Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGama Neto, Estefanio José da-
dc.date.accessioned2021-08-11T17:26:13Z-
dc.date.available2019-03-06-
dc.date.available2021-08-11T17:26:13Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationGAMA NETO, Estefanio José da. A história (avaliada) em tela: o uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de História. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2733-
dc.description.abstractThe dissertation investigated how the movie are worked on question of the ENEM - National Examination of Middle Education - in the perspective of the history subject, knowing that the ENEM it’s the main Evaluation instrument of the young people from middle education graduates, and it´s the biggest selection process of applying for public high education. A brief analysis was accomplished about the authors who approach the film as historical document, and also analyzed official documents like the law LDB, the PCNs and the recent and contested BNCC. As an indispensable tool for the questions’ lifting from ENEM, it was used the on line platform called super teacher that has a questions' database of all editions and versions of this exam. It was found that of the more than 20 editions of ENEM, there are few questions that use movie as a didactic resource, historical source or narrative, and these questions are based on the pedagogy of skills, and not in the epistemology of historical science.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-07-28T20:17:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Falta link do currículo Lattes on 2021-08-06T20:27:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-09T22:57:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-11T17:26:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-11T17:26:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf: 2286719 bytes, checksum: 54def7da37977fda62fa402b95e21319 (MD5) Previous issue date: 2018-08-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA história (avaliada) em tela : o uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação históricapt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordFonte históricapt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4579814234153561pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investigou como os filmes são trabalhados nas questões do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – na perspectiva da disciplina de História. Sabendo que o ENEM é o principal instrumento avaliativo dos jovens egressos do ensino médio e o maior processo seletivo de candidatos ao ensino superior público. Foi realizada uma breve análise de autores que abordam o filme como documento histórico e também dos principais documentos oficiais como a LDB, os PCN e a recente e contestada BNCC. Como ferramenta fundamental para o levantamento das questões do ENEM, foi utilizada uma plataforma online denominada Super Professor que possui um banco de questões de todas as edições e versões desse Exame. Constatou-se que das mais de 20 edições do ENEM são poucas as questões que utilizam-se do filme como recurso didático, fonte histórica ou narrativa e todas elas pautam-se na pedagogia das competências e não na epistemologia da ciência histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Historical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Moviept_BR
dc.subject.keyword2Historical sourcept_BR
dc.subject.keyword2Evaluationpt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Eder Cristiano de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143188422155351pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf2.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.