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http://ri.ufmt.br/handle/1/2745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cintra, Daniel Dunck | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T18:53:06Z | - |
dc.date.available | 2018-02-15 | - |
dc.date.available | 2021-08-12T18:53:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-19 | - |
dc.identifier.citation | CINTRA, Daniel Dunck. Por que estudar matemática?: uma tentativa de resposta. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2745 | - |
dc.description.abstract | In this work, from a qualitative research and bibliographical review, we look for an answer of the reason to study mathematics. We want to show that this discipline can bring much more benefits than the mere reproduction of algorithms and applications in the daily life, since we believe that it collaborates in any argumentative development of the student, consequently, can transform him into a subject that places himself in the context where he is inserted. As a suggestion, we have brought two examples of practices that we consider to be possible for teachers to do. One, we call argumentative problems and, the other, the realization of small demonstrations, using Euclidean division. Both aim at the development of the student’s argument and collaborate in his formation, transforming him into an argumentative and critical citizen. We conclude that such possibilities can bring some benefits to the development of the student program in the short or medium term, therefore collaborating for its development as a subject that thinks and positions itself in society, is not a mere spectator and reproducer of ideas and ready and formatted answers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2021-06-08T13:17:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Daniel Dunck Cintra.pdf: 1097897 bytes, checksum: 3705d753f1e44aa800b59d965d30719f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-08-12T18:53:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Daniel Dunck Cintra.pdf: 1097897 bytes, checksum: 3705d753f1e44aa800b59d965d30719f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-12T18:53:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Daniel Dunck Cintra.pdf: 1097897 bytes, checksum: 3705d753f1e44aa800b59d965d30719f (MD5) Previous issue date: 2018-01-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Por que estudar matemática? : uma tentativa de resposta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação crítica | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Aldi Nestor de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Aldi Nestor de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Vinícius Machado Pereira dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4543504070083751 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6784040681372499 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, a partir de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, procuramos dar uma resposta de o porquê estudar matemática. Queremos mostrar que essa disciplina pode trazer muito mais benefícios do que a mera reprodução de algoritmos e aplicações no cotidiano, pois defendemos que ela colabora no desenvolvimento argumentativo do discente, consequentemente, pode transformá-lo em um sujeito que se posiciona no contexto onde está inserido. Como sugestão, trouxemos dois exemplos de práticas que consideramos possíveis de serem realizadas pelos professores. Uma, chamamos de problemas argumentativos e, a outra, de realização de pequenas demonstrações utilizando divisão Euclidiana. Ambas visam ao desenvolvimento da argumentação do aluno e contribuem na sua formação, transformando-o em um cidadão argumentador e crítico. Concluímos que tais práticas podem trazer alguns benefícios para o desenvolvimento argumentativo dos estudantes a curto ou médio prazo, por conseguinte, colaboram para seu desenvolvimento como um sujeito que pensa e se posiciona na sociedade, não sendo um mero expectador e reprodutor de ideias e respostas prontas e formatadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Argumentation | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Critical formation | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Edgar | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3299432221690921 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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