Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2651
Tipo documento: Dissertação
Título: Representações docentes sobre gênero e sexualidade no ensino médio
Autor(es): Carvalho, Ana Carla Novaes de
Orientador(a): Fernandes, Luís Antonio Bitante
Membro da Banca: Fernandes, Luís Antonio Bitante
Membro da Banca: Covezzi, Marinete
Membro da Banca: Gonçalves, Eliane
Resumo : A investigação que deu origem a este estudo teve como base o seguinte problema: quais as representações das(os) docentes que atuam no ensino médio sobre as questões de gênero e sexualidade? Sendo assim, o trabalho teve, por objetivo principal, identificar as representações sociais de docentes, do ensino médio, de diversas escolas da rede pública e particular de ensino, das cidades de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso acerca dessas temáticas. Entre os objetivos específicos, buscou-se compreender a natureza das respectivas representações, seus processos de formação e suas implicações no âmbito da atuação docente e da formação educacional. A fundamentação teórica se estruturou com base na Teoria das Representações Sociais – TRS, a partir dos estudos realizados por Moscovici (2003), Jodelet (2001), Jovchelovitch (2008), entre outras(os), além das teorizações do campo de estudos de Gênero e da Teoria Queer, a partir de Butler (2003), Louro (2016), Miskolci (2016), entre outras(os). O levantamento dos dados se deu a partir da realização de entrevistas com vinte docentes de diversas áreas. Na primeira etapa foram entrevistadas(os) individualmente dez professoras(os). Na segunda etapa foram realizados dois grupos focais, o primeiro deles contou com seis participantes e o segundo com quatro. O tratamento dos dados se pautou na análise de conteúdo proposta por Bardin (2006) e na abordagem compreensiva das formas representacionais presentes no discurso das(os) participantes. Os resultados demonstram que, em sua maioria, as(os) docentes se mostram favoráveis à abordagem das questões de gênero e sexualidade na escola, no entanto, as representações identificadas evidenciam certa estranheza e dificuldade em definir claramente os conceitos abordados. Algumas(uns) entrevistadas(os) demonstraram insegurança quanto ao domínio do assunto, bem como relativa preocupação quanto aos estigmas sociais relacionados a ele. Contudo, também expressaram o entendimento frequente de que as abordagens acerca das questões de gênero e sexualidade são relevantes para uma formação educacional mais ampla.
Resumo em lingua estrangeira: The research that gave rise to this study was based on the following problem: what are the representations of teachers who work in high school on issues of gender and sexuality? Therefore, the main objective of this study was to identify the social representations of high school teachers from several public and private schools in the cities of Cuiabá and Várzea Grande, in Mato Grosso. Among the specific objectives we sought to understand the nature of the respective representations, their training processes and their implications in the scope of teaching and educational training. Theoretical basis was based on the Theory of Social Representations (TRS), based on the studies carried out by Moscovici (2003), Jodelet (2001), Jovchelovitch (2008), among others besides the theorizations of the field of study of Gender and the Queer Theory, from Butler (2003), Louro (2016), Miskolci (2016), among others. The data collection was based on interviews with twenty teachers from different areas. In the first stage ten teachers were individually interviewed. In the second stage two focus groups were held, the first group had six participants and the second, four. The treatment of the data was based on the content analysis proposed by Bardin (2006) and on the comprehensive approach of the representational forms present in the speech of the participants. The results show that most of the teachers are in favor of approaching the issues of gender and sexuality in school however the representations identified show a certain strangeness and difficulty in clearly defining the concepts addressed. Some interviewees showed insecurity about the subject's domain as well as relative concern about the social stigmas related to it. However they also expressed the common understanding that approaches to gender and sexuality issues are relevant to broader educational training.
Palavra-chave: Representações sociais
Docentes do ensino médio
Gênero
Sexualidade
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Social representations
High school teachers
Gender
Sexuality
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: CARVALHO, Ana Carla Novaes de. Representações docentes sobre gênero e sexualidade no ensino médio. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2651
Data defesa documento: 8-Oct-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

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