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http://ri.ufmt.br/handle/1/2525
Tipo documento: | Tese |
Título: | O olhar, a menina dos olhos, única e total : compreensão fenomenológica do Programa Meninas dos Olhos de Deus e das dimensões da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes em interface com a educação |
Autor(es): | Fernandes, Raquel Martins |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Coorientador: | Clemente, Fabio Di |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Freire, Maria de Lourdes Bandeira Lamonica |
Membro da Banca: | Graciani, Maria Stela Santos |
Membro da Banca: | Oliveira, Rita Aparecida Pereira de |
Membro da Banca: | Machado, Marina Marcondes |
Resumo : | O quadro de Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA) no Brasil e no mundo inquieta vários segmentos sociais e pesquisadores de áreas diversas. Para contribuir com o estudo desta realidade, se insere esta pesquisa de doutorado na área de Educação; linha de pesquisa Movimentos Sociais, Políticas e Educação Popular do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Investigamos iniciativas com certa visibilidade institucional, em âmbito nacional e internacional, que atuam em processos educacionais de criança e adolescentes vítimas ou vulneráveis à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA), particularmente o Programa Meninas dos Olhos de Deus (Mobilização Mundial - ONG). O objetivo da pesquisa foi compreender o sentido da educação presente nos depoimentos dos líderes do Programa Meninas dos Olhos de Deus e sua relação com a dimensão corps propre de Maurice Merleau-Ponty e com isso contribuir para o desvelamento de questões que permeiam o fenômeno social da ESCCA. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com base fenomenológica e referencial teórico em Merleau-Ponty. E uma revisão sistemática, com buscas no ambiente virtual de artigos científicos sobre a ESCCA e temas correlatos com os seguintes descritores: exploração sexual comercial, violência sexual contra crianças e adolescentes, abuso sexual contra crianças e adolescentes; tráfico sexual de crianças e adolescentes, prostituição infantil. Foram pesquisadas publicações do Programa Meninas dos Olhos de Deus, postadas no site oficial, revistas, jornais e livros e entrevistados 25 líderes. Investigamos artigos sobre Merleau-Ponty e três teses com interlocução a este autor, este percurso permitiu escolher e utilizar categorias mais adequadas para a compreensão do fenômeno. Identificamos, no decorrer do movimento de focar/desfocar a imagem, singularidades, no fenômeno, que se revelavam quando se alteravam os ângulos de percepção da mesma, e de seu sistema de referência, sem que pudéssemos entendê-la previamente como algo estático ou exaurido por nós face à dinâmica de sua polissemia, que expressava uma percepção pluridimensional do fenômeno ESCCA. Sobre a concepção de educação do Programa Meninas dos Olhos de Deus percebemos uma educação baseada no amor, que pela reciprocidade, dignifica a pessoa em sua singularidade, pessoalidade e integralidade do ser. Percebemos também a perspectiva da alteridade no processo de construção de identidade dos líderes. Constatamos que a problemática da ESCCA está banhada de pluridimensionalidade, que não se esgota na violência da opressão socioeconômica e desreconhecimento da condição humana; implica na produção de um sistema simbólico gerador de estigma cultural, que traz impactos sobre todas as dimensões do ser com implicações locais, pessoais, políticas e planetária. |
Resumo em lingua estrangeira: | Commercial sexual exploitation of children and teenagers in Brazil and all around the world disquiets many social groups and researchers from different areas. This doctoral research in Education (inscribed in the research line Social movements, politics and popular education, from the Education Institute, at Universidade Federal de Mato Grosso) aims to study such reality. We investigate national and international projects with relative institutional visibility, which promote educational processes with children and teenagers victimized by, or vulnerable to, commercial sexual exploitation, specially the program Apple of God´s Eyes (Global Mobilization – NGO). The main objective of this research was to understand the meaning of education in the testimonials by the leaders of the program Apple of God´s Eyes, as well as its relation to the corps propre dimension in Maurice Merleau-Ponty´s speech, so as to unveil issues related to the commercial sexual exploitation of children and teenagers. To do so, we have made a qualitative research with phenomenological foundations, based on MerleauPonty, and a systematic bibliographic review in virtual environments on commercial sexual exploitation of children and teenagers and related themes, based on the following descriptors: commercial sexual exploitation, sexual violence against children and teenagers, sexual abuse against children and teenagers, sexual traffic of children and teenagers, child prostitution. We have also researched publications by the program Apple of God´s Eyes in its official site, magazines, journals and interviews with 25 leaders. We have also researched papers on Merleau-Ponty and three doctoral theses about the author. This intellectual route permitted us to choose and employ more adequate categories to understand such phenomenon. We have identified, throughout the process of focusing and defocusing images, singularities in this phenomenon, which could only be seen when we changed the angle of its perception and its reference system. Therefore, these images could not be previously understood as static or extinguishable, due to their polysemy and the multidimensional perception of the commercial sexual exploitation of children and teenagers. Regarding the concept of education in the program Apple of God´s Eyes, we could see a notion of love-based education, which mutually dignifies the subject in their singularity, personality and integrality. We also realized that the idea of otherness is part of the process of their leaders´ identity construction. It was concluded that the problem of commercial sexual exploitation of children and teenagers is full of multidimensionality, which is not restricted to the violence of socioeconomical oppression and disregard of the human condition. It implies the production of a symbolic system that generates cultural stigmatization, impacting on all the being´s dimensions, from local and personal to political and planetary implications. |
Palavra-chave: | Educação Exploração sexual comercial Violência Fenomenologia merleau-pontyana |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Commercial sexual exploitation Violence Merleau-ponty´s fenomenology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | FERNANDES, Raquel Martins. O olhar, a menina dos olhos, única e total: compreensão fenomenológica do Programa Meninas dos Olhos de Deus e das dimensões da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes em interface com a educação. 2012. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2525 |
Data defesa documento: | 6-Nov-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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