Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCintra, Daniel Dunck-
dc.date.accessioned2021-08-12T18:53:06Z-
dc.date.available2018-02-15-
dc.date.available2021-08-12T18:53:06Z-
dc.date.issued2018-01-19-
dc.identifier.citationCINTRA, Daniel Dunck. Por que estudar matemática?: uma tentativa de resposta. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2745-
dc.description.abstractIn this work, from a qualitative research and bibliographical review, we look for an answer of the reason to study mathematics. We want to show that this discipline can bring much more benefits than the mere reproduction of algorithms and applications in the daily life, since we believe that it collaborates in any argumentative development of the student, consequently, can transform him into a subject that places himself in the context where he is inserted. As a suggestion, we have brought two examples of practices that we consider to be possible for teachers to do. One, we call argumentative problems and, the other, the realization of small demonstrations, using Euclidean division. Both aim at the development of the student’s argument and collaborate in his formation, transforming him into an argumentative and critical citizen. We conclude that such possibilities can bring some benefits to the development of the student program in the short or medium term, therefore collaborating for its development as a subject that thinks and positions itself in society, is not a mere spectator and reproducer of ideas and ready and formatted answers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2021-06-08T13:17:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Daniel Dunck Cintra.pdf: 1097897 bytes, checksum: 3705d753f1e44aa800b59d965d30719f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-08-12T18:53:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Daniel Dunck Cintra.pdf: 1097897 bytes, checksum: 3705d753f1e44aa800b59d965d30719f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T18:53:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Daniel Dunck Cintra.pdf: 1097897 bytes, checksum: 3705d753f1e44aa800b59d965d30719f (MD5) Previous issue date: 2018-01-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor que estudar matemática? : uma tentativa de respostapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino da matemáticapt_BR
dc.subject.keywordArgumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação críticapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vinícius Machado Pereira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4543504070083751pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6784040681372499pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, a partir de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, procuramos dar uma resposta de o porquê estudar matemática. Queremos mostrar que essa disciplina pode trazer muito mais benefícios do que a mera reprodução de algoritmos e aplicações no cotidiano, pois defendemos que ela colabora no desenvolvimento argumentativo do discente, consequentemente, pode transformá-lo em um sujeito que se posiciona no contexto onde está inserido. Como sugestão, trouxemos dois exemplos de práticas que consideramos possíveis de serem realizadas pelos professores. Uma, chamamos de problemas argumentativos e, a outra, de realização de pequenas demonstrações utilizando divisão Euclidiana. Ambas visam ao desenvolvimento da argumentação do aluno e contribuem na sua formação, transformando-o em um cidadão argumentador e crítico. Concluímos que tais práticas podem trazer alguns benefícios para o desenvolvimento argumentativo dos estudantes a curto ou médio prazo, por conseguinte, colaboram para seu desenvolvimento como um sujeito que pensa e se posiciona na sociedade, não sendo um mero expectador e reprodutor de ideias e respostas prontas e formatadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Argumentationpt_BR
dc.subject.keyword2Critical formationpt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Edgar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3299432221690921pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Daniel Dunck Cintra.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.