Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Adriana Tenir Egéa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T16:18:36Z | - |
dc.date.available | 2019-03-27 | - |
dc.date.available | 2021-08-09T16:18:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adriana Tenir Egéa de. Ensino de funções trigonométricas com modelagem matemática. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2713 | - |
dc.description.abstract | In this master’s thesis a historical survey was made of the master theses produced in the Professional Master’s Program in Mathematics - PROFMAT, from the year 2013 to 2018, which investigate the topic Trigonometry. From this process of bibliographical survey, 134 master theses emerged, classified in two sub-themes: conceptual approach and application approach. This survey served as a theoretical support to analyze the results achieved in the teaching of trigonometry in the classroom, using the various methodological tools. The work that points out the challenges of teaching has been evidenced. In this way, the objective is to approach the teaching of trigonometry through mathematical modeling, with the purpose of enriching and fostering the field of investigation, as well as the syste- matization of ideas and concepts. In addition, it is important to promote the role of the teacher in a more dynamic and comprehensive teaching, seeking to apply Mathematics in aspects that enable the student to think real situations, contextualize the complexities and be able to perceive themselves while building their own knowledge. It presents a tea- ching proposal that, through an experiment, analyzes small amplitudes of the movement of a simple pendulum, in a real situation, in which the contextualization of a problem situation is made for the teaching of mathematical contents, specifically trigonometric. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-08-05T02:35:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Adriana Tenir Egéa de Oliveira.pdf: 7080043 bytes, checksum: 22c0b54a91d0d89e1a3ff7e42f0c5ef8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-09T16:18:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Adriana Tenir Egéa de Oliveira.pdf: 7080043 bytes, checksum: 22c0b54a91d0d89e1a3ff7e42f0c5ef8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-09T16:18:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Adriana Tenir Egéa de Oliveira.pdf: 7080043 bytes, checksum: 22c0b54a91d0d89e1a3ff7e42f0c5ef8 (MD5) Previous issue date: 2019-03-01 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de funções trigonométricas com modelagem matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem conceitual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática aplicada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Diniz, Geraldo Lucio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2259358703656931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Diniz, Geraldo Lucio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2259358703656931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cecconello, Moiseis dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0123774037351137 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5260313978883298 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertção foi realizado um levantamento histórico das dissertações produzidas no Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, do ano de 2013 a 2018, que tra- taram o tema Trigonometria. Deste processo de levantamento bibliográfico, emergiram 134 dissertações, classificadas em dois sub-temas: abordagem conceitual e abordagem por aplicações. Este levantamento serviu de suporte teórico para analisar os resultados alcançados no ensino de trigonometria em sala de aula, utilizando as diversas ferramen- tas metodológicas. Evidenciaram-se os trabalhos que apontam os desafios de ensino. Neste contexto, o objetivo é abordar o ensino de trigonometria através da modelagem matemática, com a finalidade de enriquecer e fomentar o campo de investigação, sistema- tização de ideias e conceitos. Promover o papel do professor num ensino mais dinâmico e abrangente, aplicar a Matemática em aspectos que possibilite o aluno pensar situações reais, contextualizar as complexidades e ser capaz de perceber-se, enquanto constrói o seu próprio conhecimento. Apresenta uma proposta de ensino que, através de um ex- perimento, analisa pequenas amplitudes do movimento de um pêndulo simples, numa situação real, em que se faz a contextualização de uma situação-problema para o ensino de conteúdos matemáticos, especificamente trigonométricos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Conceptual approach | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Applied mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematical learning | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, William Vieira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0699450817311284 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Adriana Tenir Egéa de Oliveira.pdf | 6.91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.