Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2774
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ana Cristina Vieira e | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T15:41:55Z | - |
dc.date.available | 2019-03-29 | - |
dc.date.available | 2021-08-17T15:41:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Cristina Vieira e. O olhar da criança a partir das telas do cinema: memórias e educação. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2774 | - |
dc.description.abstract | This research “The Child's View from the Screens of the Movie Theater: Memories and Education" was developed during the Master’s degree in the graduation Program in Education at the Federal University of Mato Grosso. Its theme discusses cinema as an educational tool, as well as a tool for developing one’s role in the society, bringing out memories of children and teenagers, who participate in a social and religious Project Cáritas in Várzea Grande. In this study, based on research and phenomenology, we presented film sessions to 30 children between 9 and 13 years old, whom were residents of two different neighborhoods: 7 de Maio and Eliane Gomes. These sessions were followed by conversation sessions, in which we observed their impressions and how cinema reflected in each child's life. We divided the research into four chapters: in the first, we talk about its methodological path; in the second, we present the institutions Caritas Internationalis, Cáritas Brasileira and its branches in the state of Mato Grosso, and Cáritas de Várzea Grande; in the third, we discuss concepts of childhood, the child in a situation of vulnerability, bringing up his/her history; in the fourth, we describe the children's particular stories and their impressions about it, also reaching the school environment through interviews with teachers and principals, to understand the multiple relationships that the child establishes with his/her environment. In the final considerations, we return to important points and reflect about the dialogue and the experience that cinema can provide us. To develop the theoretical and methodological discussions, we based ourselves on Benjamin (1994), Bosi (1994), Halbwachs (2006), Ricouer (2007), Fresquet (2017), Del Priore (2007), Kramer Incontri (1997), Freire (1987), among others. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-08-13T03:35:18Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ana Cristina Vieira e Silva.pdf: 2955300 bytes, checksum: d1260b219773412eca77f1a85a6710e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-17T15:41:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ana Cristina Vieira e Silva.pdf: 2955300 bytes, checksum: d1260b219773412eca77f1a85a6710e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-17T15:41:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ana Cristina Vieira e Silva.pdf: 2955300 bytes, checksum: d1260b219773412eca77f1a85a6710e1 (MD5) Previous issue date: 2019-02-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O olhar da criança a partir das telas do cinema : memórias e educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cáritas de Várzea Grande | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Marlene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1535003451356823 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Marlene | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1535003451356823 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0315619666024566 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5792333472163461 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa “O olhar da criança a partir das telas do cinema: memórias e educação: foi desenvolvida durante a realização do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso. Sua temática discute o cinema como ferramenta de aprendizagem e construção de cidadania, fazendo emergir memórias de crianças e adolescentes participantes do projeto social e religioso Cáritas de Várzea Grande. Neste estudo, enquadrado pela pesquisa participante e pela fenomenologia, apresentamos sessões de filmes para 30 crianças com idades entre 09 e 13 anos, residentes de dois bairros no município: 7 de Maio e Eliane Gomes. As sessões eram seguidas de rodas de conversas, em que observamos as impressões e como o cinema se desenvolvia na vida de cada criança. Para tanto, dividimos a pesquisa em quatro capítulos: no primeiro, traçamos o caminho metodológico percorrido; no segundo, apresentamos as instituições Cáritas Internationalis, Cáritas Brasileira e suas ramificações no estado de Mato Grosso e a Cáritas de Várzea Grande; no terceiro, discutimos conceitos de infância, a criança em situação de vulnerabilidade, resgatando dados históricos; no quarto, descrevemos as histórias particulares das crianças e suas impressões, alcançando também o ambiente escolar por meio de entrevistas com professores e diretores, para compreender as múltiplas relações que a criança estabelece com seu entorno. Nas considerações finais, retomamos pontos importantes e refletimos sobre o diálogo e a experiência propiciada pelo cinema. Para desenvolvimento das discussões de bases teórica e metodológica, amparamo-nos em Benjamin (1994),Bosi (1994), Halbwachs (2006), Ricouer (2007), Fresquet (2017), Del Priore (2007), Kramer (2011), Incontri (1997), Freire (1987), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cáritas de Várzea Grande | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Childhood | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Memory | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Faria, Lia Ciomar Macedo de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2897590944180460 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Pedrotti, Janaina Sarah | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5041096418913553 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Ana Cristina Vieira e Silva.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.