Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Anderson-
dc.date.accessioned2021-07-23T18:03:56Z-
dc.date.available2018-05-02-
dc.date.available2021-07-23T18:03:56Z-
dc.date.issued2018-03-13-
dc.identifier.citationMARTINS, Anderson. Interpretação dos significados atribuídos à instituição escolar pelo povo Rikbaktsa. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2654-
dc.description.abstractThis research offers a panoramic view of the Rikbaktsa community, bringing to the fore some aspects related to its school trajectory, in order to identify the meanings attributed by this group to its schooling process. In order to fulfill this purpose, we resort to various methodological resources, such as literature review and interviews with members of that community, targeting primarily those in the educational field. The first part of our work consists of a brief presentation of the said people, describing it in its general aspects, such as: language, territories, inter-ethnic conflicts, etc. The second chapter seeks to investigate how their passage through Utiariti boarding school took place and how such an experience would impact the lives of those individuals. In the third part of the dissertation, we proceed to a more "ethnographic" analysis in order to identify the way the school institution is conceived by the Rikbaktsa, considering whether there the various experiences that marked its process of approximation with the respective proposal of teaching. In our final remarks, we observe that the school has assumed different meanings in the life of that people, being assimilated initially as an instrument of cultural homogenization to be taken more recently in a space of affirmation of their customs, values and traditional knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2021-02-09T22:27:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Anderson Martins.pdf: 2025161 bytes, checksum: 719a65cb8dbc50f6115c5f3aacbe231a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-07-23T18:03:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Anderson Martins.pdf: 2025161 bytes, checksum: 719a65cb8dbc50f6115c5f3aacbe231a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-23T18:03:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Anderson Martins.pdf: 2025161 bytes, checksum: 719a65cb8dbc50f6115c5f3aacbe231a (MD5) Previous issue date: 2018-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInterpretação dos significados atribuídos à instituição escolar pelo povo Rikbaktsapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolarização dos Rikbaktsapt_BR
dc.subject.keywordImpactos da escola missionáriapt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ressignificaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Secchi, Darci-
dc.contributor.advisor-co1Pacini, Aloir-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214275581890546pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107862599307776pt_BR
dc.contributor.referee1Secchi, Darci-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107862599307776pt_BR
dc.contributor.referee2Pacini, Aloir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9214275581890546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4983785290342871pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa oferece uma visão panorâmica acerca da comunidade Rikbaktsa, trazendo à tona alguns aspectos relacionados à sua trajetória escolar, com o intuito de identificar os significados atribuídos por este grupo ao seu processo de escolarização. A fim de cumprir tal propósito, recorremos a vários recursos metodológicos, como a revisão de literatura e a realização de entrevistas junto aos membros daquela comunidade, dirigindo-nos principalmente àqueles que atuam no campo educacional. A primeira parte do nosso trabalho consiste numa breve apresentação do referido povo, descrevendo-o em seus aspectos gerais, tais como: língua, territórios, conflitos interétnicos etc. O segundo capítulo procura investigar como se deu a sua passagem pelo internato de Utiariti e de que modo tal experiência viria a impactar a vida daqueles indivíduos. Na terceira parte da dissertação, procedemos a uma análise de cunho mais "etnográfico", a fim de identificar a forma como a instituição escolar é concebida pelos Rikbaktsa, considerando- se aí as diversas experiências que assinalaram o seu processo de aproximação junto à respectiva proposta de ensino. Em nossas considerações finais, observamos que a escola assumiu diferentes sentidos na vida daquele povo, sendo assimilada inicialmente como um instrumento de homogeneização cultural para se tomar mais recentemente num espaço de afirmação dos seus costumes, valores e saberes tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Rikbaktsa schoolingpt_BR
dc.subject.keyword2Impacts of the missionary schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Ressignification processpt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee4Paula, Eunice Dias de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037775137787013pt_BR
dc.contributor.referee5Rezende, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835064822444639pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Anderson Martins.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.