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http://ri.ufmt.br/handle/1/2563
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A Educação Física e as finalidades educacionais do ensino médio : um estudo de caso |
Autor(es): | Araujo, Geander Franco de |
Orientador(a): | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
Resumo : | A pesquisa, está inserida no campo de discussão da Educação Física Escolar, entrelaçando-se aos estudos de fundamentos pedagógicos e sócio-antropológicos do corpo, e tem como objeto, o estudo de Caso com jovens que estão cursando o Ensino Médio no espaço/tempo das aulas de Educação Física. No intuito de encontrar possíveis respostas as nossas indagações e reflexões elaboradas a partir do Art. 35 da LDBEN 9.394/96 nos perguntamos: Em que medida a Educação Física no Ensino Médio responde às finalidades do artigo 35 da LDBEN 9.394/96? Ao definir e apresentar a problemática deste estudo, lançamos mão de bases teóricas através do levantamento bibliográfico de pesquisas e literaturas com a temática interligada proporcionando elementos teóricos para a contribuição de uma visão abrangente do objeto pesquisado. O universo da pesquisa envolve a Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos “Jaiminho” e as turmas de ensino médio regular do período matutino. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas como o professor de Educação Física no Ensino Médio da Escola e com 21 jovens que se encontravam matriculados desde a 1a à 3a série do Ensino Médio. Foram efetivadas também, observações das aulas de educação física através de roteiro orientador semiestruturado. Por meio desta pesquisa descritiva, buscamos centrar nossas investigações nas respostas desses alunos, com base nas suas experiências educacionais contrastando-as com as literaturas investigadas e a partir das propostas/documentos legais e orientadores que vêm sendo atualmente discutidos nas esferas superiores sobre Educação Básica. Para tanto, nos propomos através das respostas dos alunos e as observações das aulas, os pressupostos teóricos e os documentos legais analisados, compreender se a Educação Física responde as orientações legais do artigo 35 da LDBEN 9.394/96. Constatou-se que por mais que a Educação Física tente ser um componente curricular que fomenta uma prática transformadora como perspectiva a lei, esse processo não está dado se encontra em constituição, sinalizando uma releitura do cenário atual desse contexto. Nesse sentido, observamos que as representações dos alunos e a prática do professor na escola investigada expressam proposições que instrumentalizam para a vida fisicamente ativa respondendo aos anseios da sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research is inserted in the physical education field of discussion, intertwining the studies of educational foundations and socio-anthropological body, and its object, the study case with young people who are attending high school in the space / time of physical education classes. . In order to find possible answers to our questions and reflections drawn from Article 35 of LDBEN 9394/96 we ask: To what extent physical education in high school meets the purposes of Article 35 of LDBEN 9394/96? To define and present the problem of this study, we used a theoretical basis through literature research and literatures with the interconnected theme providing theoretical elements for the contribution of a comprehensive view of the researched object. The universe of research involves the State School Jaime Veríssimo de Campos "Jaiminho" and the regular high school classes of the morning period. Semi-structured interviews were conducted as a physical education teacher in high school and the school with 21 young people who were enrolled from the 1st to 3rd year of high school. Were also effected, observations of physical education lessons through semistructured script advisor. Through this descriptive research, we focus our research on the responses of these students, based on their educational experiences contrasting them with the investigated literature and from proposals / legal and policy documents that come currently being discussed in the higher spheres of Basic Education. Therefore, we propose through the student responses and observations of classes, the theoretical assumptions and the legal documents analyzed to understand the physical education answers the legal guidelines of Article 35 of LDBEN 9.394 / 96. It was found that while physical education try to be a curricular component that promotes a transformative practice as the law perspective, this process is not given is in constitution, signaling a reinterpretation of the current scenario this context. In this sense, we observed that the representations of the students and teacher practice in the school investigated express propositions that instrumentalize for the physically active life responding to the desires of society. |
Palavra-chave: | Educação física Ensino médio LDBEN 9.394/96 Art. 35 |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical education High School LDBEN 9.394 / 96 Art. 35 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | ARAUJO, Geander Franco de. A Educação Física e as finalidades educacionais do ensino médio: um estudo de caso. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2563 |
Data defesa documento: | 31-Mar-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
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