Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerin, Dirlei-
dc.date.accessioned2017-03-29T16:31:37Z-
dc.date.available2015-12-11-
dc.date.available2017-03-29T16:31:37Z-
dc.date.issued2015-11-12-
dc.identifier.citationPERIN, Dirlei. O gerador elétrico como proposta didática para o ensino de física: da formação continuada ao ensino contextualizado. 2015. xii, 100 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/259-
dc.description.abstractOn the basis of interactions promoted by continuing education with physics teachers from the Arinos Valley, we investigated the potential of a didactic proposal focusing on the electric generator for teaching concepts of physics and mathematics in high school. Seeking to ensure the contextualization in the teaching-learning process, the work captures the reality of power generation in the country, social context of several of the students and teachers in the region, where non-governmental alternatives are applied to ensure electricity and comfort to many families. The research was motivated by the difficulty presented by teachers who teach the discipline of physics in working with concepts related to electricity and magnetism in context and meaning. From the perspective of qualitative research, through questionnaires and interviews, the profile of these teachers, was delineated in addition to analyzing the feasibility of the proposal. In the validation of the product with students, it was found that the experimental work can motivate the predisposition to learning. The results obtained confirm the importance of continuing teacher training and study methodologies that combine theory and practice in teaching physics and mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-29T14:17:58Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Dirlei Perin.pdf: 4326928 bytes, checksum: 800c2d5e318ecf3d435c39e83dda6759 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-29T16:31:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Dirlei Perin.pdf: 4326928 bytes, checksum: 800c2d5e318ecf3d435c39e83dda6759 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-29T16:31:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Dirlei Perin.pdf: 4326928 bytes, checksum: 800c2d5e318ecf3d435c39e83dda6759 (MD5) Previous issue date: 2015-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO gerador elétrico como proposta didática para o ensino de física : da formação continuada ao ensino contextualizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordEletricidadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Jorge Neto, Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756405723104589pt_BR
dc.contributor.referee1Jorge Neto, Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756405723104589pt_BR
dc.contributor.referee2Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749283147649281pt_BR
dc.description.resumoA partir das interações promovidas pela formação continuada com professores de física do Vale do Arinos, investigou-se as potencialidades de uma proposta didática com foco no gerador elétrico para o ensino de conceitos de Física e Matemática no Ensino Médio. Buscando garantir a contextualização no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho resgata a realidade da geração de energia no campo, contexto social de vários dos alunos e professores da região, onde alternativas não governamentais são aplicadas para garantir eletricidade e conforto a muitas famílias. A pesquisa foi motivada pela dificuldade apresentada por professores que lecionam a disciplina de Física em trabalhar com conceitos relacionados à eletricidade e magnetismo de forma contextualizada e com significado. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, através de questionários e entrevistas, delineou-se o perfil desses professores, além de analisar a viabilidade da proposta. Na validação do produto com alunos, verificou-se que o trabalho experimental pode motivar a predisposição à aprendizagem. Os resultados obtidos confirmam a importância da formação continuada e do estudo de metodologias que conciliem teoria e prática no ensino de Física e Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2electricitypt_BR
dc.subject.keyword2Learningpt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Osvaldo Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4202607809882017pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Dirlei Perin.pdf4.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.