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http://ri.ufmt.br/handle/1/2704
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em biologia expressos por professores da Educação de Jovens e Adultos em Santo Antônio de Leverger – MT |
Autor(es): | Oliveira, Kalmon da Silva |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Silva, Ana Carolina Araújo da |
Resumo : | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam compreender e relatar as experiências dos professores ao trabalharem com a disciplina de Biologia no Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma a explicitar a base de conhecimentos necessários para a atuação profissional no campo das Ciências Naturais. Neste sentido, a questão norteadora da pesquisa é: como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdo de Biologia subjacentes à docência de professores no Ensino Médio, ao relatarem o ensino que realizam na Educação de Jovens e Adultos? Dessa forma, se busca nas experiências dos professores de Biologia, em uma escola de Mato Grosso, direcionada nesse processo de construção de saberes, com abordagem qualitativa partindo dos pressupostos da Pesquisa Narrativa, e utilizando como instrumento os registros de informações: questionários e entrevistas semiestruturadas. As colaboradoras da pesquisa são duas professoras da disciplina de Biologia da Escola Estadual Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara da cidade de Santo Antônio do Leverger - MT. Para a análise dos dados se recorre ao método da análise textual discursiva (ATD). Portanto, vislumbra-se que as colaboradoras da pesquisa têm domínio dos conteúdos científicos, demonstram aproximação e facilidade ao pedagogizar suas experiências na docência, conseguindo, assim, transformar o conhecimento do conteúdo específico tornando mais compreensível aos alunos. Expressam ter uma harmonia e entrosamento ao relatarem como são realizadas as reuniões de áreas e as decisões dos conteúdos acerca do conhecimento curricular a serem trabalhados. Relatos abalizados pelas colaboradoras demonstram a carência de formações pedagógicas por parte da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Acredita-se que para maior aprofundamento e reflexão acerca da conclusão do tema, é pertinente examinar com maior exatidão outros fatores, tais como: sociocultural, socioeconômico, crenças e valores. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work is part of the research that seeks to understand and report the experiences of teachers when working with the discipline of Biology in High School, in the modality of Youth and Adult Education (EJA), in order to make explicit the knowledge base necessary for professional performance in the field of Natural Sciences. In this sense, the guiding question of the research is: how are the scientific and pedagogical knowledge of Biology content configured and expressed underlying the teaching of teachers in high school, when reporting the teaching they perform in Youth and Adult Education? Thus, the experiences of Biology teachers are sought in a school in Mato Grosso, directed in this process of building knowledge, with a qualitative approach based on the assumptions of Narrative Research, and using information records as questionnaires and semi-structured interviews as an instrument. The research collaborators are two professors of the discipline of Biology at the State School Dr. Hermes Rodrigues de Alcântara in the city of Santo Antônio do Leverger - MT. For data analysis, the discursive textual analysis (DTA) method is used. Therefore, it appears that the research collaborators have a good command of scientific content, demonstrate proximity and ease when teaching their teaching experiences, thus managing to transform the knowledge of the specific content making it more understandable to students. They express having harmony and rapport when reporting how area meetings are held and content decisions about the curricular knowledge to be worked on. Reports supported by the collaborators demonstrate the lack of pedagogical training on the part of the Secretariat of Education of the State of Mato Grosso. It is believed that for greater depth and reflection on the conclusion of the theme, it is pertinent to examine other factors with greater accuracy, such as: sociocultural, socioeconomic, beliefs and values. |
Palavra-chave: | Educação em ciências Ensino de biologia Saberes docentes Educação de Jovens e Adultos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science education Biology teaching Teaching knowledge Youth and Adult Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Kalmon da Silva. Saberes científicos e pedagógicos de conteúdo em biologia expressos por professores da Educação de Jovens e Adultos em Santo Antônio de Leverger – MT. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2704 |
Data defesa documento: | 5-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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