Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2603
Tipo documento: Dissertação
Título: Futebol e criatividade : imitação da intenção e movimentos ritmados
Autor(es): Rodrigues, Helenir Resende
Orientador(a): Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Grunennvaldt, José Tarcísio
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Kunz, Elenor
Resumo : Jogadores habilidosos, criativos e com capacidade de improvisação: procura-se elencar possíveis fatores para a escassez deles. As crianças podiam jogar na rua, nos campinhos improvisados, com autonomia, criatividade e irreverência; hoje restam as escolas de futebol com professores a querer ensinar tudo. Diante da possibilidade de experimentar alternativas desenvolveu-se uma pesquisa exploratória junto à Escola de Futebol da FEF-UFMT (dentro do projeto de extensão futebol), utilizando, nas aulas da modalidade, as atividades ritmadas e a “imitação da intenção” bem como o incentivo à imaginação criativa. Observou-se quanto às possibilidades da escola de futebol tornar-se “um espaço de construção coletiva”, de emancipação e de criatividade. Os participantes da pesquisa são dezoito crianças do sexo masculino com idade entre dez e quatorze anos, selecionadas a partir de um grupo inicial de trinta e três alunos. Todos os alunos sujeitos da pesquisa estão regularmente matriculados no projeto de extensão Escolinha de Futebol da UFMT. Inicialmente todos os meninos foram submetidos a uma avaliação de nível técnico; testes de condução e passe e observação pelos professores; divididos em iniciantes e intermediários. Aos alunos do grupo iniciantes (grupo estudado) foi proposta a nova abordagem; aos do grupo intermediários (grupo não estudado) foi proposta a abordagem tradicional e com acompanhamento por outro professor (não pesquisador). O estudo constituiu-se de trinta aulas de uma hora e meia cada. Os objetivos principais do estudo consistiram em verificar a aceitação e dificuldades dos alunos envolvidos e verificar as possibilidades e contribuições dessas práticas na melhoria das habilidades específicas deles e quanto à possibilidade da escola de futebol poder se tornar “um espaço” de liberdade, de criatividade, de emancipação e de inclusão dos alunos “comuns”. Os testes aplicados antes do início das atividades indicaram a grande dificuldade técnica dos meninos, especialmente dos iniciantes. Mas não se pretende provar nada e sim aprovar uma prática pela experimentação: o que a objetividade não pode fazer a subjetividade nos permite enxergar. A viabilidade da “experiência alternativa de prática desportiva” se materializou na aceitação, no entusiasmo, na autoconfiança das crianças. E na arte de jogar futebol também a evolução foi notória. As atividades ritmadas e a imitação da intenção podem contribuir decisivamente para o reencontro com o nosso futebol arte? Após trinta encontros temos boas novas para contar, mas faz-se necessário um esforço complementar: continuar lendo até o final.
Resumo em lingua estrangeira: Jugadores expertos, las habilidades creativas y de improvisación: mirando a la lista de posibles factores de su escasez. Los niños pueden jugar en la calle, en emplazamientos improvisados, con la autonomía, la creatividad y la irreverencia; dejó hoy las escuelas de fútbol con los maestros quieren enseñar todo. Ante la posibilidad de probar alternativas desarrollaron una investigación exploratoria con el fútbol Escolina ETF-UFMT (dentro del proyecto de extensión de fútbol), utilizando las lecciones del deporte, las actividades rítmicas y la "imitación de intención", así fomentar la imaginación creativa. Hubo sobre las posibilidades de la escuela de fútbol convertido en "un espacio de construcción colectiva", la emancipación y la creatividad. Participantes en la encuesta son diez y ocho hijos varones de edades comprendidas entre diez y catorce años, seleccionados de un grupo inicial de treinta y tres estudiantes. Todos los sujetos de estudio los estudiantes están inscritos en el proyecto de ampliación Escuelita de Fútbol UFMT. Inicialmente, todos los niños fueron sometidos a una evaluación técnica; los exámenes de conducción y pase por los profesores y observación; divididos en principiantes e intermedios. Los estudiantes del grupo de principiantes (grupo de estudio) se propusieron el nuevo enfoque; para el grupo intermedio (sin grupo de estudio) se propuso el enfoque tradicional y con la supervisión de otro maestro (no de investigación). El estudio consistió en treinta clases de una hora y media cada una. Los principales objetivos del estudio consistieron en la observación de la aceptación y las dificultades de los estudiantes involucrados y comprobar las posibilidades y las contribuciones de estas prácticas sobre la mejora de las habilidades específicas de los mismos y la posibilidad de la escuela de fútbol podría convertirse en "un espacio de" libertad, la creatividad de la emancipación y la inclusión de los estudiantes "normales". Las pruebas aplicadas antes del inicio de las actividades indicadas la gran dificultad técnica de los niños, especialmente los principiantes. Pero no es la intención de demostrar nada, pero para aprobar una práctica mediante la experimentación. La viabilidad de la "experiencia alternativa del deporte" se materializó la aceptación, entusiasmo, confianza en sí mismo en los niños. Y en el arte de jugar al fútbol también la evolución era evidente. Las actividades rítmicas y la imitación de intención pueden contribuir decisivamente a la reunión con nuestro arte de fútbol? Después de treinta reuniones tenemos buenas noticias que contar, pero es necesario un esfuerzo complementario: para seguir leyendo hasta el final.
Palavra-chave: Futebol
Criatividade
Imitação da intenção
Movimentos ritmados
Palavra-chave em lingua estrangeira: Fútbol
Creatividad
Intención de imitación
Movimientos rítmicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: RODRIGUES, Helenir Resende. Futebol e criatividade: imitação da intenção e movimentos ritmados. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2603
Data defesa documento: 29-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Helenir Resende Rodrigues.pdf1.7 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.