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Tipo documento: Dissertação
Título: Gestão democrática participativa em comunidades de aprendizagem : a perspectiva de profissionais de uma escola pública da rede estadual de ensino em Rondonópolis - MT
Autor(es): Franco, Maurita César de Morais
Orientador(a): Rodrigues, Eglen Silvia Pipi
Membro da Banca: Rodrigues, Eglen Silvia Pipi
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Gabassa, Vanessa
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Resumo : A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, (PPGEdu/CUR/UFMT) na linha de Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais, intitulada Gestão Democrática Participativa em Comunidades de Aprendizagem: a perspectiva de profissionais de uma escola pública da rede estadual de ensino em Rondonópolis - MT, teve como principal objetivo investigar a Gestão de uma escola estadual que decidiu, de maneira coletiva, aderir à proposta de Comunidade de Aprendizagem e transformar a realidade dos estudantes por meio das Atuações Educativas de Êxito; partindo do entendimento e experiências de profissionais que atuam nesta escola, investigou-se por meio de análise intersubjetiva dos dados, como ocorre o processo de efetivação da proposta de Comunidades de Aprendizagem na dimensão da Gestão Democrática Participativa. Para o alcance deste objetivo, a escolha da abordagem da pesquisa foi a qualitativa interpretativa, com orientação na Metodologia Comunicativa, sendo que a coleta dos dados foi realizada por meio dos instrumentos: observação comunicativa, entrevistas em profundidade e relato comunicativo. As discussões foram subsidiadas pelas elaborações teóricas dos estudiosos Habermas (2002, 2004), e Freire (2011, 2012), sendo referenciadas quanto à conceitos das Teorias da Educação e da Sociologia, como a Dialogicidade e a Ação Comunicativa. Neste sentido, utilizamos o Conceito de Aprendizagem Dialógica, elaborado pelo Centro Especial em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA/Universidade de Barcelona - Espanha) para analisar os dados que foram coletados nos anos de 2014, 2015 e 2016. A abordagem das Teorias Dialógicas foi imprescindível neste trabalho, pois possibilitou estruturar a análise da maneira prevista na Metodologia Comunicativa, a saber, em dimensões cujos elementos evidenciados podem ser transformadores e/ou exclusores. Assim, os elementos transformadores apontados pelas participantes, dizem respeito aos pontos favoráveis à construção da Gestão Democrática Participativa na organização e funcionamento da escola, bem como, estrutura e funcionamento do sistema educacional. Nos resultados da pesquisa, as participantes apontaram os elementos exclusores, que dificultam ou impedem a efetivação da Gestão Democrática Participativa, e revelaram de maneira geral, as limitações encontradas no trabalho diário de construção do processo democrático, os desafios e as possibilidades das Atuações Educativas de Êxito para a Gestão e a consolidação da proposta de Comunidades de Aprendizagem. Ao considerar o cenário atual em que a escola atua, o tema desta pesquisa de Mestrado não se esgota, e, desperta ainda mais inquietações para futuras investigações, pois discussões como as levantadas aqui, podem permitir o encontro e o uso de instrumentos humanizadores e democratizantes, a fim de superar a cultura da não participação, e construir espaços dialógicos e transformadores, pautados na inclusão e igualdade de direitos.
Resumo em lingua estrangeira: This master’s thesis was developed within the Master Degree Program in Education of Federal University of Mato Grosso (PPGEdu/CUR/UFMT) in the line of research Teacher Education and Educational Public Policies. This research is entitled Democratic and Participative Management in Learning Communities: the perspective of professionals from a public school in Rondonópolis – MT and it aims to investigate the management of a state school which decided collectively to adopt the learning communities’ proposal to change students’ reality through successful educational actions. The research adopts an intersubjective approach to analyze the understanding and experiences of the professionals from this school attempting to understand how does the implementation process of the learning community’s proposal occur in the context of a democratic and participative school management context. This inquiry is based on a communicative methodology with an interpretative-qualitative approach. Communicative observation, in-depth interviews and communicative narratives were used as data collection instruments. The discussions were based on the educational theories and the sociological studies of Habermas (2002, 2004) and Freire (2011, 2012) about dialogicity and communicative action. The concept of dialogic learning created by the Centre of Research in Theories and Practices that Overcome Inequalities (CREA/ University of Barcelona – Spain) was used to analyze the data collected in 2014, 2015 and 2016. The use of dialogic theories enabled to structure the analysis according the communicative methodology steps and it evidenced transformers elements and exclusionary ones. Thus, the transformers elements pointed by the participants refer to the benefits of the construction of a democratic and participative management to the organization and operation of the school and to the operation of the educational system as well. The exclusionary elements mentioned by the participants were related to factors which complicate or impede the implementation of a democratic and participative management. They revealed the limitations perceived in the construction of the democratic process, its challenges and the possibilities of successful educational actions to the management and consolidation of the learning communities’ proposal. Considering the current school context, we argued that this master’s thesis theme isn’t depleted yet. Instead, it raises several questions to future investigations. Reflecting about this theme may contribute to create a humanized and democratic school environment, promoting a participative culture and building dialogic and transformer spaces based on inclusion principles and rights equality.
Palavra-chave: Gestão democrática participativa
Comunidade de aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Democratic and participative management
Learning community
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: FRANCO, Maurita César de Morais. Gestão democrática participativa em comunidades de aprendizagem: a perspectiva de profissionais de uma escola pública da rede estadual de ensino em Rondonópolis - MT. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2518
Data defesa documento: 30-Sep-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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