Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcilio, Josué-
dc.date.accessioned2021-07-26T15:22:08Z-
dc.date.available2016-10-25-
dc.date.available2021-07-26T15:22:08Z-
dc.date.issued2016-09-19-
dc.identifier.citationMARCILIO, Josué. Os Pecados da Tribo, de José J. Veiga: uma leitura sob o conceito de ‘história-palimpsesto’. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2662-
dc.description.abstractThe novel The Sins of the Tribe by the Brazilian writer José J. Veiga, is herein analyzed as a Palimpsest history. The concept is from the English critic Christine Brooke- Rose: a story created to replace the history of a people or a nation, accepted by the ruling classes, the same way a palimpsest is an erased and rewritten papyrus, where traits from the first text can be read. Gérard Genette defines the palimpsest as a form of intertextuality, or what he calls hypertextuality, a text that overlaps another, the hypotext. After presenting concepts for history and historiography we discuss aspects in which the story told in the novel has parallels with the history of Brazil during the dictatorship period. The commonalities between the novel and the specific period lived in Brazil and in Latin America, the dictatorship (the book was published in 1976) are: coups, atmosphere of insecurity, delations, submission or frustrated revolts, conspiracy. The third chapter is an attempt to demonstrate, in a structuralist approach, according to the methodology of Levi-Strauss, Barthes, and Derrida, the parallel between a chapter from the book and the myths of the deluge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-02-11T03:54:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Josué Marcilio.pdf: 1918886 bytes, checksum: 7638ab1bd7e296c0aa0faeee741fc3d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-07-26T15:22:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Josué Marcilio.pdf: 1918886 bytes, checksum: 7638ab1bd7e296c0aa0faeee741fc3d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T15:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Josué Marcilio.pdf: 1918886 bytes, checksum: 7638ab1bd7e296c0aa0faeee741fc3d1 (MD5) Previous issue date: 2016-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs Pecados da Tribo, de José J. Veiga : uma leitura sob o conceito de ‘história-palimpsesto’pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPalimpsestopt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.subject.keywordRealismopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Fausto Calaça Galvão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151459698653643pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Fausto Calaça Galvão de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151459698653643pt_BR
dc.contributor.referee2Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188025343326919pt_BR
dc.description.resumoO romance Os Pecados da Tribo, de José J. Veiga, escritor brasileiro, é aqui analisado como uma História-palimpsesto. O conceito é da crítica inglesa Christine Brooke-Rose: uma história criada em substituição à história de um povo ou de uma nação, admitida pelas classes dirigentes, assim como o palimpsesto é um papiro apagado e reescrito, onde podem ser lidos trechos da primeira escrita. Gérard Genette, por sua vez, conceitua o palimpsesto como uma forma de intertextualidade, ou o que ele chama hipertextualidade, um texto que se sobrepõe a outro, o hipotexto. Depois de apresentar conceitos de história e historiografia, são abordados aspectos em que a história contada no romance tem paralelos com a história do Brasil na época da ditadura. Os traços comuns entre o romance e o período específico vivido no Brasil e na América Latina, a época da ditadura (o livro foi publicado em 1976) são: golpes de Estado, clima de insegurança, delações, submissão ou revoltas frustradas, conspiração. O terceiro capítulo é a tentativa de demonstrar, sob uma abordagem estruturalista, segundo a metodologia de Lévi- Strauss, Barthes e Derrida, o paralelo entre um capítulo do livro e os mitos do dilúvio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Palimpsestpt_BR
dc.subject.keyword2Historypt_BR
dc.subject.keyword2Realismpt_BR
dc.contributor.referee3Barroso Filho, Wilton-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5128408438368097pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Josué Marcilio.pdf1.87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.