Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2519
Tipo documento: Dissertação
Título: Cinema e educação representação, homossexualidade e juventude em Prayers for Bobby (2009)
Autor(es): Rezende, Bibiana Anjos
Orientador(a): Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Gomes, Aguinaldo Rodrigues
Membro da Banca: Alves Junior, Alexandre Guilherme da Cruz
Resumo : Fruto por excelência da técnica de reprodução, o cinema emerge na modernidade ensejando novos olhares, novas perspectivas em meio a um processo de ruptura, no qual o culto devotado à obra de arte cede espaço à reprodutibilidade. O cinema, por sua vez, não só forma mentalidades em sociedades, mas também, opera como artefato cultural, isto é, por meio de uma miríade de imagens em movimento, os olhares são educados culturalmente, socialmente e politicamente. Assim, sob esse viés interpretativo, no qual o filme é tomado sob a ótica da pedagogia cultural é que se pretende, por meio da presente dissertação intitulada “Cinema e Educação. Representação, Homossexualidade e Juventude em Prayers for Bobby (2009)” analisar as representações da homossexualidade e de gênero, considerando a relevância de se atentar para os elementos estéticos, narrativos, sócio-históricos e culturais emergentes no contexto fílmico e fora dele. A referida pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/CUR/UFMT), campus de Rondonópolis e se insere na linha de pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade. Buscamos balizar metodologicamente o presente trabalho, nos pressupostos teóricos argumentados por Douglas Kellner (2001), a partir da vertente da Escola Britânica de Estudos Culturais. Kellner considera que os estudos culturais da mídia ajudam no entendimento, na interpretação e na crítica aos textos produzidos e veiculados pela própria mídia. Sendo assim, os Estudos Culturais delineiam o modo como as produções culturais articulam ideologias, valores e representações de sexo, raça e classe na sociedade. Esta dissertação lança mão de um corpo téorico que abrange, sobretudo, os Estudos Culturais da Mídia e Educação e Os Estudos de Gênero e Sexualidade. O trabalho atenta-se para o movimento do texto para seu contexto e, assim se subdivide: o primeiro capítulo, apresenta elementos essenciais para o entendimento da composição fílmica. O segundo, discute sobre o conservadorismo religioso ainda predominante nos Estados Unidos da América. O recorte temporal se dá a partir dos anos de 1980, estendendo até o presente século. O terceiro, aborda os Estudos Culturais da Mídia e Educação. O cinema se articula à educação, sob o viés da Pedagogia Cultural e nesse contexto é compreendido também como prática social. O quarto e quinto capítulos procuram analisar as representações de gênero e sexualidade, tendo como objeto de análise determinadas cenas fílmicas. Por fim, nos créditos finais alguns questionamentos e diálogos empreendidos nos capítulos anteriores, são retomados na intenção de intensificar o debate. Orações para Bobby (2009) dirigido por Russel Mulcahy, produzido pelo canal de TV norteamericano Lifetime, cumpre o seu maior propósito, que é a de transmitir a mensagem de renascimento, redenção e ressignificação do pensamento conservador de uma mãe, Mary Griffith, que se transforma em ativista da causa gay após o suicídio de seu filho, Bobby. Esta película denuncia através das imagens e diálogos o preconceito e homofobia ainda tão latentes na sociedade. Portanto, o estudo proposto se faz urgente e imperioso, à medida que o retorno à era Reagan ajuda a intensificar o debate de que na atualidade, o conservadorismo religioso vem se desvelando cada dia mais intenso, à medida que nos deparamos constantemente com a propalação e perpetração de discursos de ódio, de atitudes e práticas homofóbicas, misóginas e racistas.
Resumo em lingua estrangeira: A result of the excellent reproduction technique. The cinema emerges in modernity possibilitying new visions, new perspectives in the midst of a process of rupture, in which worship dedicated to the piece of art gives way to reproducibility. The cinema, in turn, not only forms mentalities in societies, but also, operates as a cultural artifact, that is, through a myriad of moving images. The visions are educated culturally, socially and politically. Thus, under this interpretive bias, in which the film is taken from the perspective of cultural pedagogy, it is intended, through the present dissertation entitled "Cinema and Education. Representation, Homosexuality and Youth in Prayers for Bobby (2009) " to analyze the representations of homosexuality and gender, considering the relevance of looking at the aesthetic, narrative, socio-historical, and cultural elements emerging in the filmic context and beyond. This research is linked to the Postgraduate Program in Education (PPGEdu / CUR / UFMT), Campus of Rondonópolis and is inserted in the research line Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity. We search methodologically to define the present paper, in the theoretical assumptions defended by Douglas Kellner (2001), from the slope of the British School of Cultural Studies. Kellner believes that cultural studies of the media help in understanding, interpreting and criticizing texts produced and conveyed by the media itself. Thus, Cultural Studies delineate how cultural productions articulate ideologies, values, and representations of sex, race, and class in society. This dissertation makes use of a theoretical body that mainly covers the Cultural Studies of Media and Education and the Studies of Gender and Sexuality. The work pays attention at the movement of the text to its context and, as such, is subdivided: the first chapter presents essential elements for the understanding of film composition. The second, discusses religious conservatism still dominant in the United States of America. The temporal cut occurs from the 1980s and extends to the present century. The third addresses the Cultural Studies of Media and Education. Cinema is articulated to education, under the bias of Cultural Pedagogy and is also understood as social practice. The fourth and fifth chapters attempt to analyze representations of gender and sexuality, from some scenes of the film. Finally, in the final credits are taken up some questions and dialogues undertaken in previous chapters, noting that the film Prayers for Bobby (2009) directed by Russel Mulcahy, produced by the US-based pay TV channel Lifetime, fulfills the purpose of passing the message of redemption , of resignification of the thought of a conservative mother, who assumes activist of the gay cause after the suicide of her son. Despite this, in some scenes the stereotyped representation of gay circuits and the fragility and vulnerability of the same-sex relationship denounce prejudice and homophobia so latent in society. The proposed study, therefore, becomes considerable, as the return to the Reagan era helps to intensify the debate that religious conservatism and the rightist wave are now unfolding through the propagation of hate speech and homophobic, misogynist, and racists who are being perpetrated.
Palavra-chave: Educação
Cinema
Representação
Juventudes
Gênero
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Cinema
Representation,
Youth
Genre
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: REZENDE, Bibiana Anjos. Cinema e educação representação, homossexualidade e juventude em Prayers for Bobby (2009). 2018. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2519
Data defesa documento: 20-Ago-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Bibiana Anjos Rezende.pdf2.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.