionário, a partir do qual foi avaliada a compreensão dos discentes sobre o tema abordado. Na quarta e quinta etapas, houve a confecção do painel interativo (modelo didático) e a contextualização. Na sexta e última etapa, o questionário anteriormente respondido foi reaplicado com alterações a fim de avaliar o antes e o depois da utilização do modelo didático. A confecção do painel interativo foi uma maneira eficiente de sistematização, importante para o amadurecimento de conceitos anteriormente trabalhados, pois a motivação, a interação com os colegas e o desafio no ato da montagem levaram os alunos a compreenderem os conceitos abordados de forma agradável, efetivando o aprendizado de forma oposta ao método tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keyword2Active methodologypt_BR
dc.subject.keyword2Didactic modelpt_BR
dc.subject.keyword2Biologypt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Fabiana Aparecida Caldart-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609817901761145pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Thais de Araujo Galvão.pdf5.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_Thais de Araujo Galvão - Prod. Educacional.pdf4.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.