Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Állirson Oliveira Fortes-
dc.date.accessioned2021-08-25T13:35:00Z-
dc.date.available2018-02-14-
dc.date.available2021-08-25T13:35:00Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Állirson Oliveira Fortes. Smith e a economia comportamental: prolegômenos de uma teoria da decisão emocional. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2802-
dc.description.abstractWe make decisions at all times, a phenomenon not ignored by the Economics. In recent years, Behavioral Economics (BE) has flourished as a way of incorporating "new" insights into Economic Theory, in particular, to the behavioral postulates of rationality. This dissertation draws a parallel between Adam Smith, the forerunner of Economics and the findings of BE, in order to demonstrate that Adam Smith's Theory of Decision is compatible with elements of modern BE. For this it proposes to rescue the Aristotelian and Scholastic influences of Smith, to form a theory of the decision of Theory of Moral Sentiments and to describe the findings of the BE on the Theory of Decision. The main method used will be the bibliographic revision allied to the analysis of content through the IRaMuTeQ software. Both bibliographic review and content analysis demonstrate that both Smith's Decision Theory and BE's have the following common characteristics: dual decisionmaking, emotional and rational; Simplified models of understanding of reality (heuristics), we clearly identify the heuristic of Affect as similar to the concept of Sympathy; Various cognitive biases, such as loss aversion, oversonfidence, hyperbolic discount, negligence of opportunity cost, effect of identifiable victim; And some very expensive concepts to Smith, such as the natural sense of Justice, Reciprocity, Benevolence, and Illusion of Happiness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-08-23T15:02:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Állirson Oliveira Fortes Pereira.pdf: 2986497 bytes, checksum: a8ce51232700978607314debb26992a5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-08-25T13:35:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Állirson Oliveira Fortes Pereira.pdf: 2986497 bytes, checksum: a8ce51232700978607314debb26992a5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-25T13:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Állirson Oliveira Fortes Pereira.pdf: 2986497 bytes, checksum: a8ce51232700978607314debb26992a5 (MD5) Previous issue date: 2017-03-24en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSmith e a economia comportamental : prolegômenos de uma teoria da decisão emocionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdam Smithpt_BR
dc.subject.keywordTeoria da decisãopt_BR
dc.subject.keywordEconomia comportamentalpt_BR
dc.contributor.advisor1Grasel, Dirceu-
dc.contributor.advisor-co1Lacerda, André Luis Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4079452961222898pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912596263485950pt_BR
dc.contributor.referee1Grasel, Dirceu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912596263485950pt_BR
dc.contributor.referee2Lacerda, André Luis Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4079452961222898pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884747897221359pt_BR
dc.description.resumoDecisões são tomadas a todo instante, fenômeno não ignorado pela Economia. Nos últimos anos floresce a Economia Comportamental (EC) como uma forma de incorporar “novos” insights à teoria econômica, em especial, aos postulados comportamentais de racionalidade. Esta dissertação apresenta uma paralelo entre Adam Smith, precursor da Economia e as descobertas da EC, de modo a demonstrar que a Teoria da Decisão de Adam Smith é compatível com elementos da moderna EC. Para isso se propõe resgatar as influências aristotélicas e escolásticas de Smith, formatar uma Teoria da Decisão sobre a Teoria dos Sentimentos Morais e descrever as descobertas da EC acerca dessa formatação. O principal método utilizado será a revisão bibliográfica aliada à análise de conteúdo através do software IRaMuTeQ. Tanto a revisão bibliográfica, quanto a análise de conteúdo, demonstram que tanto a Teoria da Decisão de Smith quanto a EC compartilham das seguintes características em comum: sistema dual de decisão, emocional e racional; modelos prévios de entendimento da realidade (heurísticas), identifica-se com clareza a heurística do Afeto como similar ao conceito de Simpatia; vários vieses cognitivos, como aversão à perda, confiança excessiva, desconto hiperbólico, negligência do custo de oportunidade, efeito da vítima identificável; e alguns conceitos muito caros à Smith, como o senso natural de Justiça, Reciprocidade, Benevolência e Ilusão de Felicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keyword2Adam Smithpt_BR
dc.subject.keyword2Making decisionpt_BR
dc.subject.keyword2Behavioral Economicspt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Alexandro Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006793524224802pt_BR
dc.contributor.referee4Michels, Ido Luiz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0793045267431290pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FE – PPG-ECO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Állirson Oliveira Fortes Pereira.pdf2.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.