Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGelamo, Katia Garcia-
dc.date.accessioned2021-08-12T14:39:43Z-
dc.date.available2016-12-21-
dc.date.available2021-08-12T14:39:43Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationGELAMO, Katia Garcia. Formação inicial em Educação Física: o caso da disciplina de Educação Física adaptada. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2741-
dc.description.abstractThe present study had as objective to identify and how are organized the acquirement/knowledge of Physical Education for people with disabilities by the teachers that teach the discipline of Adapted Physical Education in the Physical Education Degree courses in the state of Mato Grosso. For the development of the research, we are guided in theoretical references that address the following themes: Physical Education in Brazil and Initial Formation; Teacher training in Physical Education for the inclusion of PcD; Inclusion; Disability and Adapted Physical Education. The research was characterized as descriptive, of the Survey type, with a qualitative approach. The research universe was the undergraduate courses in Physical Education in the state of Mato Grosso and the subjects were 12 (twelve) teachers working with the EFA discipline in 12 (twelve) Higher Education Institutions in the state, in addition to 84 (eighty four) academics who have already studied the discipline of these same institutions. As data collection instruments, we used the teaching plans provided by the researched institutions, a semi-structured interview for the teachers and a questionnaire for the academics. The study made it possible to understand that both teachers and academics understand the issues that permeate inclusion, the disabled and Adapted Physical Education, however, with a critical view of the educational system, point out some restrictions on the inclusion of PcD in regular education. Even with the advances that have occurred in Physical Education courses in relation to the acquirement /knowledge of Adapted Physical Education, there is still a necessity for restructuring in some aspects, both curricular and methodological, that contribute to an inclusive formation of future teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-03-02T03:41:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Katia Garcia Gelamo.pdf: 2769263 bytes, checksum: 8dd99f9480e63df73fc996d358764650 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-08-12T14:39:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Katia Garcia Gelamo.pdf: 2769263 bytes, checksum: 8dd99f9480e63df73fc996d358764650 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T14:39:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Katia Garcia Gelamo.pdf: 2769263 bytes, checksum: 8dd99f9480e63df73fc996d358764650 (MD5) Previous issue date: 2016-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação inicial em Educação Física : o caso da disciplina de Educação Física adaptadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação física adaptadapt_BR
dc.subject.keywordFormação inicialpt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordPessoa com deficiênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Evando Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561814544149415pt_BR
dc.contributor.referee2Grunennvaldt, José Tarcísio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408231293460084pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184652927786136pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar quais e como são organizados os conhecimentos/ saberes da Educação Física para as Pessoas com Deficiência – PcD pelos professores que ministram a disciplina de Educação Física Adaptada – EFA nos cursos de Licenciatura em Educação Física no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos pautamos em referenciais teóricos que abordaram os seguintes assuntos: Educação Física no Brasil e Formação Inicial; formação do professor de Educação Física para a inclusão da PcD; Inclusão; deficiência e EFA. A pesquisa se caracterizou como descritiva, do tipo Survey, com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa foram os cursos de Licenciatura em Educação Física do estado de Mato Grosso e os sujeitos foram 12 (doze) professores que trabalham com a disciplina de EFA em 12 (doze) Instituições de Ensino Superior do estado, além de 84 (oitenta e quatro) acadêmicos que já cursaram a disciplina destas mesmas instituições. Como instrumentos de levantamento de dados utilizamos os planos de ensino fornecidos pelas instituições pesquisadas, uma entrevista semiestruturado para os docentes e um questionário para os acadêmicos. O estudo possibilitou compreender que, tanto docentes como acadêmicos compreendem as questões que permeiam a inclusão, a PcD e a EFA, no entanto, com uma visão crítica ao sistema educacional, apontam algumas restrições na inclusão das PcD no ensino regular. Mesmo com os avanços que ocorreram nos cursos de Educação Física em relação aos conhecimentos/ saberes da EFA, ainda há a necessidade de reestruturação em alguns aspectos, tanto de caráter curricular, como metodológico, que contribuam para uma formação inclusiva dos futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Adapted physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Initial trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Disabled personpt_BR
dc.contributor.referee3Fonseca, Michele Pereira de Souza da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628782671116228pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Katia Garcia Gelamo.pdf2.7 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.