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Tipo documento: Dissertação
Título: A climatologia no livro didático : uma análise da coleção didática do livro de geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro – Várzea Grande/MT
Autor(es): Provenzano, Geovaní Rodrigues Pires
Orientador(a): Zamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira
Coorientador: Almeida, Márcia Ajala
Membro da Banca: Zamparoni, Cleusa Aparecida Gonçalves Pereira
Membro da Banca: Almeida, Marcia Ajala
Membro da Banca: Rossetto, Onélia Carmem
Membro da Banca: Amorim, Wilma Regina de
Resumo : Este estudo apresenta uma discussão acerca da Climatologia expressa nos livros didáticos do ensino fundamental. Objetiva-se problematizar a significação desse tema no contexto do ensino e da aprendizagem de forma a contribuir com os estudos sobre o Ensino da Geografia no âmbito da Educação Básica. A Geografia aborda as discussões tanto dos aspectos físicos quanto sociais buscando articular a inter-relação da sociedade com a natureza. Ao analisarmos o processo de evolução do pensamento geográfico verificamos que nem sempre isso ocorreu satisfatoriamente, pois a geografia tradicional fundamentou-se principalmente na descrição da terra e dos elementos naturais de forma fragmentada e a geografia crítica trouxe para essa ciência um novo olhar. A geografia como disciplina escolar pautada na vertente tradicional baseia-se na memorização e descrição da terra, já a geografia crítica propõe a análise da categoria espaço através da dialética entre a natureza e a sociedade. Atualmente nos livros didáticos de geografia ainda é comum identificar uma abordagem fragmentada e dicotômica dos conceitos geográficos. Tendo em vista que o livro didático na sala de aula é um recurso extremamente usual pelo professor, este trabalho tem por finalidade discutir, como os conceitos de Climatologia são abordados e apresentados nos livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. Para compreendermos a educação brasileira serão apresentadas nesta pesquisa as principais políticas públicas educacionais e as Leis que nos últimos anos contribuíram para a atual estruturação e organização da educação no país e que também influenciaram na definição do currículo mínimo de Geografia proposto pelos PCNs, fomentando, nas últimas décadas, o processo de avaliação, seleção e distribuição dos livros didáticos de Geografia no Brasil. O estudo ora apresentado foi desenvolvido em três momentos distintos, sendo o primeiro realizado por meio de revisão bibliográfica, o segundo mediante pesquisa de campo, com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas e a terceira e última fase do trabalho consistiu na análise e interpretação dos dados e informações obtidos ao longo da pesquisa. Os resultados permitem compreender que as obras didáticas da coleção Vontade de Saber – Geografia propõe de forma superficial as discussões dos conceitos climáticos e dos principais tipos de clima do Brasil, bem como dos continentes, sendo tais discussões pouco aprofundadas e de caráter físico descolado das atividades humanas, sociais.
Resumo em lingua estrangeira: This study presents a discussion about Climatology expressed in elementary school textbooks. The aim of this study is to characterize the meaning of this theme in the context of teaching and learning in order to contribute to the studies on the Teaching of Geography in the scope of Basic Education. Geography addresses the discussions of both physical and social aspects, seeking to articulate the interrelationship between society and nature. In analyzing the process of evolution of geographic thought we find that this has not always occurred satisfactorily, since the traditional geography was mainly based on the description of the earth and the natural elements in a fragmented way and the critical geography brought to this science a new look. Geography as a school discipline based on the traditional slope is based on the memorization and description of the land, while critical geography proposes the analysis of the category space through the dialectic between nature and society. Currently in geography textbooks it is still common to identify a fragmented and dichotomous approach to geographic concepts. Considering that the textbook in the classroom is an extremely usual resource by the teacher, this paper aims to discuss how the concepts of Climatology are approached and presented in the textbooks of Geography of elementary school. In order to understand Brazilian education, it will be presented in this research the main public educational policies and Laws that in recent years contributed to the current structuring and organization of education in the country and that also influenced the definition of the minimum curriculum of Geography proposed by the PCNs, the evaluation, selection and distribution of Geography textbooks in Brazil. The present study was developed in three different moments, the first one being done through a bibliographical review, the second through field research, with data collection from semistructured interviews, and the third and final phase of the study consisted of analysis and interpretation of the data and information obtained during the research. The results of the research allow us to understand that the didactic works of the collection Vontade de Saber - Geografia superficially propose the discussions of climatic concepts and the main types of climate in Brazil, as well as the continents, such discussions being in little depth and of a detached physical character of human and social activities.
Palavra-chave: Ensino de geografia
Conceitos climáticos
Livro didático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Geography
Climate concepts
Textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: PROVENZANO, Geovaní Rodrigues Pires. A climatologia no livro didático: uma análise da coleção didática do livro de geografia do ensino fundamental da Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro – Várzea Grande/MT. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2816
Data defesa documento: 6-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – POSGEO – Dissertações de mestrado

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