Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gama Neto, Estefanio José da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T17:26:13Z | - |
dc.date.available | 2019-03-06 | - |
dc.date.available | 2021-08-11T17:26:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-20 | - |
dc.identifier.citation | GAMA NETO, Estefanio José da. A história (avaliada) em tela: o uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de História. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2733 | - |
dc.description.abstract | The dissertation investigated how the movie are worked on question of the ENEM - National Examination of Middle Education - in the perspective of the history subject, knowing that the ENEM it’s the main Evaluation instrument of the young people from middle education graduates, and it´s the biggest selection process of applying for public high education. A brief analysis was accomplished about the authors who approach the film as historical document, and also analyzed official documents like the law LDB, the PCNs and the recent and contested BNCC. As an indispensable tool for the questions’ lifting from ENEM, it was used the on line platform called super teacher that has a questions' database of all editions and versions of this exam. It was found that of the more than 20 editions of ENEM, there are few questions that use movie as a didactic resource, historical source or narrative, and these questions are based on the pedagogy of skills, and not in the epistemology of historical science. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-07-28T20:17:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Falta link do currículo Lattes on 2021-08-06T20:27:13Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-09T22:57:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-11T17:26:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-11T17:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5) Previous issue date: 2018-08-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A história (avaliada) em tela : o uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de História | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação histórica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fonte histórica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Renilson Rosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4919452710416508 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4579814234153561 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação investigou como os filmes são trabalhados nas questões do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – na perspectiva da disciplina de História. Sabendo que o ENEM é o principal instrumento avaliativo dos jovens egressos do ensino médio e o maior processo seletivo de candidatos ao ensino superior público. Foi realizada uma breve análise de autores que abordam o filme como documento histórico e também dos principais documentos oficiais como a LDB, os PCN e a recente e contestada BNCC. Como ferramenta fundamental para o levantamento das questões do ENEM, foi utilizada uma plataforma online denominada Super Professor que possui um banco de questões de todas as edições e versões desse Exame. Constatou-se que das mais de 20 edições do ENEM são poucas as questões que utilizam-se do filme como recurso didático, fonte histórica ou narrativa e todas elas pautam-se na pedagogia das competências e não na epistemologia da ciência histórica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Historical education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Movie | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Historical source | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Evaluation | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Eder Cristiano de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5143188422155351 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.