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Tipo documento: Dissertação
Título: O arco-íris é meu ambiente : as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico
Autor(es): Jales, Romário Custódio
Orientador(a): Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Silva, Regina Aparecida da
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Barzano, Marco Antonio Leandro
Resumo : Essa pesquisa envolve três grandes eixos que estão conectados, embora algumas vezes possam estar distantes: educação ambiental, LGBT+ e crise climática. Por meio da educação ambiental buscamos compreender como a comunidade LGBT+ interpreta o fenômeno climático. Partimos da premissa que as narrativas de suas vivências possuem valores pedagógicos essenciais para que o movimento LGBT+ incorpore a dimensão climática em suas pautas de lutas e o movimento ecologista também incorpore a comunidade LGBT+ em suas políticas. Em síntese, buscamos construir as aprendizagens pelas narrativas de um grupo de pessoas LGBT+ na tríade fenomenológica EU-OUTRO-MUNDO em diálogo com a cartografia do imaginário de Michèle Sato. Em nossa pesquisa, sete militantes LGBT+, aqui nomeados com as cores do arco-íris, nos contaram sobre suas vivências, suas descobertas e suas lutas, traçando uma cartografia que nos levou a uma viagem epistêmica e fenomenológica do ambiente por eles vivido e compartilhado. Como já registrado em outras pesquisas com minorias realizadas pelo GPEA, a crise climática é um assunto invisibilizado nas pautas e vivências da maioria das comunidades. Essa pesquisa vem confirmar essa invisibilidade da pauta climática também entre as pessoas LGBT+ pesquisadas. O resultado deste trabalho poderá servir de subsídio para novas pesquisas relacionadas aos temas propostos e fomentar, através dos elementos científicos oferecidos, uma união entre o ativismo LGBT+ e o ativismo ambiental.
Resumo em lingua estrangeira: This research involves three major axes that are connected, although they can sometimes be distant: environmental education, LGBT+ and climate crisis. Through environmental education we seek to understand how the LGBT+ community interprets the climate phenomenon. We start from the premise that the narratives of their experiences have essential pedagogical values for the LGBT+ movement to incorporate the climate dimension in its agendas and the ecological movement also incorporates the LGBT+ community in its policies. In summary, we seek to build learning through the narratives of a group of LGBT+ people in the phenomenological triad I OTHERS-WORLD in dialogue with the Michèle Sato's Cartography of Imaginary. In our research, seven LGBT+ activists, named here with the colors of the rainbow, told us about their experiences, their discoveries and their struggles, tracing a cartography that took us on an epistemic and phenomenological journey of the environment they lived and shared. As already recorded in other research with minorities carried out by the GPEA, the climate crisis is an issue that is invisible in the agendas and experiences of most communities. This research confirms this invisibility of the climate agenda also among the LGBT+ people surveyed. The result of this work may serve as a subsidy for new research related to the proposed themes and promote, through the scientific elements offered, a union between LGBT+ activism and environmental activism.
Palavra-chave: Educação ambiental
LGBT+
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
LGBT+
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: JALES, Romário Custódio. O arco-íris é meu ambiente: as aprendizagens e as narrativas de militantes LGBT+ sobre identidades, lutas e sonhos de um mundo policrômico. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2646
Data defesa documento: 25-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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