Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisco Américo da-
dc.date.accessioned2021-05-28T19:21:08Z-
dc.date.available2016-06-28-
dc.date.available2021-05-28T19:21:08Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Américo da. Um curso de Física aplicado à educação escolar indígena. 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2551-
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the potentiality of the Didatic Guide, Applied Physics to the environment, as a methodological resource facilitator of meaningful learning. Focused on Indian Teacher Training on Mathematics and Natural Science, the research was developed during the use of the Guide into the subject “Applied Physics to the environment”, with a workload of 60 hours, of the Indigenous Intercultural Degree Course, offered by Mato Grosso University, in the second semester of 2015, with the purpose of verifying its applicability and to find evidences of meaningful learning. In the methodological proposal the concepts of air temperature, air relative humidity, precipitation and solar radiation are presented into the perspective of The Theory of Conceptual Fields from Vergnaud, relating them to the environment aspects and to indigenous culture. The data was collected through questionnaire, interviews, record of experimental activities, photographs and written test. 11 students from different ethnicities took part of this survey, whose reports were systematized, categorized, compared and analyzed, on the problem solving, following the triplet: Situations, Operative invariants and Symbolic Representation. The analysis realized showed that the proposal was well received by the participants and it did not cause any estrangement to the content developed in the subject, and also showing some evidences of meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2020-12-11T01:32:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Francisco Américo da Silva.pdf: 2271376 bytes, checksum: de1c3adc659af5987efefc30e10af895 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-05-28T19:21:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Francisco Américo da Silva.pdf: 2271376 bytes, checksum: de1c3adc659af5987efefc30e10af895 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-28T19:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Francisco Américo da Silva.pdf: 2271376 bytes, checksum: de1c3adc659af5987efefc30e10af895 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm curso de Física aplicado à educação escolar indígenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subject.keywordFormação de professores indígenaspt_BR
dc.subject.keywordEtnofísicapt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.referee2Gaio, Denilton Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132654148436579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6460769083875201pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar a potencialidade do Guia Didático, Física Aplicada ao Ambiente, como recurso metodológico facilitador da aprendizagem significativa. Voltado para a Formação de Professores Indígenas na área de Ciências Matemáticas e da Natureza, a pesquisa-ação foi desenvolvida durante a aplicação do Guia na disciplina “Física Aplicada ao Ambiente”, com carga horária de 60 horas, do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, no semestre letivo 2015/2, com o objetivo de verificar a sua aplicabilidade e a busca de evidências de aprendizagem significativa. Na proposta metodológica os conceitos de Temperatura do ar, Umidade Relativa do Ar, Precipitação e Radiação Solar são apresentados na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. Para coleta de dados da pesquisa foram utilizados questionários, entrevistas, registro das atividades experimentais, diário de bordo, fotografias das atividades realizadas e avaliação escrita. Participaram da disciplina 11 alunos, de 10 etnias, cujos relatos foram sistematizados, categorizados, comparados e analisados, diante da realização de problemas, segundo o tripleto: Situações, Invariantes Operatórias e Representações Simbólicas. A análise realizada mostrou, de modo geral, que a proposta foi bem recebida pelos participantes, não apresentando nenhuma forma de estranhamento aos conteúdos desenvolvidos na disciplina, apontando ainda algumas evidências da promoção da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Theory of conceptual fieldspt_BR
dc.subject.keyword2Indian teacher trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Etnophysicspt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Mônica Cidele da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5463487249345107pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Francisco Américo da Silva.pdf2.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.