Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2460
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Competência clínica para realizar procedimentos técnicos de enfermagem : percepções de egressos |
Autor(es): | Finger, Adriana Freitas de Almeida |
Orientador(a): | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Mandú, Edir Nei Teixeira |
Membro da Banca: | Bernardino, Elizabeth |
Membro da Banca: | Pause, Priscila Nardes |
Membro da Banca: | Souza, Rosemeiry Capriata de |
Resumo : | O estudo teve como objetivo analisar percepções de egressos sobre o desenvolvimento da competência clínica para realizar procedimentos técnicos, no curso de graduação em enfermagem. A motivação para estudar esta temática foi fruto da minha experiência enquanto egressa da instituição de ensino, a partir de reflexões sobre a atuação dos alunos nos campos de prática. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa. Desenvolvido na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso. Teve como participantes 11 egressos do curso de graduação do campus de Cuiabá – MT, que colaram grau entre os anos de 2014 e 2015 e se encontram inseridos no mercado de trabalho no município de Cuiabá. No presente estudo foram incluídos todos os sujeitos que aceitaram participar da pesquisa e atendiam aos critérios de inclusão, caracterizando a exaustão. A coleta de dados deu-se por intermédio da entrevista semiestruturada, mediada por roteiro contendo questões dissertativas. Utilizamos a análise de conteúdo do tipo temática, conforme proposta por Bardin. Os resultados desta dissertação resultaram em três manuscritos: 1) Religação de saberes no desenvolvimento da competência clínica em enfermagem, com os temas – Compreensões sobre competência clínica, Religação de saberes, práticas e interações durante a graduação e Religação de saberes, práticas e interações no início da carreira; 2) A dicotomia teoria-prática na formação do enfermeiro – ainda um desafio a ser superado, com os temas – A dicotomia expressa no Projeto Pedagógico do Curso, "Tempo de juntar as caixinhas" - o desafio de aprender a ser enfermeiro já sendo e Aprender mediado pela educação continuada; e 3) Professor, o que o enfermeiro faz? O papel docente na construção identitária da profissão - Professor, o que o enfermeiro faz? e A interação professor-aluno – impactos na constituição identitária do ser enfermeiro. Concluímos que o presente estudo nos possibilitou compreender os inúmeros aspectos que influem no desenvolvimento da competência clínica, ficando evidente a necessidade de transformações no cenário educacional, um caminho longo a ser trilhado. Para tanto, acreditamos ter contribuído com este estudo como um ponto de partida, um convite à reflexão acerca de como tem se configurado o processo de formação de enfermeiros |
Resumo em lingua estrangeira: | The study aimed to examine perceptions of graduates on the development of clinical competence to perform technical procedures, the degree course in nursing. The motivation for studying this issue was the result of my experience as graduate teaching institution, from reflections on the performance of students in the fields of practice. It is a descriptive, exploratory and qualitative approach. Developed in the Faculty of Nursing at the Federal University of the State of Mato Grosso. Had as participants 11 graduates of the undergraduate program of the campus of Cuiabá-MT, which pasted degree between 2014 and 2015 and are inserted into the labour market in the city of Cuiabá. In this study were included all subjects who have agreed to participate in the research and met the inclusion criteria, characterizing the theoretical exhaust. Data collection took place through the semi-structured interview, mediated by script containing essay questions. We use the content analysis of the thematic type, as proposed by Bardin. The results of this dissertation resulted in three manuscripts: 1) Rewiring of knowledge in the development of clinical competence in nursing, with the themes – Understanding about clinical competence, Rewiring of knowledge, practices and interactions during the graduation and Rewiring of knowledge, practices and interactions at the beginning of his career; 2) the dichotomy theory-practice in the training of nurses – still a challenge to be overcome, with the themes – the dichotomy expressed in the pedagogic project of the course, "time to gather the boxes" - the challenge of learning to be a nurse already being and learning mediated by continuing education; and 3) Professor, what the nurses do? The teaching role in identity construction of profession-Teacher, what does the nurses do? and, the teacher-student interaction – impacts on identity of the Constitution to be a nurse. We concluded that this study enabled us to understand the many factors that influence the development of clinical competence, evidencing the need for changes in the educational setting, a long path to be trodden. To this end, we believe that we have contributed with this study as a starting point, an invitation to reflection about how has configured the formation process of nurses. |
Palavra-chave: | Competência clínica Enfermagem Procedimentos clínicos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Clinical competence Nursing Clinical procedures |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | FINGER, Adriana Freitas de Almeida. Competência clínica para realizar procedimentos técnicos de enfermagem: percepções de egressos. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2460 |
Data defesa documento: | 23-Feb-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Adriana Freitas de Almeida Finger.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.