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Tipo documento: Dissertação
Título: A matemática cotidiana e a matemática escolar na Educação de Jovens e Adultos : aproximações e distanciamentos em aulas remotas
Autor(es): Silva, Terezinha Rosa da
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Resumo : No presente estudo, buscou-se analisar as relações que se estabelecem entre a matemática do cotidiano e a matemática escolar no processo de numeramento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino fundamental, primeiro segmento, a partir da prática de professores que promovem a alfabetização desses jovens e adultos por meio de atividades remotas. Procurou-se, ainda, identificar as concepções desses profissionais sobre numeramento, detectando as aproximações e distanciamentos desse conceito nos procedimentos e recursos utilizados em suas práticas metodológicas. Para tanto, a pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa interpretativa, com métodos e procedimentos ancorados em questionários on-line e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que as metodologias e dinâmicas utilizadas para a interação dos conteúdos matemáticos com os conhecimentos cotidianos, visando ao aprendizado da matemática na escola, mostraram-se insuficientes, sendo um dos fatores a falta de reconhecimento e valorização dos saberes cotidianos dos estudantes jovens e adultos em sala de aula. Verifica-se que, atualmente (2020), a prática mais recorrente é ainda a de ensinar conceitos, procedimentos ou técnicas para que os estudantes exercitem o que lhes foi ensinado, aplicada, muitas vezes, pela pouca experiência dos professores em relação ao uso das concepções de numeramento. Além disso, foram abordados as questões decorrentes ao contexto pandêmico, os desafios e as dificuldades enfrentados pelos estudantes e professores para desempenharem as atividades escolares no formato de ensino remoto, especialmente as de matemática, o que nos levou à conclusão de que essa temática é relevante, potencializada pelo momento remoto que se vive no país e no mundo, fazendo-se necessária a busca continuada de formação docente que possibilite e garanta ao educando um aprendizado significativo a partir de um processo de transformação e ressignificação da educação.
Resumo em lingua estrangeira: In the present study, we sought to analyze the relationships that are established between everyday mathematics and school mathematics in the process of numbering students of Youth and Adult Education (EJA), elementary school, first segment, from the practice of teachers who promote the literacy of these young people and adults through remote activities. We also tried to identify the conceptions of these professionals about numeration, detecting the approximations and distances of this concept in the procedures and resources used in their methodological practices. To this end, the research followed the principles of the interpretative qualitative approach, with methods and procedures anchored in online questionnaires and semi structured interviews. The results showed that the methodologies and dynamics used for the interaction of mathematical contents with daily knowledge, aiming at learning mathematics at school, proved insufficient, being one of the factors the lack of recognition and appreciation of the daily knowledge of young and adult students in the classroom. It is verified that currently (2020), the most recurrent practice is still to teach concepts, procedures, or techniques for students to exercise what they have been taught, often applied by the lack of experience of teachers in relation to the use of numbering conceptions. In addition, the issues arising from the pandemic context, the challenges and difficulties faced by students and teachers to carry out school activities in the remote teaching format were addressed, especially those of mathematics, which takes us or to the conclusion that this theme is relevant, enhanced by the remote moment that lives in the country and in the world, making necessary the continuous search for teacher training that enables and guarantees to the student a significant learning from a process of transformation and resignification of education.
Palavra-chave: Educação de Jovens e Adultos
Letramento matemático
Práticas de numeramento
Matemática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Youth and Adult Education
Mathematical literacy
Numbering practices
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Terezinha Rosa da. A matemática cotidiana e a matemática escolar na Educação de Jovens e Adultos: aproximações e distanciamentos em aulas remotas. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2705
Data defesa documento: 26-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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