Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Joilson Francisco da-
dc.date.accessioned2017-03-21T14:13:47Z-
dc.date.available2015-02-18-
dc.date.available2017-03-21T14:13:47Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Joilson Francisco da. Cidade e experiência urbana na comédia As Fias de Mamãe. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/250-
dc.description.abstractThe play As fias de mamãe (1998) brings to the fore pungent themes so as to broaden the debate on urban experience from the perspective of two characters who suggest, based on their quotidian stories, what it means, in a turn of the millennium city like Cuiabá, to live on the outside of market economy facing the local precariousness of public policy. The city, as subject, is the base for discussion on the play and on the urban imagines that the play evokes. This research has the purpose of grounding the relationship between characters, the city's imagine and the quest for the meaning of life in the Brazilian West, employing the re-creation of a play with developments so as to have as purpose the strengthening of the scenic arts in the city of Cuiabá as a requirement for social, economic and cultural development. In an interdisciplinary approach, this research and dissertation aim to produce analysis and dialogue about the need for staging critical thinking on modernity, by recognizing differences and singularities, and to promote access to information which produces modes of living and self affirmation in the face of globalization. We have referred, mainly, to Giorgio Agamben, for thinking and reading the contemporary city through play As fias de mamãe and for seeing the theatre as a means for cultural criticism, to the degree to which it, politically, exposes the nitty-gritty of local life in contact with the civilizational process, acknowledging the ways in which a city's image is produced and reproduced, as urban experience in Cuiabá in the 90's.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-21T14:12:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Joilson Francisco da Conceição.pdf: 3049678 bytes, checksum: 74b1d697a84a6a8cbfc1914409c5c00e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-21T14:13:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Joilson Francisco da Conceição.pdf: 3049678 bytes, checksum: 74b1d697a84a6a8cbfc1914409c5c00e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-21T14:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Joilson Francisco da Conceição.pdf: 3049678 bytes, checksum: 74b1d697a84a6a8cbfc1914409c5c00e (MD5) Previous issue date: 2014-12-15en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCidade e experiência urbana na comédia As Fias de Mamãept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCidadept_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordAs fias de mamãept_BR
dc.subject.keywordCuiabápt_BR
dc.contributor.advisor1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8756203785885895pt_BR
dc.description.resumoA peça As fias de mamãe (1998) coloca em cena temas sobre a experiência urbana, a partir de dois personagens que sugerem, em suas histórias cotidianas, o que significa, numa cidade como Cuiabá, de passagem de século e de milênio, o viver às margens da economia de mercado e diante da precariedade das políticas públicas. A cidade, como questão, é a base de discussões sobre a peça teatral e o imaginário urbano que a peça evoca. Coube a esta pesquisa pautar a relação entre os personagens, o imaginário de cidade, a busca de sentido do que é viver no Oeste brasileiro, segundo a recriação de uma peça com os desdobramentos, tendo como propósito firmar um campo de reflexão das artes cênicas na cidade de Cuiabá como condição também de desenvolvimento socioeconômico e cultural. Numa abordagem interdisciplinar, a pesquisa e dissertação visam produzir reflexões e diálogos circunstanciais sobre a necessidade de por em cena a crítica da modernidade, ao reconhecer as diferenças, as singularidades e promover o acesso às informações que produz modos de existência e afirmativas ao que se entende por globalização. Reportamo-nos, principalmente, a Giorgio Agamben para pensar e ler a cidade contemporânea pela peça As fias de mamãe e ter o teatro como modalidade de crítica da cultura, na medida em que, politicamente, se expõe as ranhuras da vida local no contato com o processo civilizatório, percebendo os modos como uma imagem de cidade se produz e reproduz, enquanto experiência urbana na cidade Cuiabá nos anos 90.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Citypt_BR
dc.subject.keyword2Theatrept_BR
dc.subject.keyword2As fias de mamãept_BR
dc.subject.keyword2Cuiabápt_BR
dc.contributor.referee3Albuquerque, Judite Gonçalves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1753663629045467pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Joilson Francisco da Conceição.pdf2.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.