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Tipo documento: Dissertação
Título: Percepções de profissionais da psicologia sobre a atuação no contexto do Sistema Socioeducativo de Cuiabá - MT
Autor(es): Santana, Everton Cristian Oliveira de
Orientador(a): Paula, Alessandro Vinicius de
Membro da Banca: Paula, Alessandro Vinicius de
Membro da Banca: Masaro, Rita Eliana
Membro da Banca: Nascimento, Ingrid Faria Gianardoli
Resumo : O Sistema Socioeducativo como campo de trabalho sempre foi envolto de mistérios, seja pelo estigma social desse contexto – uma vez que é neste Sistema que são atendidos os adolescentes autores de ato infracional em cumprimento de medida socioeducativa –, ou seja pelo desconhecimento das potencialidades e possibilidades do campo socioeducativo como espaço de atuação profissional de diversas áreas. A atuação no contexto de trabalho dentro das instituições que executam as medidas socioeducativas (MSE), principalmente as de privação de liberdade, ainda hoje são desconhecidas pelas pessoas de forma geral na sociedade. De forma que, quando pouco são conhecidas, geralmente vêm envoltas de muitos estereótipos, julgamentos e preconceitos. No estado de Mato Grosso, mais especificamente na capital Cuiabá, saber o que acontece por trás dos muros altos protegidos por concertinas, que ladeiam os Centros de Atendimento Socioeducativo (CASEs) do Complexo Pomeri, é um conhecimento circunscrito a alguns grupos de profissionais que atuam dentro deste ambiente de trabalho. Sendo assim, o objetivo central deste estudo foi compreender quais são as percepções das profissionais da Psicologia do Sistema Socioeducativo sobre a sua atuação dentro dos Centros de Atendimentos Socioeducativos do Complexo Pomeri em Cuiabá - Mato Grosso. Apresentamos os marcos e os dispositivos legais que regulamentam a existência do contexto de atendimento Socioeducativo, seguido de um resgate histórico de como o Sistema Socioeducativo se estabeleceu no estado de Mato Grosso, culminando na criação do Complexo Pomeri na capital mato-grossense. Adicionalmente, há uma explanação sobre os conceitos teóricos de percepção humana e de socioeducação que deram suporte teórico desta pesquisa. Foram realizadas 14 entrevistas com psicólogas(os) que atuam (ou atuaram) no atendimento socioeducativo dentro dos Centros de Atendimento Socioeducativos do Complexo Pomeri. Os dados foram analisados considerando os aportes da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo encontrou diversas percepções que permeiam o campo cognitivo das(os) psicólogas(os) entrevistadas(os), evidenciando o que elas(eles) pensam, sentem e imaginam sobre a atuação no contexto socioeducativo de trabalho. Encontramos desde as percepções que mostram as mazelas do sistema, explicitando a face mais triste e cruel desta realidade da privação de liberdade de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, até aquelas percepções que evidenciam o compromisso ético destas profissionais, indicando que é possível sim alcançar a socioeducação, muito embora haja dificuldades, trabalhando em prol dos direitos dos adolescentes e da construção de uma práxis psicológica qualificadamente socioeducativa.
Resumo em lingua estrangeira: The Socio-Educational System as a field of work has always been shrouded in mysteries, whether due to the social stigma of this context - since it is in this System that adolescents who commit an infraction in compliance with a socio-educational measure are served - that is, due to the lack of knowledge of the potential and possibilities of the socio-educational field as a space for professional practice in several areas. The performance in the work context within the institutions that carry out the socio-educational measures (hereby MSE), mainly those of deprivation of liberty, are still unknown to people in society today. And when known, they usually come wrapped in many stereotypes, judgments and prejudices. In the state of Mato Grosso, Brazil, more specifically in the capital, Cuiabá, knowing what happens behind the high walls protected by barbed wire, which flank the Socio-Educational Service Centers (hereby CASEs) of the Pomeri Complex, is a knowledge limited to some groups of professionals who work within this environment. Therefore, the main objective of this study was to understand what are the perceptions of professionals in the Psychology of the Socio-Educational System about their performance within the Socio-Educational Assistance Centers of the Pomeri Complex in Cuiabá - Mato Grosso. We present the legal frameworks and provisions that regulate the existence of the context of Socio-educational assistance, followed by a historical recovery of how the Socio-Educational System was established in the state of Mato Grosso, culminating in the creation of the Pomeri Complex in the capital of Mato Grosso. Additionally, there is an explanation about the theoretical concepts of human perception and socio-education that provided theoretical support for this research. 14 interviews were conducted with psychologists who work (or have worked) in socio-educational assistance within the Socio Educational Service Centers of the Pomeri Complex. The data were analyzed considering the Content Analysis proposed by Laurence Bardin. The study found several perceptions that permeate the cognitive field of the interviewed psychologists, showing what they think, feel and imagine about acting in the socio-educational context of work. We found from the perceptions that show the system's problems, explaining the saddest and cruelest face of this reality of the deprivation of freedom of adolescents in compliance with a socio-educational measure, to those perceptions that demonstrate the ethical commitment of these professionals, indicating that it is possible to achieve socio-education, even in spite of the difficulties, working for the rights of adolescents and the construction of a qualified and socio-educational psychological praxis.
Palavra-chave: Atuação profissional
Sistema Socioeducativo
Percepção
Psicologia social e do trabalho
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional performance
Socio-educational System
Perception
Social and Work Psychology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: SANTANA, Everton Cristian Oliveira de. Percepções de profissionais da psicologia sobre a atuação no contexto do Sistema Socioeducativo de Cuiabá - MT. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2811
Data defesa documento: 18-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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