Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gleyson Cezar Leme da-
dc.date.accessioned2021-08-27T16:10:22Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2021-08-27T16:10:22Z-
dc.date.issued2018-06-25-
dc.identifier.citationSILVA, Gleyson Cezar Leme da. Política de formação profissional: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Mato Grosso. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2835-
dc.description.abstractThroughout the last 15 years, the Professional and Technological Education (EFA) has undergone major transformations, mainly due to the increase in investments by the Federal Government in this area, resulting in the creation of new public policies focused especially on vocational training of young Brazilian students. In this context, no measure had greater impact than the creation in 2011 of the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec), whose main objectives are to expand, internalize and democratize the provision of courses of this type of education throughout the Brazil. This research aims at discussing the relationship between Work and Education present in this Public Policy of Vocational Training, clarifying the main intentions underlying this Program, as well as describing how this vocational training policy was initiated and implemented in the state of Mato Grosso. It is a qualitative research, based on the theoretical and methodological assumptions of the authors aligned with the current of Marxist thought, and the methodological procedure for its accomplishment was based on the literature review, a documentary analysis in the dialectical-materialist perspective, besides of the application of a questionnaire to three suppliers of the Program in the state of Mato Grosso. This discussion made it possible to observe the contradictions that occurred in the Program, in addition to questioning the real intentions of the program, since, despite having a large number of providers in the public and private networks, it presented a propensity for its execution to be carried out, preferably by the private initiative, constituting, eminently, a policy to meet the interests of capital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-26T15:09:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Gleyson Cezar Leme da Silva.pdf: 1770376 bytes, checksum: 9f33b46db42d9e6de82a26728a0b9f8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-27T16:10:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Gleyson Cezar Leme da Silva.pdf: 1770376 bytes, checksum: 9f33b46db42d9e6de82a26728a0b9f8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-27T16:10:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Gleyson Cezar Leme da Silva.pdf: 1770376 bytes, checksum: 9f33b46db42d9e6de82a26728a0b9f8a (MD5) Previous issue date: 2018-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica de formação profissional : o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.subject.keywordPronatecpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica pública de formação profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanete Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5282830494613557pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ivanete Rodrigues dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5282830494613557pt_BR
dc.contributor.referee2Garske, Lindalva Maria Novaes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703129875647473pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577390171746320pt_BR
dc.description.resumoA Educação Profissional e Tecnológica (EPT) passou, ao longo dos últimos 15 anos, por grandes transformações decorrentes, principalmente, do aumento nos investimentos, por parte do Governo Federal, nesta área, resultando na criação de novas políticas públicas voltadas especialmente à formação profissional dos jovens estudantes brasileiros. Nesse contexto, nenhuma medida teve maior impacto do que a criação, em 2011, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como principais objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos desta modalidade de ensino em todo o Brasil. A presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre as relações entre Trabalho e Educação presentes nesta Política Pública de Formação Profissional, esclarecendo as principais intenções subjacentes deste Programa, além de descrever como essa política de formação profissional foi iniciada e implementada no estado de Mato Grosso. Tratase de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricometodológicos dos autores alinhados à corrente de pensamento marxista, e o procedimento metodológico para sua realização se deu a partir da revisão de literatura, de uma análise documental na perspectiva dialético-materialista, além da aplicação de um questionário a três ofertantes do Programa no estado de Mato Grosso. Tal discussão permitiu observar as contradições incidentes no Programa, além de questionar as reais intenções do mesmo, já que, apesar de possuir um extenso número de ofertantes nas redes públicas e privadas, apresentou uma propensão para que a sua execução fosse realizada, preferencialmente, pela iniciativa privada, constituindo-se, eminentemente, em uma política para atender os interesses do capital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Professional and technological educationpt_BR
dc.subject.keyword2Pronatecpt_BR
dc.subject.keyword2Work and educationpt_BR
dc.subject.keyword2Public policy on vocational trainingpt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082833181682586pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Gleyson Cezar Leme da Silva.pdf1.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.