Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2564
Tipo documento: Dissertação
Título: Capacidade institucional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso : o caso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
Autor(es): Contrera, Renata Bueno
Orientador(a): Estevinho, Telmo Antonio Dinelli
Membro da Banca: Estevinho, Telmo Antonio Dinelli
Membro da Banca: França, Raimundo Nonato Cunha de
Membro da Banca: Teixeira, Marco Antonio Carvalho
Resumo : A Constituição Federal de 1988 (CF/88) ampliou as competências e atribuições dos órgãos de controle e fiscalização da Administração Pública. Dentre estes, destacam-se os Tribunais de Contas, que possuem a atribuição constitucional de realizar o monitoramento e a fiscalização da atuação dos órgãos públicos. Tratam-se de organizações bem equipadas e com burocracias treinadas para o controle dos atos da administração pública, mas que em determinados casos podem se tornar disfuncionais. Em Mato Grosso, a atuação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) não impediu os problemas no planejamento e execução da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento, desenho e capacidades institucionais do TCE MT, e em que medida esses aspectos influenciaram na capacidade do órgão de realizar a sua atribuição de fiscalizar a implantação do VLT em Cuiabá e Várzea Grande. A hipótese construída sugere que a indicação política dos conselheiros do TCE-MT dificulta a sua atuação enquanto agência de controle. Para tanto, utilizou os dados relativos à atuação do TCE-MT na fiscalização das obras do VLT. Para realizar a pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; entrevistas semiestruturadas; análise de documentos oficiais e relatórios da agência de controle. A análise dos dados indica que o desenho institucional do TCE-MT afetou a fiscalização do VLT, que foi influenciada pelo ambiente político.
Resumo em lingua estrangeira: The Federal Constitution of 1988 (CF / 88) expanded the powers and duties of the control and inspection bodies of the Public Administration. Among these, the Courts of Accounts stand out, which have the constitutional participation in monitoring and inspecting the performance of public bodies. These are well-equipped organizations with trained bureaucracies to control the actions of public administration, but in which these cases can become dysfunctional. In Mato Grosso, the performance of the State Audit Court (TCE-MT) did not prevent the problems of planning and execution the implementation of the Light Rail Vehicle (VLT) in Cuiabá and Várzea Grande. The objective of this research is to analyze the development, design and institutional capacities of TCE-MT, and to what extent these aspects influenced the agency's ability to carry out its task of supervising the implementation of the VLT in Cuiabá and Várzea Grande. The hypothesis built suggests that the political appointment of the TCE-MT board members makes it difficult for them to act as a control agency. To this end, it used data related to the performance of TCE-MT in the inspection of VLT works. To carry out the research, the following methodological procedures were used: literature review; semi-structured interviews; analysis of official documents and reports from the control agencie. The analysis of the data indicates that the institutional design of the TCE MT affected the inspection of the VLT, which was influenced by the political environment.
Palavra-chave: Tribunal de Contas
Veículo Leve sobre Trilhos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Audit Office
Light Rail Vehicle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: CONTRERA, Renata Bueno. Capacidade institucional do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: o caso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2564
Data defesa documento: 27-Ago-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Renata Bueno Contrera.pdf2.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.