Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Perin, Dirlei | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T16:31:37Z | - |
dc.date.available | 2015-12-11 | - |
dc.date.available | 2017-03-29T16:31:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-12 | - |
dc.identifier.citation | PERIN, Dirlei. O gerador elétrico como proposta didática para o ensino de física: da formação continuada ao ensino contextualizado. 2015. xii, 100 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/259 | - |
dc.description.abstract | On the basis of interactions promoted by continuing education with physics teachers from the Arinos Valley, we investigated the potential of a didactic proposal focusing on the electric generator for teaching concepts of physics and mathematics in high school. Seeking to ensure the contextualization in the teaching-learning process, the work captures the reality of power generation in the country, social context of several of the students and teachers in the region, where non-governmental alternatives are applied to ensure electricity and comfort to many families. The research was motivated by the difficulty presented by teachers who teach the discipline of physics in working with concepts related to electricity and magnetism in context and meaning. From the perspective of qualitative research, through questionnaires and interviews, the profile of these teachers, was delineated in addition to analyzing the feasibility of the proposal. In the validation of the product with students, it was found that the experimental work can motivate the predisposition to learning. The results obtained confirm the importance of continuing teacher training and study methodologies that combine theory and practice in teaching physics and mathematics. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-29T14:17:58Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Dirlei Perin.pdf: 4326928 bytes, checksum: 800c2d5e318ecf3d435c39e83dda6759 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-03-29T16:31:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Dirlei Perin.pdf: 4326928 bytes, checksum: 800c2d5e318ecf3d435c39e83dda6759 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-29T16:31:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Dirlei Perin.pdf: 4326928 bytes, checksum: 800c2d5e318ecf3d435c39e83dda6759 (MD5) Previous issue date: 2015-11-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O gerador elétrico como proposta didática para o ensino de física : da formação continuada ao ensino contextualizado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletricidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Jorge Neto, Miguel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756405723104589 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jorge Neto, Miguel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756405723104589 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curvo, Eduardo Augusto Campos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8170800329568830 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1749283147649281 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir das interações promovidas pela formação continuada com professores de física do Vale do Arinos, investigou-se as potencialidades de uma proposta didática com foco no gerador elétrico para o ensino de conceitos de Física e Matemática no Ensino Médio. Buscando garantir a contextualização no processo de ensino-aprendizagem, o trabalho resgata a realidade da geração de energia no campo, contexto social de vários dos alunos e professores da região, onde alternativas não governamentais são aplicadas para garantir eletricidade e conforto a muitas famílias. A pesquisa foi motivada pela dificuldade apresentada por professores que lecionam a disciplina de Física em trabalhar com conceitos relacionados à eletricidade e magnetismo de forma contextualizada e com significado. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, através de questionários e entrevistas, delineou-se o perfil desses professores, além de analisar a viabilidade da proposta. Na validação do produto com alunos, verificou-se que o trabalho experimental pode motivar a predisposição à aprendizagem. Os resultados obtidos confirmam a importância da formação continuada e do estudo de metodologias que conciliem teoria e prática no ensino de Física e Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | electricity | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Learning | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Osvaldo Alves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4202607809882017 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Dirlei Perin.pdf | 4.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.