Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Benedito Carlos de-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:53:40Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.available2017-03-28T15:53:40Z-
dc.date.issued2015-07-01-
dc.identifier.citationJESUS, Benedito Carlos de. Mapa conceitual como ferramenta para o ensino das leis da termodinâmica. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/256-
dc.description.abstractThe present work presents the results of a study done by graduate students and Bachelor of biological sciences UNEMAT-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO, in the municipality of Cáceres-MT. The survey was conducted in the class 2014/2-full-time CAC690 with 27 students in the second half of 2014, being used the search context triad: Act of teaching – classroom context – assessment. In this triad suggests that the teacher in the Act of teaching, use conceptual maps as teaching tool to negotiate meanings. And within the context of the classroom, into which the previous knowledge that biology students have about entropy and through the concept map constructed by the students evaluate the evolution of the concepts studied. The strategy to be developed for the construction of concept maps involved the qualitative methodology, where the meaning that students give to the concepts of entropy and life are foci of attention and Special attention of the researcher, because this meant that in three specific steps that were built the conceptual maps could ascertain whether students rank, differentiated the main concepts of the secondary, related the concepts of entropy in thermodynamics and how they integrated the concepts of entropy, i.e. how they reconcile this concept integrativamente. Altogether there were seven steps (classes), being the first and the last to implement the tests, for subsequent comparison of the results. The results served to analyse and assess whether what was examined proved to be efficient and significant learning was reached.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-28T12:16:26Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Benedito Carlos de Jesus.pdf: 4720583 bytes, checksum: c95f22d20d611f53829e3bab5a6b93f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-28T15:53:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Benedito Carlos de Jesus.pdf: 4720583 bytes, checksum: c95f22d20d611f53829e3bab5a6b93f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-28T15:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Benedito Carlos de Jesus.pdf: 4720583 bytes, checksum: c95f22d20d611f53829e3bab5a6b93f2 (MD5) Previous issue date: 2015-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMapa conceitual como ferramenta para o ensino das leis da termodinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordMapa conceitualpt_BR
dc.subject.keywordEnsino de entropiapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6482988139302580pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de um estudo feito junto aos alunos de Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas da UNEMAT – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO, situada no município de Cáceres-MT. A pesquisa foi realizada na turma 2014/2-CAC690 de período integral com 27 alunos no segundo semestre de 2014, sendo utilizada a tríade do contexto da pesquisa: ato de ensinar – contexto de sala de aula – avaliação. Nesta tríade sugere que o professor no ato de ensinar, utilize mapas conceituais como ferramenta de ensino para negociar significados. E dentro do contexto da sala de aula, investigar quais os conhecimentos prévios que os alunos de biologia têm sobre entropia e através do mapa conceitual construído pelos alunos avaliar a evolução dos conceitos estudados. A estratégia a ser desenvolvida para a construção dos mapas conceituais envolveu a metodologia qualitativa, onde o significado que os alunos dão aos conceitos de entropia e a vida são focos de atenção especial do pesquisador, porque isso significava que nas três etapas especificas que fossem construídos os mapas conceituais pudessem averiguar se os alunos hierarquizaram, diferenciaram os conceitos principais dos secundários, relacionaram os conceitos de entropia com a termodinâmica e como eles integrariam os conceitos de entropia, isto é, como eles reconciliam integrativamente esse conceito. Ao todo foram seis etapas (aulas), sendo a primeira para aplicação do pré-teste, a segunda para orientar na construção do mapa conceitual, a terceira e quarta, quinta e sexta para a construção dos mapas conceituais. As análises dos mapas conceituais serviram para avaliar se houve a aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
dc.subject.keyword2Physics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Conceptual mappt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of entropypt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Maluf, Vitérico Jabur-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863254731235198pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Benedito Carlos de Jesus.pdf4.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.