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Tipo documento: Dissertação
Título: Divórcio e conflito interparental : indicadores emocionais e cognitivos dos/das filhos/as
Autor(es): Böer, Fernanda Monteiro
Orientador(a): Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Ribeiro, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana
Membro da Banca: Brito, Thiago Marques de
Membro da Banca: Resende, Ana Cristina
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Resumo : O divórcio parental se constitui como um fenômeno social, crescente e atual, que acarreta muitas mudanças na vida da família, principalmente, na vida dos filhos. Diversos fatores de risco associados ao rompimento conjugal podem acarretar prejuízos ao desenvolvimento infantil, entre eles, o conflito interparental. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar os indicadores emocionais e cognitivos de crianças expostas a diferentes níveis de conflito interparental cujos pais possuíam processo judicial de divórcio em tramitação. Para tanto, foi realizado estudo comparativo, a partir da subdivisão da amostra total em três grupos: grupo de baixa exposição ao conflito interparental (G1), grupo de média exposição ao conflito interparental (G2) e grupo de elevada exposição ao conflito interparental (G3). Durante a investigação, foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico, a Escala de Percepção dos Filhos sobre o Conflito Interparental, o Desenho da Figura Humana-III e o Teste Pirâmides Coloridas de Pfister. A amostra foi constituída por 27 crianças, de sete a 11 anos de idade (M= 8,96 e DP= 1,40) e de ambos os sexos (F= 16 e M= 11). Foi realizada estatística descritiva das variáveis do DFH-III e do TPC tanto da amostra total quanto dos resultados apresentados pelos grupos. Para a comparação entre os grupos, foi realizada a análise estatística inferencial por meio do teste de Kruskal Wallis e o Teste Exato de Fisher. Quanto ao desempenho cognitivo, os participantes revelaram predomínio de resultados considerados inferiores, o que pôde ser explicado por outras variáveis, tais como, o nível socioeconômico da família e o tipo de escola da criança. Os grupos revelaram resultados semelhantes quanto ao desempenho cognitivo, o que sugere que a variável conflito interparental não influenciou o resultado cognitivo dos participantes. No que se refere aos indicadores emocionais, a amostra total apresentou resultados compatíveis com a amostra normativa do teste. No entanto, na comparação entre os grupos, constatou-se que as crianças que perceberam níveis mais altos de conflito interparental revelaram excessivo controle emocional, tendência a reprimir sentimentos e situações com muito estímulo afetivo, comportamento rígido, passividade, inibição, sentimentos de inferioridade e baixa produtividade. A partir desses achados, que corroboram com os resultados de pesquisas anteriores, concluiu-se que o conflito interparental, mais do que o divórcio dos pais, pode acarretar prejuízos ao desenvolvimento infantil.
Resumo em lingua estrangeira: Parental divorce is a social phenomenon, growing and current, which leads to many changes in family life, especially in children lives. Several risk factors associated with marital disruption may adversely affect child development, including interparental conflict. In this sense, the present study had the objective of evaluating the emotional and cognitive indicators of children exposed to different levels of interparental conflict whose parents had, in prosecution, a judicial process of divorce. To do so, a comparative study was carried out, divided into three groups: low exposure to interparental conflict (G1), medium exposure to interparental conflict (G2) and high exposure to interparental conflict (G3). During the investigation, the following instruments were used: sociodemographic questionnaire, Children's Perceptions Scale on Interparental Conflict, Human Figure Drawing-III, the Pfister Colored Pyramids Test. The sample consisted of 27 children seven to 11 years old (M = 8.96 and SD = 1.40) and of both sexes (F = 16 and M = 11). Descriptive statistics of HFD-III and TPC variables were performed both in the total sample and in the results presented by the groups. For the comparison between the groups, inferential statistical analysis was performed through Kruskal Wallis Test and Fisher's Exact Test. Regarding cognitive performance, the participants showed a predominance of results considered inferior, which could be explained by other variables, such as family socioeconomic level and the type of school the child attends to. The groups revealed similar results regarding cognitive performance, suggesting that the variable interparental conflict did not influence the participants' cognitive outcome. Regarding the emotional indicators, the total sample presented results compatible with the normative sample of the test. However, in the comparison between the groups, it was observed that children who perceived higher levels of interparental conflict revealed excessive emotional control, tendency to repress feelings and situations with a lot of affective stimulation, rigid behavior, passivity, inhibition, feelings of inferiority and low productivity. Based on these findings, which corroborate with the results of previous research, it was concluded that interparental conflict, rather than divorce from parents, may cause harm to child development.
Palavra-chave: Crianças
Divórcio
Conflito interparental
Desenho da figura humana
Teste das pirâmides coloridas de Pfister
Palavra-chave em lingua estrangeira: Children
Divorce
Interparental conflict
Human figure drawing
Pfister’s colored pyramids test
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: BÖER, Fernanda Monteiro. Divórcio e conflito interparental: indicadores emocionais e cognitivos dos/das filhos/as. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2814
Data defesa documento: 17-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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