Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2524
Tipo documento: | Tese |
Título: | A organização social e educativa das mulheres da aldeia Pimentel Barbosa : uma etnografia das educadoras piõ A’uwẽ (mulheres Xavante) |
Autor(es): | Rezende, Maria Aparecida |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Coorientador: | Lliteres, Bartomeu Meliá |
Coorientador: | Grando, Beleni Salete |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Grando, Beleni Salete |
Membro da Banca: | Lliteres, Bartomeu Meliá |
Membro da Banca: | Prudente, Celso Luiz |
Membro da Banca: | Freire, Maria de Lourdes Bandeira Lamonica |
Resumo : | A tese tem por objetivo registrar, sistematicamente, o mundo da educação feminina A’uwẽ e aceitar que o foco seja documentar o seu cotidiano que torna a pesquisa aliada para apresentar, ao máximo possível, o desenvolvimento de suas atividades; transformar-se em instrumento de pesquisa escolar, como é o desejo das mulheres, para que os professores indígenas possam incentivar e fortalecer, junto às crianças e jovens mulheres, a continuidade desse trabalho tradicional que as idosas A’uwẽ vêm transmitindo ao longo de suas gerações. A metodologia foi escolhida pelas mulheres que direcionaram o rumo da pesquisa no contexto da aldeia. É uma pesquisa aberta e de cunho etnográfico, passando por análise fenomenológica e pensada num contexto filosófico merleau-pontyano, com o forte auxílio da antropologia interpretativa de Geertz e da sociologia de Mauss. Há absoluta afinação entre Geertz e Merleau-Ponty, a inexistência de uma parte que não esteja de certa forma entrelaçada com a outra. Geertz insiste que se declare abertamente esta cumplicidade de forma que a omissão dela não induza a uma pretensa objetividade que possa ser usada pelo pesquisador como de má fé. Não há também, em Merleau-Ponty, uma redução absoluta que possa separar a juntura dos fios entre pesquisador e pesquisado, entre o sujeito e objeto ou outros sujeitos. A pesquisa em questão segue o desejo anunciado pelas mulheres idosas de que ela deverá estar alinhavada e submetida ao fortalecimento da cultura dos A’uwẽ. Nesse momento a tese encontra-se organizada em quatro partes e cada uma delas composta por capítulos. Inicialmente, apresento a metodologia e a introdução seguida pela Parte I – “Etnografia e a construção da pesquisa”, traz em seu bojo dois capítulos: 1. “Uma descrição densa do vivido durante a pesquisa” e 2.“De volta à Aldeia Pimentel Barbosa”. Na parte II – “O mundo das mulheres Xavante e seus contextos históricos, políticos e culturais” acompanham dois capítulos: 1. “Os A’uwẽ: de Goiás a Mato Grosso” e 2. “A vida das mulheres Xavante num contexto geral”. A parte III – “As revelações de uma descrição densa: o diálogo entre o mundo vivido e o pensado”. É acompanhada de cinco capítulos. 1. “Etapas da vida das mulheres”; 2. “As trocas e os presentes entre Xavante e não indígena”; 3. “A vegetação na vida das mulheres e o rei buriti”; 4. “O árduo trabalho feminino A’uwẽ e as vozes do silêncio; capítulo” 5. “A participação das mulheres na festa da furação de orelhas masculinas: iniciação dos jovens”. Já a última parte “O fim de um novelo e a necessidade de desenrolar outros” é a tentativa de fechar o texto, consciente de uma pesquisa inacabada e que terá continuidade para descrever os contextos e cotidianos que revelam a vida e a educação das mulheres dessa sociedade que tem muito a contribuir com a educação e organização social e política da sociedade ocidental. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis aims to record systematically the world of female A’uwẽ education focusing in documenting their daily lives. The research shows the maximum possible development of their activities and it becomes itself like an instrument of school research like the women desire, so the indigenous teachers can encourage and strengthen, with children and young women, the continuity of this traditional work that the elderly A'uwẽ women send over their generations. The method was chosen by the women guiding the research in the context of the village. It is an open research of ethnographic nature, passing by phenomenological analysis and thought in a philosophical Merleau-Ponty context with the Geertz' interpretive anthropology and the Mauss´ sociology. There is absolute timing between Geertz and Merleau-Ponty, the lack of a part that is not somehow intertwined with the other. Geertz insists to declare openly this complicity in such a way that the omission of it does not mislead the alleged objectivity that can be used by the researcher with ill intent. There is not also in Merleau-Ponty an absolute reduction that can separate the links between researcher and researched, between the subject and object or other subjects. The research in question follows the desire announced by elderly women and it should be connected and submitted to the strengthening of A’uwẽ culture. At this time the thesis is organized in four parts and they are composed of chapters. Initially, I offer the methodology and the introduction followed by Part I - "Ethnography and the construction of the research" brings in their batch two chapters: 1. "A dense description of the time lived during the research" and 2 "back to the Village Pimentel Barbosa". In the part II - "The world of Xavante women and their historical, political and cultural contexts" in two chapters: 1. "The A'uwẽ from Goias to Mato Grosso" and 2. "The life of Xavante women in a general context". Part III - "The revelations of a dense description: the dialog between the lived world and thought world ". It is accompanied by five chapters. 1. "Stages of women life"; 2. "The exchanges and the gifts between Xavante and non-indigenous"; 3. "The vegetation in the women life and the king buriti"; 4. "The A'uwẽ female hard work and the voices of silence”; chapter 5. "The participation of women in the celebration of male ears piercing: initiation of the young men". The last part "The end of a carretel and the need to conduct to other" is the attempt to close the text, conscious of an unfinished research that will be continued to describe the contexts that show the women life and education in this society that has much things to give to the education and the social and political organization of western society. |
Palavra-chave: | Mulher Xavante Cultura Educação indígena |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Xavante women Culture Indigenous education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | REZENDE, Maria Aparecida. A organização social e educativa das mulheres da aldeia Pimentel Barbosa: uma etnografia das educadoras piõ A’uwẽ (mulheres Xavante). 2012. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2524 |
Data defesa documento: | 7-Nov-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2012_Maria Aparecida Rezende.pdf | 6.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.