Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Abido, Alexandre Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T13:09:38Z | - |
dc.date.available | 2012-12-13 | - |
dc.date.available | 2021-05-24T13:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-12 | - |
dc.identifier.citation | ABIDO, Alexandre Silva. A interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argand. 2012. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2523 | - |
dc.description.abstract | This doctoral research is a historical-bibliographical study of cognition and epistemology of mathematics, focusing on the geometric interpretation of imaginary numbers, especially Jean Robert Argand (17681822), published in his book Essai sur une manière of representer les quantites imaginaires dans readest géométriques constructions (first edition, 1806, and second edition, 1874) which culminated in the first rigorous proof of the Fundamental Theorem of Algebra important. We chose this theme as a model of motivation to prove the thesis that the difficulties of teaching mathematics, despite sharing the difficulties common to all areas, reside in character and theoretical knowledge of mathematics, i.e., in the absence of an adequate epistemology and metacognition. Accordingly, we seek to focus on the notion of theoretical concept and want to offer a vision for addressing problems of semiotic relationship between the concrete and the abstract, between the particular and the general. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2021-05-11T20:17:19Z No. of bitstreams: 1 TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf: 1954759 bytes, checksum: 7fe45f1c826a37ed860fd3fde6f7fa8b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-05-24T13:09:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf: 1954759 bytes, checksum: 7fe45f1c826a37ed860fd3fde6f7fa8b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-24T13:09:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf: 1954759 bytes, checksum: 7fe45f1c826a37ed860fd3fde6f7fa8b (MD5) Previous issue date: 2012-11-12 | en |
dc.description.sponsorship | FAPEMAT | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argand | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Números imaginários | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Otte, Michael Friedrich | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670481682966837 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Otte, Michael Friedrich | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670481682966837 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Wielewski, Sérgio Antonio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203599061747785 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2748818818854756 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa de doutorado é um estudo histórico-bibliográfico da cognição e da epistemologia da Matemática, abordando a interpretação geométrica dos números imaginários, especialmente a de Jean Robert Argand (17681822), publicada em seu livro Essai sur une manière de representer les quantités imaginaires dans lês constructions géométriques (primeira edição, 1806, e segunda edição, 1874) que culminou na primeira prova rigorosa do importante Teorema Fundamental da Álgebra. Escolhemos esta temática como um modelo de motivação para provar a tese de que as dificuldades de ensinar Matemática, apesar de compartilhar das dificuldades comuns a todas as áreas, residem no caráter e no conhecimento teórico da Matemática, isto é, na falta de uma epistemologia e de uma metacognição adequadas. Nesse sentido, buscamos nos concentrar na noção de conceito teórico e desejamos oferecer uma visão semiótica para abordar problemas de relação entre o concreto e o abstrato, entre o particular e o geral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematic | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History of mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematic teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Imaginary numbers | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Wielewski, Gladys Denise | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4154014326253864 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Campos, Tania Maria Mendonca | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1392227308859320 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Borges, Marcos Francisco | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/0784057924542098 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.