Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/268
Tipo documento: Dissertação
Título: “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”
Outros títulos: Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT
Autor(es): Duarte, Leodenil Alves
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Añez , Rogério Benedito da Silva
Resumo : O presente estudo teve como propósito analisar a atuação e participação dos estudantes, de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, numa escola municipal em Cuiabá/MT, na construção do conhecimento científico e sua interação com as metodologias aplicadas no ensino da botânica em Ciências Naturais, propondo um roteiro para a elaboração de uma aula significativa, utilizando ferramenta pedagógica. As duas técnicas sugeridas: do decalque e a impressão de folhas, vista ao microscópio, configuram um forte instrumento didático para o ensino da botânica no ensino fundamental, pois auxilia no reconhecimento da riqueza da flora de um determinado local ou região, caracterizando-se como uma valiosa estratégia no desenvolvimento de conceitos da botânica a partir da manipulação de plantas e de suas estruturas, de forma a tornar o aprendizado mais envolvente e instigante e ainda constrói junto aos estudantes etapas do método científico. O produto educacional "no mundo das folhas" trouxe em seu roteiro os objetivos, os conteúdos abordados, os materiais necessários e a estrutura da aula dividida em 05 passos, que vão desde a coleta de material botânico a experimentação. Como estratégia metodológica aborda-se a morfologia e a anatomia vegetal. Outros conteúdos que são inerentes às técnicas utilizadas são a ecologia, a fisiologia e a citologia vegetal. Este produto pode ser realizado em laboratório ou em outro espaço do ambiente escolar tornando uma alternativa dinâmica e surpreendente que proporciona uma maior interação entre estudantes e professores, despertando o interesse através da relação da riqueza biológica, vivenciada no cotidiano, com o conhecimento científico.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to analyze the autonomous performance and participation of the students in a class of 7th grade elementary school in a municipal school of Cuiabá-MT into their construction of scientific knowledge and their interaction with the methodologies applied to teaching of Botany in Natural Sciences, proposing a way for a elaboration of a significant lesson, using a pedagogical teaching tool. The two suggested techniques: decal and leaf epidermal print, both seen into the microscope, indicates a stronger educational tool for teaching botany in elementary school, because it can help to recognize the flora biodiversity of a specific place or region, characterized as a valuable strategy in botany concepts, besides plant manipulations and their structures, engaging and exciting the learning and building the students to the scientific method. The educational product called "world of leaves" brought objectives, the contents, the materials and the structure of the class divided into 5 steps, ranging from botanical collection to the experimentation. As methodological strategy it was possible to work plant morphology and anatomy. Other contents that are inherent to those techniques used are ecology and plant physiology and cytology. This product can be performed in the laboratory or in another area of the school ambience, becoming a dynamic and surprising alternative that provides greater interaction between students and teachers, arousing interest to the relation of biological diversity, experienced day by day, along with the scientific knowledge.
Palavra-chave: Ensino de botânica
Estratégias de ensino
Método científico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Botany teaching
Teaching strategies
Scientific method
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: DUARTE, Leodenil Alves. “Vivenciando etapas do método científico por meio do ensino da botânica em ciências naturais, construção possível em uma escola municipal de Cuiabá MT”. 2015. xi, 33 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/268
Data defesa documento: 13-Aug-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Leodenil Alves Duarte.pdf1.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.