Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Poliana Conceição Rocha de-
dc.date.accessioned2021-07-22T22:04:59Z-
dc.date.available2021-01-06-
dc.date.available2021-07-22T22:04:59Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationPAULA, Poliana Conceição Rocha de. Internacionalização do ensino superior: o movimento na licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2644-
dc.description.abstractThe internationalization movement in higher education institutions has grown in size, purpose and complexity, reflecting a world with increasingly globalized and internationalized universities. With this advance of internationalization, challenges and opportunities for higher education institutions, especially the public ones, emerge, which point to the need to search for methods that favor the expansion of their borders, seeking partnerships and agreements with international institutions, aiming at strengthening actions of teaching, research and extension. In order to expand the studies on the internationalization movement of higher education in undergraduate courses, this work has as main focus to investigate the internationalization movement in the Licentiate Degree in Chemistry at the Federal University of Mato Grosso. It is a qualitative research directed to the case study. Multiple data sources were used to build the case in depth. Information pertinent to documents, interviews and archival records were analyzed, which allowed us to understand aspects related to the dynamics of internationalization actions in undergraduate courses and how this movement occurs. Although already inserted in a context of international cooperation since its early years, and especially in the structuring of its first laboratories, the data showed that the participation of the Chemistry Degree course, Cuiabá‟s campus, is very incipient in the internationalization movement of the Federal University Mato Grosso, mainly in the field of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-07-19T16:07:26Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Poliana Conceição Rocha de Paula.pdf: 11548519 bytes, checksum: f27019f26b373d11a3129b7e091be637 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-07-22T22:04:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Poliana Conceição Rocha de Paula.pdf: 11548519 bytes, checksum: f27019f26b373d11a3129b7e091be637 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T22:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Poliana Conceição Rocha de Paula.pdf: 11548519 bytes, checksum: f27019f26b373d11a3129b7e091be637 (MD5) Previous issue date: 2020-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInternacionalização do ensino superior : o movimento na licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordInternacionalização das licenciaturaspt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.referee2Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9617732627559810pt_BR
dc.description.resumoO movimento de internacionalização nas instituições de ensino superior cresceu em dimensão, finalidade e complexidade, reflexos de um mundo com universidades cada vez mais globalizadas e internacionalizadas. Com esse avanço da internacionalização, surgem desafios e oportunidades para as instituições de ensino superior, sobretudo as públicas, que apontam necessidades de busca de métodos que favoreçam a expansão de suas fronteiras buscando parcerias e acordos com instituições internacionais, objetivando fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. No intuito de ampliar os estudos sobre o movimento de internacionalização do ensino superior nos cursos de Licenciaturas, este trabalho tem como foco principal investigar o movimento de internacionalização na Licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. É uma pesquisa qualitativa direcionada ao estudo de caso. Foram utilizadas múltiplas fontes de dados para montar o caso em profundidade. Foram analisadas informações pertinentes a documentos, entrevistas e registros de arquivo, que permitiu compreender aspectos relativos à dinâmica das ações de internacionalização nas licenciaturas e como ocorre esse movimento. Embora já inserido em um contexto de cooperação internacional desde seus primeiros anos, e principalmente na estruturação dos seus primeiros laboratórios, os dados mostraram que atualmente é muito incipiente a participação do curso de Licenciatura em Química, campus Cuiabá, no movimento de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso, principalmente no âmbito do ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
dc.subject.keyword2Internacionalization of degreespt_BR
dc.contributor.referee3Akkari, Abdeljalil-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5483985772772673pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Poliana Conceição Rocha de Paula.pdf11.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.