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dc.creatorGarcia, Gabriela Di Mateos-
dc.date.accessioned2021-08-25T17:01:13Z-
dc.date.available2018-04-19-
dc.date.available2021-08-25T17:01:13Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.citationGARCIA, Gabriela Di Mateos. Uso de resíduos de concreto na fabricação de pavimento asfáltico. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2818-
dc.description.abstractThere are several options of materials used in the paving that can represent an alternative of reutilization for construction waste. Given that in most concrete block factories the waste generated is only discarded and not reused, this can lead to numerous environmental problems. The objective of this research was to evaluate the technical viability for partial substitution of the mineral materials that compose the asphalt coating of Hot Mix Asphalt (HMA) for concrete block residues. By analyzing the values determined by the Marshall test for a mixing with 40% of the conventional aggregates replaced by recycled aggregates and comparing them with the parameters established by the National Department of Transport Infrastructure (NDTI) for this type of coating, it is observed that there is technical viability for the use of residues of concrete blocks in the manufacture of HMA and it is concluded that the concrete block residue addition in the asphalt mixture has three immediate benefits: technological benefit, because it uses 40% of the residues in the composition and fits it in the parameters established by the norms; environmental benefit, due to the consumption of the waste generated by the block factories and economic benefit, by the low APC content in the asphalt mix when compared with other studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-24T21:47:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Gabriela Di Mateos Garcia.pdf: 1278540 bytes, checksum: cba627778fbcbe53829bd4140bb7c47b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-25T17:01:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Gabriela Di Mateos Garcia.pdf: 1278540 bytes, checksum: cba627778fbcbe53829bd4140bb7c47b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-25T17:01:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Gabriela Di Mateos Garcia.pdf: 1278540 bytes, checksum: cba627778fbcbe53829bd4140bb7c47b (MD5) Previous issue date: 2018-02-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso de resíduos de concreto na fabricação de pavimento asfálticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordResíduos sólidospt_BR
dc.subject.keywordAgregadospt_BR
dc.subject.keywordMistura asfálticapt_BR
dc.contributor.advisor1Barreto, Marliton Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Crispim, Flavio Alessandro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566562974472414pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845377498539675pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Marliton Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845377498539675pt_BR
dc.contributor.referee2Schneider, Roselene Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8131107157830285pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6826318156552505pt_BR
dc.description.resumoExistem várias opções de materiais utilizados na pavimentação que podem representar alternativas de reaproveitamento de resíduos da construção civil. Tendo em vista que na maior parte das fábricas de blocos de concreto o resíduo gerado é apenas descartado e não reutilizado, isso pode ocasionar inúmeros problemas ambientais. Teve-se por objetivo neste trabalho avaliar a viabilidade técnica da substituição parcial dos materiais minerais que compõem o revestimento asfáltico de concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ) por resíduos de blocos de concreto. Ao analisar os valores de estabilidade, fluência, volume de vazios e relação betume vazios determinados por meio do ensaio Marshall para a mistura com 40% dos agregados convencionais substituídos por agregados reciclados e compará-los com os demais parâmetros estabelecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para esse tipo de revestimento, observou-se que existe viabilidade técnica para a utilização de resíduos de blocos de concreto na fabricação do CBUQ e conclui-se que a adição de resíduo de blocos de concreto na mistura asfáltica traz três benefícios imediatos: benefício tecnológico, por empregar 40% de resíduos na composição e enquadrá-la nos parâmetros estabelecidos pelas normas; benefício ambiental, pelo consumo do resíduo gerado pelas fábricas de blocos e benefício econômico, pelo baixo teor de CAP na mistura asfáltica quando confrontado com outros estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Sustainabilitypt_BR
dc.subject.keyword2Solid wastept_BR
dc.subject.keyword2Aggregatespt_BR
dc.subject.keyword2Mix asphaltpt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Roberto Vasconcelos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7859285774455523pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGCAM - Dissertações de mestrado

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