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http://ri.ufmt.br/handle/1/2755
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Evidências e ausências da lei N.º 11.645/2008 (história e culturas indígenas) em escolas da rede pública de Ji-Paraná, RO |
Autor(es): | Silva, Armelinda Borges da |
Orientador(a): | Secchi, Darci |
Membro da Banca: | Secchi, Darci |
Membro da Banca: | Santos, Sérgio Pereira dos |
Membro da Banca: | Neves, Josélia Gomes |
Membro da Banca: | Silva, Aparecida Augusta da |
Resumo : | O trabalho em tela é parte integrante dos estudos desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Propõe-se a analisar, a partir da prática pedagógica de escolas públicas de Ji-Paraná, em Rondônia, como se dá a implementação da lei n.º 11.645/2008 (história e culturas dos povos indígenas) num contexto de colonialidade. Para tanto, a dissertação está dividida em quatro seções. As três primeiras ancoram-se em uma revisão bibliográfica que discute a realidade atual dos povos indígenas da região e sua relação com a escola e com outras instituições trazidas pela sociedade moderna. A última seção é dedicada aos resultados de campo obtidos com professoras, professores e estudantes de escolas municipais de Ji-Paraná. Os dados de campo foram reunidos durante os meses de fevereiro a maio de 2017 por meio de instrumentos utilizados em um Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP) (WHITESIDE, 1994), como entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, observação de aulas do componente curricular de história e análise de documentos escolares. Os resultados reunidos apontam uma ausência de conhecimentos sobre a existência dessa lei e de formação específica para atuar nesse campo de ensino. Percebeu-se também que as políticas de divulgação e implementação ainda precisam ser intensificadas e que há a necessidade de se criar novos mecanismos para ampliar o alcance desse tema. Entretanto, foram identificadas diversas iniciativas promissoras desenvolvidas por professoras ao trabalhar a história e culturas indígenas, como o convite para membros de uma comunidade indígena local visitarem a escola e a apresentação de vídeos sobre a desconstrução de estereótipos e preconceitos que as crianças podem carregar em seu imaginário. Os conhecimentos das crianças expressos em desenhos enfatizam os elementos tradicionais de um “indígena genérico” com arco e flecha, penas na cabeça, pintura corporal, tanga, fogueira, oca etc. Tal percepção pode indicar que, no imaginário local, só podem ser considerados indígenas os povos ou indivíduos que vivem isolados nas florestas e não aqueles que convivem no cotidiano social e escolar das cidades. No tocante aos livros didáticos, pareceram positivos o uso de pequenos textos de autoria indígena e a menção a vários povos originários brasileiros. Os conteúdos dos livros didáticos contribuem para a consolidação na aplicação da lei, porém a ação pedagógica de professoras e professores precisa ser mais explícita de modo a relacionar tais conteúdos ao contexto local e regional. Em suma, os resultados indicam que o tema pode ser melhor trabalhado nas escolas, com vistas à implementação e consolidação da lei n.º 11.645/2008 no currículo escolar |
Resumo em lingua estrangeira: | The work at hand is an integral part of the studies developed within field of the Social Movements, Politics and Popular Education line of research of the Post-Graduation Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). It proposes to analyze, based on the pedagogical practice of public schools of Ji-Paraná, in Rondônia, how the implementation of law No. 11.645/2008 (history and cultures of the indigenous peoples) happens in a context of coloniality. To accomplish such task, the dissertation is divided in four sections. The first three are anchored in a bibliographic review that discusses the current reality of the region's indigenous peoples and their relationship to school and institutions brought by modern society. The last section is dedicated to the field results obtained with teachers and school students of the public municipal schools of Ji-Paraná. The field data were collected during the months of February to May 2017 using instruments used in a and Participatory Diagnosis (DRP) (WHITESIDE, 1994), such as semi-structured interviews and conversation circles, observation of history curriculum classes and analysis of school documents. The results gathered show an absence of knowledge of the existence of this law and of specific training to act in that field of education. It was also realized that the dissemination and implementation policies still need to be intensified and that there is a need to create new mechanisms to extend the scope of this theme. However, there was a number of identified promising initiatives developed by teachers when working with indigenous history and cultures, such as the invitation for members of a local indigenous community to visit the school and the presentation of videos about the deconstruction of stereotypes and prejudices children can carry on their imaginary. The knowledge of children expressed in drawings emphasize the traditional elements of a "generic Indian" with bow and arrowhead, feathers on head, body paint, thong, bonfire, native hut, etc. Such perception may indicate that, in the local imaginary, only the peoples or individuals who live in the forests can be considered indigenous and not those who live in the social and educational daily life of cities. Regarding textbooks, the use of of small indigenous texts and the mention of several indigenous brazilian peoples appeared to be positive. The contents of the textbooks contribute to the consolidation in the application of the law, but the pedagogical action of teachers needs to be more explicitly in order to relate such content to the local and regional context. In short, the results indicate that the development of this theme in schools can be improved, with a view to implementation and consolidation of law No. 11.645/2008 in the school curriculum. |
Palavra-chave: | Lei n.º 11.645/2008 História e culturas indígenas Colonialidade Interculturalidade Ji-Paraná, RO |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Law No. 11.645/2008 Indigenous history and cultures Coloniality Interculturality Ji-Paraná, RO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Armelinda Borges da. Evidências e ausências da lei N.º 11.645/2008 (história e culturas indígenas) em escolas da rede pública de Ji-Paraná, RO. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2755 |
Data defesa documento: | 14-Mar-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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