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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Vívia Lúcia Juvino de Lemos-
dc.date.accessioned2021-04-30T13:24:25Z-
dc.date.available2021-02-03-
dc.date.available2021-04-30T13:24:25Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationCARDOSO, Vívia Lúcia Juvino de Lemos. Aplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio: caracterização e proposta de uso pelo método investigativo. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2419-
dc.description.abstractThe teaching of genetics is a challenge due to the enormous difficulty faced by the students to relate the content of the classes with their daily lives. One novel approach to facilitate the assimilation of this content is through the use of information and communication technologies, such as smartphones, which permit the use of applications (apps) related to the content, both in the classroom and outside of it. The present study aimed to identify and describe the open access apps available in Portuguese that present content on Mendelian genetics. One of these apps was selected based on the evaluation of college lecturers in the field of genetics, and it was then used to develop a teaching program based on the investigative method, by evaluating the use of the app in the classroom by high school students. The results indicated that the use of the app had a positive impact on the assimilation of basic genetic concepts in the majority of the students. The students were not only able to relate the content to their daily lives, but also demonstrated greater interest in the topic, and were more participative in the classroom. Given these findings, the use of this type of technology as a teaching resource would appear to be potentially valuable for the assimilation of knowledge on genetics by the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-04-27T23:31:53Z No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Vivia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso.pdf: 5623333 bytes, checksum: 4ee2a93db4b0524092a9f3a748ce2268 (MD5) DISS_2020_Vivia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso - Prod. Educacional.pdf: 2486296 bytes, checksum: ab39186fe14c58813cd7d487ae9c68c7 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-30T13:24:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2020_Vivia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso.pdf: 5623333 bytes, checksum: 4ee2a93db4b0524092a9f3a748ce2268 (MD5) DISS_2020_Vivia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso - Prod. Educacional.pdf: 2486296 bytes, checksum: ab39186fe14c58813cd7d487ae9c68c7 (MD5) Previous issue date: 2020-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicativos para smartphone em aulas de genética no ensino médio : caracterização e proposta de uso pelo método investigativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordGenética mendelianapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de genéticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino-aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Marielle Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036344937738685pt_BR
dc.contributor.referee1Schneider, Marielle Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036344937738685pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Tatiana Gimenez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4170448497165240pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1219925900077507pt_BR
dc.description.resumoO ensino de genética apresenta-se como um desafio devido à grande dificuldade do aluno conseguir relacionar o que é visto em sala de aula com o seu cotidiano. Uma alternativa para facilitar a abordagem desses conteúdos é através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), dentre elas os smartphones, que permitem o uso de aplicativos relacionados ao conteúdo, em sala de aula e fora dela. Esse estudo teve como objetivos: identificar e caracterizar aplicativos em português e de livre acesso, que abordassem os conteúdos relacionados à genética mendeliana; selecionar um desses aplicativos, com base na avaliação de professores do ensino superior da área de genética; elaborar uma sequência didática usando o método investigativo e o aplicativo selecionado; avaliar a utilização do aplicativo em sala de aula com alunos do ensino médio. Os resultados demonstraram que o uso do aplicativo contribuiu de forma positiva para que a maioria dos alunos conseguisse se apropriar de forma satisfatória dos conceitos utilizados em genética básica, relacionando-os com o dia-a-dia, bem como aumentar o interesse e participação da turma. Dessa forma, acredita-se que a inserção desse tipo de tecnologia como recurso metodológico é um importante potencializador da construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keyword2Information and communication technologypt_BR
dc.subject.keyword2Mendelian geneticspt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of geneticspt_BR
dc.subject.keyword2Teaching-learningpt_BR
dc.contributor.referee3Yano, Cassia Fernanda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9051814282303820pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado



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