Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Alessandro Batista de-
dc.date.accessioned2017-03-23T15:42:16Z-
dc.date.available2015-08-19-
dc.date.available2017-03-23T15:42:16Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alessandro Batista de. O uso da experimentação como instrumento de ensino de física na formação continuada de professores. 2015. iv, 46 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/254-
dc.description.abstractThis work concerns about to understand the relationship between experimental practices and everyday life in various scholar comunities relateds to knowledge construction and scientific language concepts, mainly in Physics language, based on answers to a questionnaire by high school Physics teachers. The investigation was based on the existence of challenges and difficulties with scientific language, particularly in physics, by the students and the infrequently and applicability of experiments in schools, noting answers on what are the times when educators use certain experiments and reasons why they choose to perform them. We intend to establish a relation between experimental practice and the school universe and which are the concepts of teachers, who answered the questionnaire, about how this process interfere in the knowledge construction in the teaching of Sciences, especially in Physics. By the dialog about differents possibilities of understand the relation between the theory and the experiment, we propose, based on the ideas of Thomas Kuhn, a reflection about how are chosen the methods to perform the experimental practice, as well as the standard used and the new ways to verify phenomena as a teaching tool. These ideas allow to analize if and how the traditional scientific method influences teachers on their decisions about the experimental practice and on the observation of phenomena, associated with the challenges of acceptance or refutation of the new knowledges or of the new concepts that somehow are related with the paradigm shift of Kuhn.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-23T15:41:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Alessandro Batista de Araújo.pdf: 673573 bytes, checksum: d0965a2f9ea9f78bf0830c8468f6572f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-23T15:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Alessandro Batista de Araújo.pdf: 673573 bytes, checksum: d0965a2f9ea9f78bf0830c8468f6572f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-23T15:42:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Alessandro Batista de Araújo.pdf: 673573 bytes, checksum: d0965a2f9ea9f78bf0830c8468f6572f (MD5) Previous issue date: 2015-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso da experimentação como instrumento de ensino de física na formação continuada de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordThomas Kuhnpt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordParadigmapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Neto, Frederico Ayres de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725348848264406pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Neto, Frederico Ayres de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1725348848264406pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0171675891487574pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender como a prática experimental se relaciona com o cotidiano em diversas comunidades escolares em relação à construção de saberes e conceitos da linguagem científica, principalmente da Física, a partir das respostas de professores de Física do Ensino Médio a um questionário. A investigação foi fundamentada na existência de desafios e dificuldades com a linguagem científica, principalmente em física, por parte dos alunos e a pouca frequência e aplicabilidade de experimentos nas escolas, observando respostas sobre quais são os momentos em que os educadores utilizam determinados experimentos e os motivos pelos quais eles optam em realizá-los. Com isso, pretende-se estabelecer a relação entre a prática experimental e o universo escolar e quais as concepções desses educadores sobre como esse processo interfere na construção do conhecimento no ensino de ciências, em especial em Física. A partir do diálogo sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propusemos baseados nas ideias de Thomas Kuhn, uma reflexão sobre como são escolhidos os critérios para a realização das práticas experimentais, os padrões utilizados e as novas formas de abordagem dos fenômenos como instrumento de ensino. Tais ideias permitem analisar se o método científico tradicional influencia os educadores nas decisões sobre a prática experimental, em caso positivo, como acontece essa influência e a consequente observação dos fenômenos, associados aos desafios provenientes da aceitação ou refutação de novos conhecimentos ou de novos conceitos que, de certa forma, estão relacionados à quebra de paradigma segundo Kuhn.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Thomas Kuhnpt_BR
dc.subject.keyword2Experimentspt_BR
dc.subject.keyword2Paradigmpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Geison Jader-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794369843997713pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Alessandro Batista de Araújo.pdf657.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.