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dc.creatorAbido, Alexandre Silva-
dc.date.accessioned2021-05-24T13:09:38Z-
dc.date.available2012-12-13-
dc.date.available2021-05-24T13:09:38Z-
dc.date.issued2012-11-12-
dc.identifier.citationABIDO, Alexandre Silva. A interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argand. 2012. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2523-
dc.description.abstractThis doctoral research is a historical-bibliographical study of cognition and epistemology of mathematics, focusing on the geometric interpretation of imaginary numbers, especially Jean Robert Argand (17681822), published in his book Essai sur une manière of representer les quantites imaginaires dans readest géométriques constructions (first edition, 1806, and second edition, 1874) which culminated in the first rigorous proof of the Fundamental Theorem of Algebra important. We chose this theme as a model of motivation to prove the thesis that the difficulties of teaching mathematics, despite sharing the difficulties common to all areas, reside in character and theoretical knowledge of mathematics, i.e., in the absence of an adequate epistemology and metacognition. Accordingly, we seek to focus on the notion of theoretical concept and want to offer a vision for addressing problems of semiotic relationship between the concrete and the abstract, between the particular and the general.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2021-05-11T20:17:19Z No. of bitstreams: 1 TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf: 1954759 bytes, checksum: 7fe45f1c826a37ed860fd3fde6f7fa8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-05-24T13:09:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf: 1954759 bytes, checksum: 7fe45f1c826a37ed860fd3fde6f7fa8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T13:09:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2012_Alexandre Silva Abido.pdf: 1954759 bytes, checksum: 7fe45f1c826a37ed860fd3fde6f7fa8b (MD5) Previous issue date: 2012-11-12en
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argandpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordHistória da matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordNúmeros imagináriospt_BR
dc.contributor.advisor1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee2Wielewski, Sérgio Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203599061747785pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748818818854756pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de doutorado é um estudo histórico-bibliográfico da cognição e da epistemologia da Matemática, abordando a interpretação geométrica dos números imaginários, especialmente a de Jean Robert Argand (17681822), publicada em seu livro Essai sur une manière de representer les quantités imaginaires dans lês constructions géométriques (primeira edição, 1806, e segunda edição, 1874) que culminou na primeira prova rigorosa do importante Teorema Fundamental da Álgebra. Escolhemos esta temática como um modelo de motivação para provar a tese de que as dificuldades de ensinar Matemática, apesar de compartilhar das dificuldades comuns a todas as áreas, residem no caráter e no conhecimento teórico da Matemática, isto é, na falta de uma epistemologia e de uma metacognição adequadas. Nesse sentido, buscamos nos concentrar na noção de conceito teórico e desejamos oferecer uma visão semiótica para abordar problemas de relação entre o concreto e o abstrato, entre o particular e o geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematicpt_BR
dc.subject.keyword2History of mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Mathematic teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Imaginary numberspt_BR
dc.contributor.referee3Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee4Campos, Tania Maria Mendonca-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1392227308859320pt_BR
dc.contributor.referee5Borges, Marcos Francisco-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784057924542098pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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