Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2744
Tipo documento: Dissertação
Título: Estabilidade de agregados, distribuição e perda de carbono em um latossolo vermelho amarelo sob diferentes manejos no Bioma Amazônia
Autor(es): Baumgärtner, Lana Cristina
Orientador(a): Matos, Eduardo da Silva
Membro da Banca: Matos, Eduardo da Silva
Membro da Banca: Breda, Carlos Cesar
Membro da Banca: Magalhães, Ciro Augusto de Souza
Resumo : O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações causadas na estabilidade de agregados, distribuição e perda de C em agregados em solo submetido a sistemas exclusivos de cultivo em comparação ao sistema de integração lavoura-pecuária-floresta.. As avaliações foram realizadas em Sinop-MT, em Latossolo Vermelho Amarelo. Os tratamentos foram: Floresta: (floresta plantada com eucalipto); Lavoura: (lavoura com sucessão soja na safra e milho segunda safra consorciado com braquiária); Pastagem: (pastagem de B. brizantha (U. brizantha) cv Marandu); ILPF: (sistema integração lavoura-pecuária-floresta com floresta de eucalipto e cultivo entre renques de soja na safra e milho consorciado com pasto na segunda safra). O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Para as análises de estabilidade de agregados e distribuição de carbono foram retiradas de cada tratamento amostras indeformadas (monólitos), nas camadas de 0-5 cm, 5-10 cm e 10-20 cm. Ao analisar os agregados não foram observadas diferenças para DMP (diâmetro médio ponderado) e DMG (diâmetro médio geométrico) nas camadas de 0-5 e 10-20 cm. Porém, na camada de 5-10 cm o tratamento pastagem mostrou os maiores DMP (4,91 mm) e DMG (3,35 mm). As classes de agregados retidas nas peneiras 1,00 e 0,50 mm apresentaram os maiores teores de C nas três camadas estudadas, porém entre manejos não houve diferença significativa. No período considerado, apenas o DMG foi sensível às mudanças ocasionadas pelo sistema ILPF na camada superficial ao longo das distâncias dos renques de árvores. Após três anos de implantação, o sistema ILPF não promoveu alterações na agregação do solo comparado com os cultivos exclusivos.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Pastagem
Matéria orgânica do solo
Palha
ILPF
Braquiária
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
.
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agronomia
Referência: BAUMGÄRTNER, Lana Cristina. Estabilidade de agregados, distribuição e perda de carbono em um latossolo vermelho amarelo sob diferentes manejos no Bioma Amazônia. 2016. 48 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2744
Data defesa documento: 20-Apr-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICAA - PPGA - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Lana Cristina Baumgartner.pdf2.6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.